Saltar para o conteúdo

Piada de lisboeta

20 Maio, 2013

Vice-presidente do PSD chama “magrebinos” aos lisboetas e desencadeia coro de protestos nas redes sociais – As redes sociais – expressão para um grupo histérico de herdeiros da titi da Relíquia – tiveram mais um fanico. Pois que tenham. Não há paciência para tanta hipocrisia e tanta intolerância.

 

75 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    20 Maio, 2013 17:29

    também não há paciência para tanta falta de nível dos apoiantes de provocadores como CAA, onde naturalmente se inclui helenafmatos; não tivesse sido uma burrice do deputado da nação e HFMatos não sentiria necessidade de fazer mais um post mal cheiroso…

    Gostar

  2. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    20 Maio, 2013 17:33

    Então, Helena, e esta? EStamos perante a sua indulgência?

    Assim se vê a indulgência face ao PC


    ——–
    Como sabe, CAA não é pessoa de grandes humores. Além disso é deputado da nação. Perde a cabeça com o futebol, sabemos. É pena. Era um esclarecido e contundente crítico de Sócrates. Esperava-se mais. Já nem Pinto da Costa usa essas piadas.
    http://expresso.sapo.pt/carlos-abreu-amorim-volta-a-ribalta-com-tweet-provocador=f808254

    Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      20 Maio, 2013 17:39

      já nem recordava a indignação do post de HFMatos dedicado a (…) Arménio Carlos chama “rei mago escurinho” a representante do FMI (…)
      coerências!

      Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    20 Maio, 2013 17:35

    Em rigor, CAA dirigiu-se aos habitantes de Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia.
    Deve lá haver alguns benfiquistas.

    Gostar

    • deluci's avatar
      deluci permalink
      20 Maio, 2013 18:28

      E poirém não perdeu o Norte e nem traiu o pensamento, se vislumbrou de sobra as hordas por cumes de África, passando as lezírias, que não do Minho ao Monte Branco e nem Pirenéus .

      Gostar

      • deluci's avatar
        deluci permalink
        20 Maio, 2013 18:38

        De mais, já por i se disse, “magrebinos” é termo bonito, poético, até… muito aquém de grosserias que tratantes da língua lhas dizem, também, aos rivais e ao mesmo Papa, num arrojo de “mouros”, que não poupa os pobres curas e nem cardeais .

        Gostar

  4. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    20 Maio, 2013 17:38

    Essa do “magrebinos”, só revela ignorância histórica. De resto…

    Gostar

  5. @!@'s avatar
    20 Maio, 2013 17:41

    Abriu o “bar amor”. Um exito.

    Gostar

  6. YHWH's avatar
    YHWH permalink
    20 Maio, 2013 17:45

    Outra que está marcada pela Nação Benfiquista…

    Gostar

  7. vitorcunha's avatar
    vitorcunha permalink*
    20 Maio, 2013 17:47

    O Público já confunde partido com bancada parlamentar. É a festa do jornalismo.

    Gostar

  8. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    20 Maio, 2013 17:59

    O que escrevi eu sobre essa expressão de Arménio Carlos?
    «João Soares defende Arménio Carlos: “O etíope é mesmo escurinho” Arménio Carlos chamou “escurinho” a Selassié. João Soares não vê mal nisso.»
    João Soares tem razão. E convenhamos que chamar escurinho ou branquelas a alguém não tem nada de especial e no caso de Arménio Carlos é até uma elevação do seu tipo de linguagem habitual em que todos são “bandidos” à excepção dele e dos seus camaradas. O problema é que há anos que não se pode dizer nada sobre cor da pele, nacionalidades e outras circunstâncias sem que imediatamente se agite a onda de indignação ululando racismo, xenofobia etc etc…Ou será que João Soares já não se lembra disto: «Sócrates valeu-se ainda de uma outra declaração da sua principal opositora: «Choca-me que a dr. Manuela Ferreira Leite considere que as obras públicas apenas servem para dar emprego aos ucranianos e aos cabo-verdianos (…). Isso choca a minha sensibilidade mas fere também a nossa história. Nós fomos uma nação de emigrantes» »

    Sensibilidades

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      20 Maio, 2013 18:09

      Não me lembrava, Helena. Aqui, tem razão, exceto na ironia seguinte: “no caso de Arménio Carlos é até uma elevação do seu tipo de linguagem habitual”. Mas a verdade é que não apreciou da indulgência do PCP.
      ——–
      PS: Para responder ao post de Constantino Rodrigo, eu também aprecio qualquer tipo de piadas. Especialmente de loiras, apesar de também gostar das loiras. Mas ponho reservas a piadas públicas de políticos, principalmente quando elas acirram provocações regionais. Por isso, sou normalmente pouco regionalista.

