Saltar para o conteúdo

Cuidado com o que se deseja

10 Outubro, 2013

Manuela Ferreira Leite disse hoje na TVI24, a propósito de progressividade nos cortes das pensões de sobrevivência, que é inadmissível o sistema de segurança social ser transformado de contributivo para assistencialista.

Socialistas parecem concordar com a posição de Ferreira Leite.

Está aberto o caminho para o fim do RSI.

84 comentários leave one →
  1. Joaquim C. Tapadinhas's avatar
    Joaquim C. Tapadinhas permalink
    10 Outubro, 2013 23:29

    O problema português é que as pessoas que sabem tanto, para lá das opiniões, não produzem mais nada e, postas em situação, são da mesma vulgaridade que apontam aos outros. Da senhora em causa, quando ministra, não se conhece nada de relevante, que tenha feito história, que tivesse sido implementado nas pastas que dirigiu. Palavras, palavras, palavras.

    Gostar

    • Duarte de Aviz's avatar
      Duarte de Aviz permalink
      11 Outubro, 2013 01:59

      Vendeu uns créditos por dividas ao estado ao City Bank, não foi? Mais um bocadinho e privatizava a segurança social e a cobrança de impostos…

      Gostar

      • und's avatar
        und permalink
        11 Outubro, 2013 02:07

        Duarte de Borba tem não? o teor alcoólico do Dom Duarte anda pelos 12 graus?

        Gostar

      • Mario Braga's avatar
        11 Outubro, 2013 02:47

        parece que muda mas até a arte de cavalgar toda a cela….é anterior ao isaltino

        Gostar

    • trill's avatar
      trill permalink
      11 Outubro, 2013 09:15

      De cuecas de fio dental a electrodomésticos, passando por armações de óculos, charutos e estadias em resorts turísticos de luxo em vários pontos do globo, foram inúmeras as despesas feitas pelo maestro a expensas da Orquestra Metropolitana de Lisboa entre 1992 e 2003. http://www.publico.pt/portugal/jornal/gastos-voluptuarios-do-maestro-graca-moura-nao-foram-desculpados-27226738

      Gostar

      • trill's avatar
        trill permalink
        11 Outubro, 2013 09:21

        Os maestros Rui Massena e Pedro Burmester foram a tribunal dizer que achavam perfeitamente justificáveis os gastos do colega. “Rui Massena chegou a afirmar ser compreensível que o maestro tivesse uma piscina (mesmo se construída à custa de dinheiros públicos?), por ser normal que este tenha direito a momentos pessoais de relaxamento face à exigência das suas funções”,”

        só os maestrozinhos tugas da treta, e um pianista de terceiro ranking, para não ser muito desagradável, poderiam afirmar palermices destas.

        Gostar

  2. João Lisboa's avatar
    • Mario Braga's avatar
      11 Outubro, 2013 02:46

      OLHA QUE NÃO OLHA QUE NÃO

      SÃO SEMPRE OS MESMOS….

      A PROva?

      faço já aqui en baixe

      Item Pageviews

      Verenigde Staten

      58

      Rusland

      13

      Duitsland

      5

      Polen

      5

      Portugal

      2

      Oekraïne

      2

      Brazilië

      1

      Servië

      1

      Gostar

  3. Buiça's avatar
    Buiça permalink
    10 Outubro, 2013 23:59

    De facto inaceitável por mais que trabalhemos 25 horas por dia e descontemos 80% do salário não conseguirmos pagar a pensão da senhora…
    Ou pensões, que aquilo bem trabalhado deve dar o direito adquirido a uma da gulbenkian, outra do IPE, outra do banco de portugal, outra da assembleia e ainda o premio de carreira do santander.

    Gostar

  4. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    11 Outubro, 2013 00:40

    O Vítor tem de ler o livrinho “Será que os surfistas devem ser subsidiados”, de um meio “camarada” seu (Martim Avillez – com dois “ll” – Figueiredo), sobre as teorias de Van Parijs.
    Se não lhe der um faniquito, pelo menos dá-lhe boas ideias e perspetivas para um mundo melhor, em que o próprio Vítor terá hipóteses de ser melhor. 😉

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 07:16

      O último livro que li chama-se “será que este livro que crítica o livro dos surfistas subsidiados deve ser subsidiado?”

