A âncora estratégica

No Dia da Europa, o Presidente da República decidiu ratificar (agora sim) o Tratado de Lisboa, elogiando as vantagens para Portugal, para a Europa e para o Mundo que nele encontra, designadamente a de reforçar a democraticidade e a transparência das instituições da União Europeia. É pena que não se tenha aproveitado a oportunidade para reforçar a democraticidade das instituições internas, perguntando-se, como prometido, aos eleitores se concordavam com a leitura que o Presidente faz do texto.

E porque não se perguntou? De acordo com a mensagem presidencial, o sucesso do Tratado, [a começar pela sua ratificação, presumo] “exige determinação política e convergência de esforços entre os líderes dos Estados membros e das instituições europeias“.  E como “a União Europeia é uma âncora estratégica decisiva para garantir um futuro melhor para os portugueses“, que sentido faria perguntar-lhes se querem mesmo ficar agarrados a tal âncora?

10 Comentários

  1. Posted 9 Maio, 2008 at 12:38 | Permalink

    Sobre a União Europeia e o seu futuro, a crónica de Vasco Pulido Valente hoje no “Público” diz tudo.

  2. Pedro o Grande
    Posted 9 Maio, 2008 at 12:45 | Permalink

    Enquanto o parlamento europeu não tiver poder legislativo (conhecem outro parlamento que não tenha competência legislativa?) a CE é um negócio e politicamente uma treta.
    Só a troco das grandes prebendas é que alguém no seu perfeito juízo aceita ser deputado de um parlamento eunuco!

  3. sanfran
    Posted 9 Maio, 2008 at 13:40 | Permalink

    O Presidente da República devia também poder ratificar o Trrratado de Lisboa, na Irlanda, de forma a facilitar a escolha a esse povo.

    E ainda o tratado se arrisca a cair em saco roto, por não ter ponderado este pormenor, que não se deve deixar tal subido assunto à livre escolha de um povo católico e atrasado, logo invejoso, quem sabe, como nosotros.

  4. Posted 9 Maio, 2008 at 13:55 | Permalink

    Vasco Pulido Valente diz muito…. Mas nem sempre diz bem!!!

    http://sefosseprimeiroministro.wordpress.com/

  5. Posted 9 Maio, 2008 at 17:34 | Permalink

    Mas esperavam outra coisa do Sr. Silva? votaram nele, aguentem-no…

    Para a próxima lembrem-se de quem não votou no Sr. Silva e tem que gramar com os seus disparates e hipocrisias…

  6. Bonifácio
    Posted 9 Maio, 2008 at 19:15 | Permalink

    Portugal deixou de existir e o povo não sabe e nem pode reagir. Aplausos para o Clube de Bilderberg e para o seu menino de recados em Portugal, o senhor Pinto Balsemão, provaram que não só enganam a populaça tola mas também toda a “classe bem pensante”. Só espero que se houver novamente um 1640, coisa que dúvido, queimemos de vez todos os traidores e não deixemos mais a sua semente continuar a conspurcar o solo pátrio.

  7. Voortrekker
    Posted 9 Maio, 2008 at 19:56 | Permalink

    Bonifácio amigo… estou contigo!

  8. Posted 10 Maio, 2008 at 00:32 | Permalink

    Hum!, quem terá sido o assessor idiota que inventou essa da “âncora estratégica”? Então falam em dinâmica e ancoram-se? Pode ser que os bêbados irlandeses nos salvem a todos da parvoíce de início de século…

  9. Posted 10 Maio, 2008 at 01:50 | Permalink

    Já agora,a quem lhe aprouver, um post em contra-corrente blogosférica acerca da questão do referendo ao Tratado de Lisboa:

    http://estadosentido.blogspot.com/2008/05/post-em-contra-corrente-contra.html

  10. Isabel Coutinho
    Posted 10 Maio, 2008 at 18:57 | Permalink

    Bonifácio ao poder!

    A sério.


Afixar um Comentário

Required fields are marked *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 23.146 outros seguidores