      Gostar

    • sinaizdefumo's avatar
      20 Maio, 2013 18:25

      Mais a mais chamar magrebino a alguém não pode ser ofensivo. É uma parvoíce, um despropósito, só isso. Acresce que os habitantes de al-Ushbuna estão hoje perfeitamente integrados na sociedade portuguesa, não fazendo sentido as contínuas referências aos seus antepassados.

      Gostar

    • trill's avatar
      trill permalink
      20 Maio, 2013 19:56

      os cabo verdianos são como os portugueses no Luxemburgo (comparativamente para melhor já que falam tuguês), que não podem frequentar ações de formação pq não falam francês. Quanto aos ucranianos creio que já restam poucos…

      Gostar

    • @!@'s avatar
      20 Maio, 2013 22:16

      Uma cuba livre para a mesa ao centro

      Gostar

    • Flic Flac's avatar
      Flic Flac permalink
      20 Maio, 2013 22:29

      Helena Matos, o que o CAA escreveu não foi uma piada, infelizmente. Foi mesmo xenofobia contra os benfiquistas e, nisso, está a diferença por muito que se desculpe agora.

      Gostar

  9. jsf's avatar
    jsf permalink
    20 Maio, 2013 18:00

    O problema é que somos nós a pagar a essa escumalha. Esse CAA è um porco digo-o assumindo o que digo

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
    20 Maio, 2013 18:11

    CAA não deve ser levado a sério, já aqui era um ferrenho adepto da censura, lá no Parlamento atingiu o Princípio de Peter. RIP.

    Gostar

  11. manuel's avatar
    manuel permalink
    20 Maio, 2013 18:12

    não havia necessidade . Mas as redes sociais levantam uma questão : pode um político ter vida privada fazendo comentários públicos?Outro aspecto interessante ,os três efes da “longa noite” estão mesmo na moda e em crescimento . fado- é moderno; fátima -alvo de citação; futebol-sempre a bombar. Sinto também falta dos cantores de intervenção ,agora que eles saem, novos e velhos (média de 100000emigrantes/ano) e “galiza” ficas mais pobre.

    Gostar

  12. deluci's avatar
    deluci permalink
    20 Maio, 2013 18:19

    Essa eu subscrevo :
    que não há grupo mais histérico e nem tão hipócrita, não me toques, que o “grupo histérico de herdeiros da titi da Relíquia”, o que sabe que é quem mais manda, se é cada vez mais tudo e a capital.

    Gostar

  13. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    20 Maio, 2013 19:09

    Mas alguém liga aos disparates do toucinho com olhos?

    Gostar

  14. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    20 Maio, 2013 19:25

    Na empresa onde trabalhei, nós chamávamos mouros à malta do sul, e ninguém, que eu saiba, se chateava. Portanto, chamar magrebinos aos benfiquistas, não me pareça que tenha nada de mal. Mal pareceu-me, foi a referência que ele fez ao ministro Gaspar, mas isso é outra coisa. E nem sei se ele, o ministro, é ou não benfiquista…

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      20 Maio, 2013 20:00

      Eu até nem discordo, mas não me parece que CAA seja muito de brincadeiras. E acho que se fosse outro deputado de outra área política, mesmo daqueles com sentido de humor, seria criticado por outros… de outra área política.
      E olhe que eu não sou anti-CAA, nem falo de forma ofensiva em relação a ele. Que eu assim o sinta.

