Saltar para o conteúdo

6,84%, 6,85%

26 Setembro, 2010
by

Este é que pode ser um verdadeiro símbolo de Socratismo. A taxa de juro das OT’s portuguesas a 10 anos chegaram a 6,85%. Ou seja, ultrapassou o número inventado por Vitor Constâncio para um potencial défice virtual de 2005, os tais 6,84% que permitiriam a Sócrates continuar a aumentar a despesa pública todos os anos ao mesmo tempo que proclamava a redução do défice.

14 comentários leave one →
  1. aremandus permalink
    26 Setembro, 2010 12:59

    eu peço sempre factura, principalmente na feira de espinho e na feira de carcavelos. será que o dias loureiro pede factura? e os amigos dele do ‘clube coimbrão’? o alvaro, o conceição…

    Gostar

  2. Carlos permalink
    26 Setembro, 2010 13:18

    Era virtual e um frete, mas para quem ouvir as tevs e ler os jornais, parece que foi real.

    Gostar

  3. 26 Setembro, 2010 13:30

    Depois de coisas como esta, na passada quarta-feira, estou muito curioso por ver as dos jornais económicos de amanhã.

    Gostar

  4. 26 Setembro, 2010 13:34

    Por alguma razão, o link ficou mal formado. Repito, assim, o comentário:
    Depois de coisas como esta, na passada quarta-feira, estou muito curioso por ver as capas dos jornais económicos de amanhã.

    Gostar

  5. Jorge Paulo permalink
    26 Setembro, 2010 14:34

    Com os juros a aumentarem a este ritmo, antes do final de Outubro, chegam aos 10%; sempre pensei que o FMI esperaria pelas presidenciais para cá entrar, mas com este panorama, mais semana menos semana vamos tê-los cá a cortar o toicinho, como se diz na minha terra.
    Depois é que vai ser choro e ranger de dentes. Andamos há tempos a brincar com coisas serias, e o recreio está-se a acabar.

    Gostar

  6. Rui Rocha permalink
    26 Setembro, 2010 15:16

    É uma pena que a malta do FMI não possa utilizar o TGV para cá chegar. E o velhinho aeroporto da Portela não é nada confortável. É nestes momentos que se reconhece a falta que essas grandes obras nos fazem e que temos que dar razão ao nosso PM. Somos uns pelintras a receber, é o que é!

    Gostar

  7. Licas permalink
    26 Setembro, 2010 15:29

    O que não devemos fazer é dar vasão a megaprojectos
    com DINHEIRO DE FORA EMPRESTADO A ALTOS JUROS . . .

    Gostar

  8. lucklucky permalink
    26 Setembro, 2010 16:28

    Os jornais económicos- e os outros- andaram o consulado Sócrates todo num optimismo injustificável e quasi criminoso, era só olhar para os números.
    Com o Estado a aumentar o seu poder na economia a cada ano que passa, logo para qualquer Media cada vez menos convém chatear o Poder e para o tipo de monocultura nos Jornais, mesmo nos económicos, as palavras bonitas, bem apresentadas significam muito mais que os números.
    Com esta predisposição cultural para ser enganado, qualquer Oliveira de Figueira é bem sucedido.
    Guterres foi o protótipo do vendedor suave, Sócrates – e o seu braço direito “tecnico competente”Teixeira dos Santos- é o vendedor de feira em que a lata e o bluff são as armas.

    Gostar

  9. karocha permalink
    26 Setembro, 2010 17:36

    Não Faz mal, ser na portela!
    Eles aterram na mesma…

    Gostar

  10. Rui Rocha permalink
    26 Setembro, 2010 17:58

    Pois, tudo isto é um bocado deprimente. Vou ali ver um vídeo motivador da Ministra da Educação e volto já.

    Gostar

  11. e-ko permalink
    26 Setembro, 2010 18:11

    essa das taxas de juro aos governos dos países andar já próximo dos 7% é que é um bom negócio para os bancos que emprestam… pedem ao BCEuropeu empréstimos por quase nada, e, depois taxam os governos por 6 vezes mais… enquanto a coisa for neste sentido e enquanto não mudarem a coisa invertendo a prática – passando o BCEuropeu a emprestar aos governos pelo mesmo valor a que actualmente empresta aos bancos e aos bancos com o juro que os bancos emprestam aos governos – asistiremos, ao descalabro das contas públicas e ao crescimento escandaloso dos lucros astronómicos da banca, que, sim, mesmo por cá, deram cabo da economia, ainda temos muito imobiliário, sobrevalorizado por essa mesma banca, que obteve lucros pronográficos, em época de vacas gordas e em que ninguém pega hoje vendido a menos 30%…

    Gostar

  12. Corralito permalink
    26 Setembro, 2010 20:26

    Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Eu já tirei o guito do banco… TRÁ-LÁ-LÁ… Ai q o Corralito vem ai….

    Gostar

  13. Licas permalink
    26 Setembro, 2010 21:59

    Baixar a Despesa é que Sócrates nunca fará: As Receitas virão de mais
    Taxas e aumento dos Impostos. Tirar à Educação, Escolas fecharam
    700 , novas 100 !!! Resultado, negativo= – 600. À Saude idem.
    MAS CAGANDE ESTADO SOCIAL!!!

    Gostar

  14. JCA permalink
    27 Setembro, 2010 08:20

    Estes também foram ‘enrolados’ pelo esquema, ficaram na ‘pendura’:
    -Rescatar a Grecia para seguir vendiéndole armas ?
    La fiscalía de Múnich investiga si intermediarios alemanes corrompieron a políticos griegos en una venta de submarinos, mientras Merkel aprobaba ayudas de 22.400 millones euros
    http://www.elpais.com/articulo/reportajes/Rescatar/Grecia/seguir/vendiendole/armas/elpepusocdmg/20100926elpdmgrep_5/Tes
    .
    Estes parece que começam a abrir a pestana:
    -House panel cranks up pressure on China currency
    A congressional panel turned up the pressure on China over the yuan on Friday, approving a bill that would let the United States slap duties on goods from countries with undervalued currencies.
    http://www.reuters.com/article/idUSTRE68L5K120100924

    Gostar

Indigne-se aqui.