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Outubro, 2013 09:41

        Huuummmm! O Vítor anda a ler demasiada ficção. Bem me parecia. 😉

        Gostar

  5. MJRB's avatar
    11 Outubro, 2013 02:06

    Estes yuppies de meia tijela da área económica, chegados a qualquer poder, pequeno que seja, como o opinativo, demonstram com uma facilidade incrível que se estão marimbando para o bem-estar das pessoas. Querem “dar nas vistas”, apresentar números, receitas, lucros ao chefe !, qualquer que ele seja.
    Não têm –ou não querem demonstrar em público– um átomo de remorso por fazerem sofrer os concidadãos e destruirem a economia e as finanças.

    Tenho a sensação que Poiares Maduro-ministro está deslumbrado com o poder, a fama, anda excitado porque já é a new star deste (des)governo…

    Gostar

    • und's avatar
      und permalink
      11 Outubro, 2013 02:17

      não podias fazer uma versão LIGEIRAMENTE DIFERENTE

      POR EXEMPLO ACTUALIZAR AS TERMINOLOGGIAS DOS ANOS 90

      EM VEZ D’YUPPIES ESTES GAJOS DO GRANDE ORIENTA-TE LUSITANO

      SAISTE-ME CÁ UM MOZART….ANDASTE NO SIS COM O DE SOCRATES OU COM O OUTRO DO PASSOS?

      REMORSO Ó PUTA POLÍTICA

      AQUI A MISÉRIA JÁ CORRE A PASSOS LARGOS DESDE O INÍCIO DO SÉCULO

      NEM SEQUER PIOROU MUITO DESDE 2008…..

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 02:41

        Ê É QUE ADEVIA EXIGIR UM PRÉMIO….

        Lote 1 – Imóvel : Edifício Industrial 2.672m2* Loures S. João da Talha. Insolvência de Aisal, Sociedade de Produtos Pecuários, Lda. 19d 13h 52m 3s

        Valor actual:
        €10.000

        Lance Mínimo:
        €20.000

        UM BLOGUE PARA A CANALHA ENDIVIDADA ATÉ AO PESCOÇO E JOE BERARDOS COM A CABEÇA A PRÉMIO E PESSOAL COM A CORDA AO PESCOÇO LÁ NO BRASIL SINHÔZINHO MALTA EM PORTUGAL TEM OUTRO NOME (SINONÍMIAS DA CRISE) E EM 2013 ATÉ COELHOS S’ENFORCAM TAL É A FOME…
        donderdag 10 oktober 2013
        É INCONSTITUCIONAL EXPULSAR DIAMANTINO MIRANDA POR DIZER QUE TODOS OS MOÇAMBICANOS SÃO LADRÕES UM TIPO DISSE O MESMO DO GOVERNO ANGOLANO NO MESMO DIA E AINDA NÃO O OBRIGARAM A FICAR EM PORTUGAL

        ALÉM DO MAIS É CRUEL METER EM PORTUGAL UM GAJO

        QUE NEM TEM CONTA BANCÁRIA CÁ

        NEM TODOS TÊM CONTA NA CGD COMO SOCRATES O GREGO

        SE CALHAR NEM CRISTIANO RONALDO E O EUSÉBIO TÊM…

        AGORA O DIAMANTINO COITADO VAI TER DE TROCAR PILHAS DE NOTAS POR NOTAS DE 5 EUROS

        ACHO QUE NEM VAI DAR PRA ANDAR NA CP….

        A SORTE DELE É A CP PROVAVELMENTE ESTAR EM GREVE

        SE ISTO SE TORNA MODA TEMOS QUE CONSTRUIR UM TGV PRA MOÇAMBIQUE

        ó filho é importante pra ocês garotos
        terem um canal pra brincarem à política

        por exemplo um canal de futebol mirim ou mesmo meirim….

        abria assim

        Amiguinhos e amiguinhas ontem foi uma vergonha na terra dos escurinhos

        Diamantino Miranda vai ser expulso por ter dito sobre Moçambique o mesmo que o Jô Soares Português disse sobre os cleptomaníacos de Angola….
        Geplaatst door MaNO Já nota Reação Batendo….