      Gostar

  15. Joaquim Carreira Tap's avatar
    Joaquim Carreira Tap permalink
    20 Maio, 2013 19:53

    Falta de memória!? Quem primeiro disse que o Sul (a margem sul) era um deserto foi o impagável ministro Lino, por causa da localização do aeroporto. Magrebe ou deserto têm o mesmo significado num determinado contexto. Não percam tempo com ninharias porque a trovoada está a aproximar-se e não vejo chapéus de chuva suficientes. Talvez seja a altura de aprendermos a remar para a mesma praia. Qual praia? Não sei!

    Gostar

  16. deluci's avatar
    deluci permalink
    20 Maio, 2013 19:56

    Mas é claro, é benfiquista, o Charles Abreu é benfiquista e tem essa em comum com a mourama, que de se auto-flagelar, como no Iraque, ainda agora, em guerra uns contra os outros, por dignificar-se aos olhos do profeta, se auto-moura e magrebar .

    Gostar

  17. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    20 Maio, 2013 20:59

    Mas é claro que o CAA não é de Lisboa. É dos arredores.

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    20 Maio, 2013 21:06

    Concluindo : HMatos
    faz parte(saberá onde se move) do tal grupo de “histéricos e de histéricas”.
    Pensará que o DEconómico é comprado também pelas suas crónicas e que a TVI sobe no share sempre que debita opinião.
    Quanto ao comentário de CAAmorim, “acha” muito bem…próprio dum professor universitário, comentadcr, cronista, político, deputado “da Nação”, vice da bancada parlamentar do P”SD”, candidato à câmara de Gaia…
    É por estas e estes que a “classe política” se afunda…

    Gostar

  19. paulo12's avatar
    paulo12 permalink
    20 Maio, 2013 21:10

    Grande coisa…ele aqui no Blasfémias dizia bem pior nos tempos em que não era político. Depois armou-se em responsável representante da nação mas a arrogância balofa esteve lá sempre. Bastou um clique para vir ao de cima.

    Gostar

  20. António Parente's avatar
    António Parente permalink
    20 Maio, 2013 21:16

    Desilusão.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    20 Maio, 2013 21:17

    HMatos
    que aconselhe CAA a utilizar o termo “magrebinos” quando discutir publicamente ou quando escrever sobre Regionalização…
    E não se esqueça de na campanha eleitoral no concelho de Gaia, utilizar o mesmo termo para “identificar” os lisboetas, os habitantes de Lisboa, de Almada até ao Algarve e Madeira…Para insultar os Benfiquistas em geral… Terá (eleitoralmente) a resposta devida.

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    20 Maio, 2013 21:24

    Leio que CAA pediu desculpa. Que o seu comentário “era” só para alguns amigos lisboetas. CAA não sabe brincar com o “aparelho” ?, que é lido por muitos mais ? Que é uma figura pública, já em campanha eleitoral ?
    Afirmou que foi um momento “infeliz” — então, ainda não tem o calo político-social suficiente para saber que não pode cometer certas “infelicidades” ?

    Gostar

  23. Flic Flac's avatar
    Flic Flac permalink
    20 Maio, 2013 21:28

    Imaginemos que um labrego (isto é do norte; eu sou do Norte) é eleito presidente da câmara municipal de Gaia. Esse labrego vai rever o contrato ( €500 mensais durante 50 anos) com o clube que foi condenado por corrupção desportiva e ao qual foi entregue o centro de estágio do município pago por todos os portugueses, incluindo os magrebinos e a Helena Matos, fazendo-o pagar o justo preço ou vai assobiar para o lado e continuar este favorecimento inadmissível e, quiçá, prevaricador?

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      20 Maio, 2013 21:45

      Ora aqui está uma boa questão para apresentar ao(s) candidato(s).

      Gostar

      • Flic Flac's avatar
        Flic Flac permalink
        20 Maio, 2013 22:45

        E também aos outros candidatos da margem norte do rio…

        Gostar

    • MJRB's avatar
      20 Maio, 2013 21:46

      Se CAA fosse eleito presidente da câmara de Gaia, certamente iria rever e proporia à SAD do FCPorto outro contrato “mais condizente” com “as partes”. !
      Resultado : baixaria a “renda” para 499 Euros.

