A caminho da servidão….
«Any phone call or e-mail with targets in other countries could be intercepted without prior court approval if the [US] administration claimed it necessary in an emergency. And if the administration should overstep even these permissive boundaries, telecommunications companies would be all but immune from liability for the illegal taps.» (LATY)
Trata-se de uma lei que permite que a administração norte-americana efectue escutas e vigie os meios de comunicação electrónicos sem mandato judicial, com o acrescento de isentar de responsabilidade criminal as empresas de telecomunicações que cooperem com o governo, nos casos em que este viole a lei…..!!
Mas aquilo que parecia reunir um estranho e perigoso «consenso» entre a maioria dos senadores (incluindo Obama e McCain), afinal foi entendido ser melhor «adiar» por mais duas semanas. Aqui, uma síntese do que está em causa. Também a ler, a argumentação do Senador Russ Feingold contra este projecto.

Depois do 11 de Setembro, os EUA têm vivido numa espiral de paranoias, em que um tsunami de assalto à vida privada dos cidadãos é cada vez mais notório.
Veremos se Obama vai na maré.
GostarGostar
Obama e McCain apoiaram esta lei.
GostarGostar
Outra inovação do liberalismo de estado que são os estados unidos…
Ou alguém julga que muita desta informação “vital para a segurança americana” não será sobre empresas concorrentes do Big Money americano?
Os bilderbergers só são amigos uma vez por ano… epah, tenho de tomar os comprimidos, lá estou eu a ver conspirações escabrosas em reuniões dos salvadores da humanidade…
GostarGostar
Não sei qual o problema. Não estão os EUA em Guerra?
Por essa ordem de ideias se um terrorista que os EUA estão a seguir algures, resolver ligar para os EUA têm de parar de escutar e esperar por uma ordem do tribunal…
“Trata-se de uma lei que permite que a administração norte-americana efectue escutas e vigie os meios de comunicação electrónicos sem mandato judicial, com o acrescento de isentar de responsabilidade criminal as empresas de telecomunicações que cooperem com o governo, nos casos em que este viole a lei…..!!”
Qual o escândalo? Lá por não ter a assinatura do Juiz não quer dizer que não haja regras a cumprir. Logo se essas regras não forem cumpridas a escuta passa a ser ilegal. Se um juiz der cobertura a uma escuta ilegal suponho que as empresas também estejam protegidas de serem processadas.
GostarGostar
A caminho?
Desculpa. Já lá estão faz tempo.
O clima de medo e de brain wash é total e está instalado como peixe na água, na maior ignorância, e no mais profundo obscurantismo neo-religioso.
MFerrer
GostarGostar
hehehe, o lukyluki, depois deste intervalo, já vem daqui a bocado outra vez incensar a superioridade moral do sistema americano de controlo judicial dos poderes do executivo.
GostarGostar
Felizmente que todas estas merdas dos EUA nao me dizem respeito. Desde ha cinco anos que cortei completamente relacoes com esse pais. Nao ponho la os pes, nao telefono nem mando emails para ninguem de la.
GostarGostar
Hoje em dia é cada vez mais fácil fazer comunicações electrónicas cifradas, tornando estas leis completamente inúteis.
Aliás, parece-me que os criminosos (pelo menos aqueles que representam ameaças reais) são suficientemente inteligentes para não terem problemas com escutas…
GostarGostar
Luís Lavoura,
Só para informar que este blog está registado e alojado nos EUA…..
GostarGostar
GostarGostar
Exmo. Senhor,
Deixo-lhe três frases que ilustram, para muita pena minha, o contraste qualitativo entre os pais fundadores e os actuais lideres norte-americanos:
“I believe that banking institutions are more dangerous to our liberties than standing armies. If the American people ever allow private banks to control the issue of their currency, first by inflation, then by deflation, the banks and corporations that will grow up around [the banks] will deprive the people of all property until their children wake-up homeless on the continent their fathers conquered. The issuing power should be taken from the banks and restored to the people, to whom it properly belongs.”
“I am not an advocate for frequent changes in laws and constitutions, but laws and institutions must go hand in hand with the progress of the human mind. As that becomes more developed, more enlightened, as new discoveries are made, new truths discovered and manners and opinions change, with the change of circumstances, institutions must advance also to keep pace with the times”.
THOMAS JEFFERSON
“Those who would give up essential liberty to purchase a little temporary safety deserve neither liberty nor safety”.
BENJAMIN FRANKLIN
GostarGostar
Não vejo qualquer problema. Aqui no burgo também se escuta por dá aquela palha e não é por causa disso que estamos mal.
É por causa de outras coisas.
Até porque o pagode está todo contente com as escutas aos malandros dos outros.
GostarGostar
Quando o F.Rodrigues disse estar a ca****** nas escutas foi logo muito criticado.
GostarGostar
Essa lei é pura diversão.
A NSA – National Security Agency, sempre vigiou os meios de comunicação nos EUA e no resto do mundo, e nunca necessitou de uma “lei” para isso.
GostarGostar
ainda se fosse a china ou a coreia do norte eu preocupava-me porque tenho lá grandes amigos mas metade dos mails não chegam lá.
GostarGostar
” Por essa ordem de ideias se um terrorista que os EUA estão a seguir algures, resolver ligar para os EUA têm de parar de escutar e esperar por uma ordem do tribunal… ”
Se é um terrorista, deve ter mandato internacional e já autorização judicial para ser vigiado, não será ?
Jà agora, e se for um oponente politico ? Watergatte não lhe diz nada ? E se for de uma empresa estrangeira , que esteja a colocar negocios gringas em causa .
GostarGostar