        LIbels: OLHA SE ISTO PEGA INDA MANDAM O ARMÉNIO DE VOLTA PR´ARMÉNIA COM O MJRB ATRELADO….

        Giblets talvez só mandes um deles e guardem o outro

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        11 Outubro, 2013 14:23

        À pois é… já percebi, toda a frustação, todo o ressabiamento, todo o trauma psíquico do ora/und!
        É isso mesmo, as “insufláveis”…

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 19:03

        escreve-se ah…interjeição pois

        ou há poias no caso de entrares em alguma tasca

        frustração com quê pá? iste é um jogo de bídeo bem fácil

        a con corrência é tão con ….ou no teu caso Ressabiada Cona…..Ars Simplex

        inda se fosses Ars Amatoria

        Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      11 Outubro, 2013 11:19

      O Poiares Maduro tem um certo estilinho de jogador de Play Station. É o que lhe vejo. De resto, nem é montanha, nem de lá sairá qualquer rato, mas apenas ratices.

      Gostar

  6. Mario Braga's avatar
    11 Outubro, 2013 02:57

    o RSI visa a manutenção dos deserdados em ordem….ou pelo menos suficientemente pedrados para não andarem a encher o xilindró já a arrebentar pelas costuras

    fica mais barato matá-los com álcool que mantê-los a serem enrabados….

    su gestõ de leitura?
    Kurt Vonnegut’s was published in 1952. It is a dystopia (https://www.facebook.com/pages/Dystopia/ describing the dereliction it causes in the quality of life (https://www.facebook.com/pages/Quality-of-life/109371419089361). The story takes place in a near-future society that is almost totally mechanized, eliminating the need for human laborers. This widespread mechanization creates conflict between the wealthy upper class—the engineers and managers who keep society running—and the lower class, whose skills and purpose in society have been replaced by machines. The book uses irony and sentimentality, which were to become a hallmark developed further in Vonnegut’s later fire works

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      11 Outubro, 2013 13:45

      O RSI é para a chumbaria ter dinheiro e não necessitar de roubar?
      Fonix
      Então e que tal uns comprimidos de arsénio?

      Gostar

  7. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    11 Outubro, 2013 08:03

    Obviamente que o VC andou sempre muito afastado das disciplinas de LÓGICA.

    Uma equivalência não é uma implicação.

    E as duas implicações contidas numa equivalência relacionam-se somente como antecedentes e consequentes reversos somente no âmbito estrito da equivalência,e não como «fantasmas paralelos» de uma implicação relativamente a outra.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 08:14

      É claro.

      Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        11 Outubro, 2013 14:52

        O Vitor sabe, que nós sabemos, que ele pertence a uma certa direita conservadora ultra liberal cá da terreola, que não toma a propriedade, benesses e privilégios seus, como direitos adquiridos… Não, isso seria demasiado mutável, demasiado arriscado depois da Revolução Francesa…
        Esta gente ainda prefere agarrar-se a irrevogáveis e inalianáveis direitos divinos, discretamente cultivados entre nepotismos e protectorados que se colocam fora do alcance da lei. Não é YHWH ?!
        Acrescentaria :
        Funcionários públicos, são tambem os professores que ensinam os nossos filhos, são os médicos e os enfermeiros que cuidam da nossa saúde, são os magistrados, os polícias e os juízes.
        Tudo gentinha que devia ganhar o ordenado mínimo, para não terem o desplante e a pouca vergonha de viverem acima das suas possibilidades…
        Comer bifers? não podem comer jaquinzinhos como faz o Vitor? ahhhh!
        PS- Não sou funcionário púiblico!

        Gostar

      • Expatriado's avatar
        Expatriado permalink
        11 Outubro, 2013 18:50

        ahhhh ficamos a saber que em Marte a propriedade privada e’ um “direito adquirido”…..
        .
        Pena os marcianos nao saberem disto.

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 19:05

        com os impostos e as execuções fiscais que andam aí a afixar é direito a adquirir ó migra…estes moçambicanos

        Gostar

  8. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    11 Outubro, 2013 10:16

    Eis o Nobel 2013 «Yes, Minister!…»:

    “Posso garantir que, até ao fim da legislatura, RTP não será privatizada”, Poiares Maduro

    Gostar

  9. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    11 Outubro, 2013 11:41

    Governo acusado de “estupidez e miopia” em carta para explicar demissão (Renascença)

    “Será isto mesmo necessário?” é o título do documento enviado pelo presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior, que se demite em protesto contra as políticas do Governo.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 12:00

      O que é uma comissão de acesso ao ensino superior?

      Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 19:09

        é uma instituição que dá abrigo a pessoal partidário

        uma daquelas coisas que junto aos observatórios e demais custa a módica soma de 600 milhões ao ano

        aqui a fundação de luta contra a sida arregimenta 4 gajas do 8º e 7~ºescalão que estão destacadas há anos sem darem uma aula

        cousa pouca 120 mil em salários e 30 mil em facturas várias
        acho que em cousas desse tipo são destacadas uma centena delas no país todo
        2 milhões de eurros troikos……

        Gostar

  10. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    11 Outubro, 2013 12:40

    O que eu acho espantoso é o silencio dos liberais portugueses ao roubo q se pretende efectuar à propriedade dos idosos pensionistas que pagaram antecipadamente as suas pensoes durante a sua vida de trabalho.
    .
    E esse silencio é tao ensurdecedor q ficará refem da proxima iniciativa do governo: o roubo dos PPRs. Quem nao se opoe ao primeiro roubo, nao pode opor-se ao roubo q virá.
    .
    Rb

    Gostar

    • zazie's avatar
      11 Outubro, 2013 12:49

      Que roubo? não sejas parvo. A mama das pensões por dá cá aquela palha era roubo sim, mas a todos nós.

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 13:51

        Qual mama?
        .
        Estamos a falar de pessoas do regime contributivo. Nao estamos a falar de apoios sociais a drogados.
        .
        É um roubo. E nao vai passar no TC por ser um roubo.
        .
        Rb

        Gostar

      • RCAS's avatar
        RCAS permalink
        11 Outubro, 2013 14:36

        zazie , não precisas nada destas merdas, das “mama das pensões” pois não?
        Diz-me lá onde é que mamas ma chère?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 19:13

        filha ispilica lá como é que uma gaja que recebe pensão de viuvez desde os 40 e não se fina com a idade da buescu em 1999 e continua viva mais 14 anos teve um marido que descontasse tanto

        há 900 mil com mais de 75……e pró ano aumenta

        só nos safa a gripe de 1917-1919…..

        mas tem de chegar em 2013 e só partir em 2020

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 12:53

      Oponho-me veementemente a quem lhe roubou o discernimento.

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 13:59

        Nao tem argumentos. Porque é q o TC alemao considera as pensoes do regime contributivo um direito de propriedade?
        .
        Porque sao maluquinhos?
        .
        O que chama entao a alguem que lhe rouba o património?
        .
        Clarividentes, provavelmente.
        .

        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 14:01

        Se calhar fizeram contas. Mas não sei, admito que deva ser muito difícil o estado alemão financiar-se.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 14:03

        Pois nao sabe.
        .
        Mas em vez de se opor tao veementemente a quem me roubou o discernimento devia preocupar-se em opor-se a quem rouba a carteira à sua avozinha.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 14:04

        Parece-me que pode ser você.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 14:15

        Portanto, alem da falta de discernimento tambem serei ladrao de avozinhas.
        .
        Vc acuse do que quiser, a caturrice ainda paga imposto e dita à distancia nem corre o risco de levar um banano.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 14:22

        Afinal sempre comem criancinhas ao pequeno-almoço.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 14:39

        Prefiro come-las a fazer comentarios.
        .
        Rb

        Gostar

    • Oscar Maximo's avatar
      Oscar Maximo permalink
      11 Outubro, 2013 13:33

      Roubo que se pretende efectuar? Se esse dinheiro não existe, o roubo já foi feito. Não se pode é escravizar com impostos os trabalhadores que restam para esse efeito.

      Gostar

  11. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Outubro, 2013 12:51

    Até agora não tocaram no que importa- nas fundações, nas parcerias, nos escritórios de advogados pagos a peso de ouro na falcatrua dos pareceres, nos observatórios de inúteis e em muita outra tralha como a tv e transportes.