      Gostar

  24. Francisco Gonçalves's avatar
    Francisco Gonçalves permalink
    20 Maio, 2013 21:44

    O CAA exagerou, embora o termo ALFACINHA derive da palavra árabe AL-KHASS, a maioria dos alfacinhas tem raízes no interior do país… estou a lembrar-me dos meus conterrâneos, Isaltino, D. Lima, o Zé Sócrates…

    Gostar

  25. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    20 Maio, 2013 21:46

    Os magrebinos são assim meio escurinhos tipo aquele que Arménio Carlos chamou mas mais clarinhos e ninguém se indignou?

    Gostar

  26. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    20 Maio, 2013 21:48

    Ou o António Costa é subcontinental asiático?

    Gostar

  27. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    20 Maio, 2013 21:50

    desconfio que não é nem a questão regional que está em causa mas sim o lampionismo.

    Gostar

  28. deluci's avatar
    deluci permalink
    20 Maio, 2013 21:58

    Prontos, mes amis de Lisboa, a brincadeira deu broa, e então retiro o termo por tornar à antiga, meus amigos mouros. Xi ❤

    Gostar

  29. gastão's avatar
    gastão permalink
    20 Maio, 2013 22:06

    e tudo isso, bem medido e calculado para ir ao pote, os meus parabéns ao candidato… é o que se chama ir da extrema direita (ND) à bocalidade, sua canalhazinha fofa!

    Gostar

  30. gastão's avatar
    gastão permalink
    20 Maio, 2013 22:11

    http://www.dn.pt/storage/DN/2013/big/ng2561388.jpg?type=big&pos=0

    foto excelente no DN

    Gostar

  31. @!@'s avatar
    20 Maio, 2013 22:23

    Tenham dó do homem. Esqueceu-se do Madjer.

    Gostar

  32. Paulo Roxo's avatar
    20 Maio, 2013 22:24

    Para escolher um povo que habitou a minha LX na idade média ao menos que me chame Judeu…gostava mais! Só por isso, porque de resto obesidade mórbida não me assiste! É que chamar-me magrabino é insultar a minha mãe que por acaso até casou com um tipo que nasceu mais a norte que esse hipopótamo.

    Gostar

    • Flic Flac's avatar
      Flic Flac permalink
      20 Maio, 2013 22:39

      e se essa terra for a da alheira… Eu que também nasci mais a norte do que esse labrego, também preferia ser apelidado de judeu, celta ou romano. O certo é que o Norte, sobretudo aquele que é feito de gente de carácter e têmpera rija, não se reve nas aleivosidades dé um qualquer pacóvio.

      Gostar

  33. Miguel Santos's avatar
    Miguel Santos permalink
    20 Maio, 2013 22:34

    Isto de mandar bocas “separatistas” será um requisito para concorrer à câmara de Gaia?
    Já o ainda presidente também falou aqui há uns anos em “sulistas e elitistas”…

    Gostar

    • MJRB's avatar
      20 Maio, 2013 23:56

      Provavelmente CAA-político tem o mesmo posicionamento de LFMenezes em relação a Lisboa : “Sulistas, elitistas” e outra coisa quaquer que me não lembro.
      E, concedo : CAA no seu comentário “magrebinos”, foi um pouquinho mais educado do que seria o famoso guarda Abel. Ou, talvez não, e tal e qual o que o guarda Abel diria.
      (HMatos aplaude “ambos os dois”).

      Gostar

  34. Rui Cunha's avatar
    Rui Cunha permalink
    20 Maio, 2013 22:43

    Um político tem de medir as palavras que diz. Esta frase, e a anterior sobre o Ministro das Finanças, desclassificam quem as diz. Além do mais, considero um insulto inaceitável. Sou do Porto e portista, mas não aceito tais afirmações.

    Gostar

    • deluci's avatar
      deluci permalink
      20 Maio, 2013 23:48

      Boa, eis um puro redimido.
      E quando os mais te chamam para cima do que ele disse, ó rui cunha, também te ficas, és Benfica, good luck, nice pussy. E o que aqui anda é excesso dos média a favor do Benfica .
      Aliás,…

      Gostar

  35. vm's avatar
    20 Maio, 2013 23:15

    É apenas mais um “não assunto“.

