Ideias que podem melhorar Portugal VI
19 Novembro, 2010
Uma nova Constituição. Por esta e muitas outras razões, já se viu que a actual é bloqueadora de qualquer reforma de fundo.
12 comentários
leave one →
Uma nova Constituição. Por esta e muitas outras razões, já se viu que a actual é bloqueadora de qualquer reforma de fundo.
E os auto-atribuídos aumentos dos deputados? E as auto-atribuídas regalias dos deputados e toda a pseudo nobre casta de “funcionários públicos” em selecionados organismos? Não seria também “muito constitucional” limitá-las??? Ou será que esta “constituição” promove a disigualdade!? Será mesmo uma boa razão para o Tribunal declarar esta constituição, inconstitucional. Já não é sem tempo.
GostarGostar
Outra ideia para melhorar Portugal:
Não perder demasiado tempo a exigir alterações à Constituição – desde momento que se sabe que são necessários (pelo menos) 2/3 dos votos dos deputados para que tal seja possível…
GostarGostar
O comentador Medina Ribeiro já me parece ter dito essencial para quem está interessado não a fazer o que devia ser feito mas com aquilo que, realisticamente, é possível fazer. O PS anda, normalmente, 15/20 anos atrasado face à realidade. E só quando já não consegue resistir (ou não o deixam) é que dá o braço a torcer (vide revisão de 1989).
No contexto actual, com Sócrates no comando do PS, é uma fantasia e pura perda de tempo falar discutir este tema. Ou já nos esquecemos como Passos Coelho foi cilindrado por ter apresentado umas modestíssimas linhas de revisão do texto constitucional? A Helena Matos, aliás, já escreveu ontem no Público o essencial sobre o PS (e hoje repete no Blasfémias o mesmo texto) e quem desgraçadamente ainda o comanda e que, provavelmente, lá continuará pelo menos até às próximas eleições.
GostarGostar
Olha este, chama reforma de fundo a um roubo!
Deve ser parvo.
GostarGostar
Eduardo F.,
Uma nova Constituição é a “mãe de todas as reformas”. E é um grande erro considerá-la tarefa impossível. Quem tiver uma visão diferente para o País tem de ter a coragem de a defender, contra tudo e contra todos, se necessário. Este o grande erro de PPC. Não soube lançar uma “grande causa” e encolheu-se com o clamor mediático que a sua proposta minimalista provocou.
GostarGostar
Não é para ser cínico, mas não faço ideia do que diz o relambório interminável a que chamam Constituição – à parte ter pelos jornais a noção que está cheia de “direitos” equivalentes a uma chuva diária de maná, ou uma boa legião de escravos a trabalhar para os suprir.
Não se arranja uma constituição que caiba numa folha A4 em letra legível ?
GostarGostar
“Artigo 80.º
Princípios fundamentais
A organização económico-social assenta nos seguintes princípios:
a) Subordinação do poder económico ao poder político democrático;
b) Coexistência do sector público, do sector privado e do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produção;
c) Liberdade de iniciativa e de organização empresarial no âmbito de uma economia mista; ”
Urge começar por aqui… Este artigo é o grande responsável pelo atoleiro em que nos encontramos. É de uma idiotice pegada.
GostarGostar
LR .-” Este o grande erro de PPC. Não soube lançar uma “grande causa” e encolheu-se com o clamor mediático que a sua proposta minimalista provocou.”
Exactamente. Assustou-se. Teria sido benéfica a coragem de trazer às claras esses temas. Não se pode pedir a miúdo que faça o trabalho de um Homem. Perdeu ele. Perdeu o País.
GostarGostar
“antecipar pagamento de dividendos” é permitido pela constituição?
“reduzir salários, para sempre” é permitido pela constituição?
Na próxima revisão constitucional não se esqueçam de incluir a Escravatura no preâmbulo.
GostarGostar
não se esqueçam destes:
http://www.publico.pt/Política/conselho-da-europa-recomenda-que-nao-se-baixe-o-vencimento-dos-juizes_1467177
GostarGostar
Decretassem o corte de salários no sector privado e estavas aqui a gritar que era inconstitucional! Vai lá vai abelha…
GostarGostar
Ideias que podem melhorar Portugal?
Capacidade cognitiva dos cidadãos.compreender que tudo começa com educação e Portugal nao tem uma cultura intelectual….
“Portugal não está a conseguir atrair pessoas qualificadas do resto do mundo que compensem estas saídas”.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1707658
GostarGostar