    De resto, quem mais chora é quem mais mama.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      11 Outubro, 2013 14:18

      Nas fundações o Gaspar cortou 30% mas, não é nada .As fundações são um antro para fugir a impostos ,empregar inúteis e pagar à custa dos contribuintes vencimentos aos administradores de milhares de euros ,li que uma fundação a presidente recebia 11000 euros/mês. Esta choldra não tem ponta por onde se pegue.

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        11 Outubro, 2013 20:49

        E esqueci-me dos burocratas e gente ao tacho que vive naqueles departamentos com siglas maradas dos ministérios.

        Tudo para a rua. Tudo- despejo imediato desses inúteis, começando pelo ME e seguindo pela tropa fandanga

        Gostar

  12. zazie's avatar
    zazie permalink
    11 Outubro, 2013 12:51

    A treta do choradinho dos FPs já não se aguenta. É insulto.

    Gostar

    • Churchill's avatar
      Churchill permalink
      11 Outubro, 2013 13:48

      Como escreveu e bem lá em cima, para mamar é preciso chorar.

      Gostar

    • ricciardi's avatar
      ricciardi permalink
      11 Outubro, 2013 14:00

      Oh zazie, mas os reformados e pensionistas sao FPs?
      .
      Nossa que confusao.
      .
      Rb

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        11 Outubro, 2013 18:19

        Os reformados não são fdp mas os FPs são-na na maioria.

        E escrevi isso depois de uma rapariga a recibos verdes- das que têm de fazer os descontos do próprio bolso, para andarem a cuidar de velhos, me ter contado o que a puta de uma FP da assistência lhe disse.

        Essa FP vitalícia- como todas- anda a despedir as moças da Santa Casa que ainda têm contrato, para depois meterem as que têm empresas como intermediárias e ainda mamam no Estado.

        Ora putona funcionária pública da assitência disse-lhes que até tinham muita sorte porque isto dos contratos é mesmo assim- se quiserem também podem rescindir.

        E ela até já teve cortes no ordenado, chorou a puta que há-de ganhar uma pipa e as desgraçadas a recibo verde, como ela disse- nem cortes têm do Estado.

        É esta gentalha que v.s defendem. Não são os que mais precisam- são os inúteis que mais mamam.

        Como disse a rapariga, essas putas, se ficassem desempregadas nem para lavar escadas serviam. Porque pura e simplesmente não sabem fazer nada. Sabem mandar e passar o dia no facebook e a verem filmes pornográficos (sic).

        Gostar

    • Carlos Dias's avatar
      Carlos Dias permalink
      11 Outubro, 2013 14:43

      Boa Zazie

      Gostar

      • zazie's avatar
        zazie permalink
        11 Outubro, 2013 18:22

        Fartei-me do choradinho dos mamões do vitalício. Houve alturas que ainda os defendi. Mas agora é assim- não se aguenta. Toda a população normal e honesta, que faz pela vida, tem de os sustentar e nem pode bufar.

        Os cabrões que têm emprego vitalício e não sabem fazer mais nada na vida é que ainda prejudicam os restantes. com merdas de greves, manifs e choro que é um insulto.

        Gostar

  13. tric0001's avatar
    tric0001 permalink
    11 Outubro, 2013 14:17

    Gostar

  14. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    11 Outubro, 2013 14:42

    A M.F.L. quiz dizer que é inadmissível ter perdido as eleições.
    O resto é conversa fiada.
    É a política que temos.
    A troika não quer tomar conta disto?

    Gostar

  15. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    11 Outubro, 2013 14:43

    “Recordo que na Alemanha as pensões constituem um direito de propriedade. Ou seja, que o Estado apenas vai pagando, mas já é das pessoas, como é lógico. E alguém tem que defender este direito de propriedade, não pode ser expropriado e as Finanças, de algum modo, apropriaram-se deste sistema e vêem isto numa lógica de ‘curto-prazismo’” b felix

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 14:49

      E se morrerem? Entram na herança?

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 14:58

        Claro q entram. Na parte corrspkndente ao conjuge. Porque é q acha q existe uma oensao de viuvês nos casamentos em regime de bens e adquiridos?
        .
        Exactamente oorque a mulher tem direito a metade daquilo q o marido deixa por heranca.
        .
        Já as viuvas q casam em reg de separacao de bens NAO tem direito a pensao alguma.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 15:30

        Então um gajo mal se reforma já sabe exactamente quanto vai receber da sua propriedade sabendo a data da morte. Porque é que não recebe tudo de uma vez só, até essa data – digamos, 5 anos -, e depois passa a receber mensalmente até bater a bota?