    Gostar

  36. deluci's avatar
  37. deluci's avatar
    deluci permalink
    21 Maio, 2013 00:00

    Pá, digo, pah, não sejam ridículos ❤

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    21 Maio, 2013 00:08

    Tal como eu previ (e escrevi no Blas), Rui Gomes da Silva ajudou José Guilherme Aguiar-candidato, ao referir no início e final do programa na SICN, a arruaça verbal de CAA. Das raríssimas vezes que concordei com RGS.
    Basta que 1(!) Benfiquista em cada freguesia de Gaia levante a questão do insulto aos Benfiquistas em geral, para CAA ter (eleitoralmente) a resposta devida. JGAguiar foi contundente e certeiro : “possivelmente não sabe que em Gaia há portistas mas também Benfiquistas e sportinguistas… Talvez porque ele não viva lá, eu vivo em Gaia há 60 anos”.
    É que CAA não insultou só os lisboetas, “sulistas e elitistas”, CAA-candidato insultou todos os Benfiquistas !
    CAbreu Amorim : o que é que lhe passou pela cabeça ao colocar aquilo ? Conquistar o eleitorado portista ?

    Gostar

  39. deluci's avatar
    deluci permalink
    21 Maio, 2013 00:24

    Eh, quem concorde uma vez sequer com RGdaS, mais abominável que o homem das neves, é que lá tem conta na seita de raiva do homem falsete .<3

    Gostar

    • MJRB's avatar
      21 Maio, 2013 00:53

      OK ! Para si, o comentário de CAAmorim foi decente, nada insultuoso.
      CAA é um cidadão vulgar, desconhecido, sem qualquer cargo político, está-se marimbando para a Regionalização…
      Ele que volte à Universidade do Minho ou percorra as artérias de Braga, e insulte os Benfiquistas bracarenses colocando-os ao nível dos “magrebinos”…

      Gostar

  40. deluci's avatar
    deluci permalink
    21 Maio, 2013 00:31

    Se o Benfica ganha um jogo, como este ano ganhou muitos, é ver a maltosa, toda a media do regime, a passar o jogo todo ai bem meia semana. E se não pode é que dá nisto. Uma vergonha. E porém Rui Silva, o Gomes, desonesto, pior que a cizânia, tal a regateira, intriguista, o dengoso, é mais do que a besta. Ai, e dar-lhe razão no que seja, está o recado entregue, adeus meus amores, todos mesmo benfiquistas !

    Gostar

  41. obs's avatar
    obs permalink
    21 Maio, 2013 01:00

    Apesar de tudo antes magrebinos,e afins, do que ser chamado Funcionário Público ou Reformado, que estão sujeiros a taxação impóstal livre, e condenados às galés

    Gostar

  42. deluci's avatar
    deluci permalink
    21 Maio, 2013 02:45

    Já Mexia é um ás, aquele sábio. E a pena foi não ter incentivado os mouros para a importância do Pib, deixando-os na praia, a olhar …

    Gostar

  43. Chefe's avatar
    Chefe permalink
    21 Maio, 2013 09:50

    Se isto fosse dito por um lisboeta benfiquista sobre os portistas, era a guerra civil, era uma prova do “centralismo acéfalo e parolo”, seria a causa de todos os males e grandes vozes do norte atlântico entre Maia e Gaia se levantariam perante tal atentado. Mas esta gente andrade pode dizer tudo, é “humor” dizem.

    Gostar

  44. confucius junior's avatar
    confucius junior permalink
    21 Maio, 2013 11:33

    magrebinos, sulistas e elitistas! yala, que a câmara está à vista….

    Gostar

  45. josegcmonteiro's avatar
    21 Maio, 2013 11:37

    CAA é um canalha (ele o disse) brutamontes da D. Helena Matos.

    Gostar

  46. deluci's avatar
    deluci permalink
    21 Maio, 2013 16:15

    magrebinos, mouros, os benfas del gran melon não aguenton …

    Gostar

  47. Pedro's avatar
    21 Maio, 2013 19:38

    Boa piada, mas é altura da bela cidade do Porto investigar a sua história! Que tal?