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 16:02

        Por acaso pode. O VAL é q nao é atractivo.
        .
        Rb

        Gostar

    • A Costa's avatar
      A Costa permalink
      12 Outubro, 2013 06:10

      Você, por vezes, até tem razão, como neste caso. O problema é que se esqueceu de referir o resto. Vá lá à Alemanha perguntar se eles têm tipos com reformas por inteiro ao fim de 8, 10 ou 12 anos de descontos. Vá ver se alguém tem reformas calculadas com base no último salário, feitas com a média dos melhores 5 dos últimos 10 anos de desconto, ou mesmo com os melhores 10 dos últimos 15. Pergunte também se lhes é possível ir acumulando reformas, todas por inteiro ou quase. E já agora, se eles acham possível que alguém que é suposto ter o salário mais elevado do funcionalismo público (depois há umas excepçõezinhas…) consiga trocar esse salário por uma reforma, por ser mais elevada.

      Gostar

    • zazie's avatar
      zazie permalink
      12 Outubro, 2013 13:52

      É mentira. És um grande aldrabão. Ora mostra aí a legislação que diz que só com comunhão de bens podem ter direito a pensão de sobrevivência.

      O tanas. Inventas a ver se passa.

      Gostar

  16. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    11 Outubro, 2013 14:49

    Vou explicar.
    Isto é para os camelos, economistas ou não.
    Antss de irem para a reforma amigável. O pessoal era aumentado entre 100 a300%.
    Depois era só mamar o negócio.
    Se fizerem uma análise verão a bandalheira.
    O resto é mamar na teta.
    PQOP.

    Gostar

  17. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    11 Outubro, 2013 14:54

    Está há muito estabelecida na jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e do Tribunal Constitucional alemão a doutrina de que as pensões beneficiam da protecção constitucional da propriedade, pelo que os pensionistas não podem ser delas privados sem indemnização.
    .
    Em portugal o TC nao tem considerado as pensoes como um direito de propriedade porque alega q nao se podem fazer corrresponder os descontos com o valor da pensao uma vez q parte desses descontos vao para apoios sociais vários.
    .
    Ora, o q o governo devia fazer era separar bem aquilo q sao pensoes daquilo q sao apoios sociais.
    .
    Nao sao os pensionistas q devem pagar os RSIs, nem os outros apoios socais q cada governo resolve atribuir. Ninguem perguntou aos descontantes se aceita dar o seu dinheiro para outras cenisses. Os governos nao podem fazer um brilharete a distribuir apoios sociais nas eleicoes à custa de quem efectivamente descontou para a sua pensao.
    .
    Rb

    Gostar

    • A Costa's avatar
      A Costa permalink
      12 Outubro, 2013 06:20

      Uma vez mais, tem razão, sim senhor. Mas esqueceu-se de referir que também ainda ninguém perguntou aos “descontantes” se concordam que os seus descontos estejam a ser estourados no pagamento de pensões pornográficas ou de favor (artificialmente calculadas, sem relação directa com os descontos efectivamente feitos), que eles próprios jamais terão…

      Gostar

  18. Piscoiso's avatar
    11 Outubro, 2013 14:54

    A minha tia Znaida perguntou-me como é que ela estava vestida.

    Gostar

  19. ricciardi's avatar
    ricciardi permalink
    11 Outubro, 2013 15:09

    O governo, na minha opiniao, e em face das dificuldades q se conhecem, devia pedir aos reformados e pensionistas que lhes empreste dinheiro. E devolver em forma de servicos ou na fiscalidade. Nunca abduzi-las como se fosse dono do dinheiro que o pessoal descontou para a sua velhice.
    .
    Epá isto é como se um gajo pré comprasse um bilhete pela internet e pagasse o mesmo com o cartao e depois quando fosse levanta-lo para ir ao concerto dizerem-nos que afinal já nao podiamos entrar porque os organizadores se apropriaram do dinheiro.
    .
    Rb

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      11 Outubro, 2013 15:33

      Eu concordo com isto. Aliás, um gajo que desconta 20% quando recebia 20 contos devia ir buscar a totalidade dos 20 euros.

      Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 15:44

        Vai buscar em funcao daquilo q desontou toda a vida e da esperanca de vida media porque se trata de um sistema de descontos geracional.
        .
        Nao pode é deixar de ir buscar menos porque o governo resolve dar um RSI aqui e outro acolá.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 15:47

        Proponho igual cá. Os pensionistas passam a receber em função daquilo que descontaram toda a vida. Aquilo dos melhores anos dos últimos vai à vida, pela igualdade.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 15:47

        Note bem. As pensoes e reformas totalizam 14 mil milhoes. Os Apoios Sociais totalizam 9 mil milhoes.
        .
        Os primeiros fizeram descontos e pre pagaram para as suas reformas, os segundos sao subsidiados pelos primeiros.
        .
        A solucao do governo. Cortar em quem efectivamente descontou.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 15:49

        Há sempre pessoas chateadas nos esquemas de Ponzi.

        Gostar

      • ricciardi's avatar
        ricciardi permalink
        11 Outubro, 2013 15:52

        Pronto oh vitor, mas o porra da reforma é isso mesmo. Fazer depender os valores dos descontos efectivsos e considerar a esperanca de vida etc e tal nao é cortar onde e como lhe apetece previligiando a iniquidade.
        .
        Os apoios sociais devem ser funcao da riqueza do pais. Se o país nao pode nao pagar nao paga, ou paga menos. As pensoes e reformas nao tem nada a ver com isso. É dinheiro nosso. Fruto dos nossos descontos. E só pode ser corrigido por criterios q tenham a ver com a sustentabiliade, como a esperanca de vida.
        .
        Rb

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 15:55

        Mas tem consciência que para os pensionistas da CGA pagaram nicles? Que aquilo que vinha no recibo era contabilidade criativa e que o dinheiro nunca existiu?

        Gostar

      • ora's avatar
        ora permalink
        11 Outubro, 2013 19:19

        não invalida que o estado como patrão devia ter feito os descontos

        e nunca devia ter prometido pensões que não podia pagar

        e obviamente devia tê-las deixado serem comidas pela inflação como fez soares e mota pinto e Balsemão
        e até cavaco até 88….apesar da actualização de 86

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 20:32

        Se tivesse feito os descontos e não tivesse ido antes, em 2011 o Coiso tratava do que restasse.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Outubro, 2013 19:30

        O Vítor nunca perdoará o falhanço no acesso à função pública. Há-de viver nessa amargura o resto da vida. O que vale é que não se sente sozinho. Se eu pudesse mandar, as listas ordenados dos concursos seriam postas de pernas para o ar. Os melhores nunca entrariam, mas safar-se-iam bem no setor privado. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 20:28

        “Great minds discuss ideas; average minds discuss events; small minds discuss people”.

        E depois ainda há os que comentam blogues.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Outubro, 2013 21:32

        Grande frase, Vítor. Foi tirada do “Citador”, não foi? Há muitos anos que circula nos emails e agrada-me sempre.
        Desta vez agradou-me mais, dado que o Vítor pessoalizou (e tem pessoalizado muitas vezes) a sua resposta. Desde que não se magoe, gosto de o ver “espalhado”. 😉
        Já quanto ao seu futuro, espero que consiga ter um dia uma reforma. Se não descontar o suficiente, mesmo assim desejo que lhe atribuam o RSI.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        11 Outubro, 2013 21:37

        Que oportunidade perdida para meter nazis ao barulho.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Outubro, 2013 21:35

        Ou, melhor, uma pensão de velhice. Mas seja uma coisa ou outra, que seja paga pelos contribuintes desse tempo que, espero, não sejam muito egoístas. 😉

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        11 Outubro, 2013 22:16

        Que azar, Vítor. Os seus estereótipos por vezes esboroam-se. 😉

        Gostar

  20. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2013 15:20

    era prejudicial para a sua imagem porque ele nasceu para ser líder 🙂
    .
    http://www.publico.pt/local/noticia/menezes-vai-renunciar-ao-mandato-na-camara-do-porto-1608808

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      11 Outubro, 2013 19:17

      ele? nasceu pra ser portela de loucos….faz sentido

      Gostar

Indigne-se aqui.