    Para Lisboa foi toda a nobreza guerreira do norte, de Entre Douro e Minho, de Riba Douro, da Beira Alta, na reconquista e povoamento (e para as Vilas Viçosas, Évoras, Sintras, Alhandras, Bejas, Palmelas Santaréns etc.) No Porto, cidade burguesa e judaica, e com muita honra, nem lá podiam entrar sequer, por lei real.

    Não será o Porto étnicamente e geneológicamente mais Mouro ou Magrebino? Deixo a pergunta.

    Não haverá também ingratidão a Madjer e à sua oração na sua religião ao intervalo (e depois golo) a quem o FCP deve o começo da sua glória? (usando o termo “Mouro” pejorativamente).

    Por outro lado, ressentimento portuense (como nacional) contra o Zidane?

    Quanto ao Porto, Moçarabe será muito parcialmente também, como alguns remanescentes a sul, Coimbra etc. Mas estes eram mais hispano-”lusitanos” etc.

    Quanto aos colonizadores-povoadores do norte em Lisboa, nem foi preciso esperar por 3ªs gerações, ou pela Dinastia de Avis ou pelos Descobrimentos e as Armadas da India. Na primeira geração de filhos deram logo fruto(não nacional só, mas mundial). Duas figuras mundias: Pedro Julião(Papa) e Fernando Martins de Bulhões (Santo António) o que algumas vilas nortanhas não conseguiram com 100, 200 ou 300 anos de avanço já Cristão. Deve ser dos ares. Será inveja agora?

    Outra coisa: será Karma Lisboeta? (A História tem destas ironias) Por ter sido capital do primeiro projecto de cruzada mundial anti-muçulmana e anti-moura de âmbito global nos séculos XV e XVI (E onde se chamavam “mouros” a pessoas ligadas ao Islão em todo mundo por desvio do termo), quando os Mouros são apenas os Berberes Mediterrânicos Norte Africanos, grande povo aliás (Caucasiano por acaso). E Cruzada expansionista onde se incluia a conquista de Jerusalém, o desviar do Nilo para asfixiar o poder Mameluco e Turco e o ataque a Meca – tempo das cartas de D. Manuel e Afonso de Albuquerque. E os D. João de Castro e Estevão da Gama chegaram também lá perto (Vê-se que lisboetas e alentejanos de então descendiam mais da nobreza galaica ou portucalense que muitos por aí). Será que a desmemória dos futeboleiros regionalistas ao menos glorifica e sabe história do país em que nasceu ou diz-lhe sequer alguma coisa o país em que nasceu?

    Gostar

  48. Pedro's avatar
    21 Maio, 2013 20:29

    Boa piada, mas é altura da bela cidade do Porto investigar a sua história! Que tal?

    Para Lisboa foi toda a nobreza guerreira do norte, de Entre Douro e Minho, de Riba Douro, da Beira Alta, na reconquista e povoamento (e para as Vilas Viçosas, Évoras, Sintras, Alhandras, Bejas, Palmelas Santaréns etc.) No Porto, cidade burguesa e judaica, e com muita honra, nem lá podiam entrar sequer, por lei real.

    Não será o Porto étnicamente e geneológicamente mais Mouro ou Magrebino? Deixo a pergunta.

    Não haverá também ingratidão a Madjer e à sua oração na sua religião ao intervalo (e depois golo) a quem o FCP deve o começo da sua glória? (usando o termo “Mouro” pejorativamente).

    Por outro lado, ressentimento portuense (como nacional) contra o Zidane?

    Quanto ao Porto, Moçarabe será muito parcialmente também, como alguns remanescentes a sul, Coimbra etc. Mas estes eram mais hispano-”lusitanos” etc.

    Quanto aos colonizadores-povoadores do norte em Lisboa, nem foi preciso esperar por 3ªs gerações, ou pela Dinastia de Avis ou pelos Descobrimentos e as Armadas da India. Na primeira geração de filhos deram logo fruto(não nacional só, mas mundial). Duas figuras mundias: Pedro Julião(Papa) e Fernando Martins de Bulhões (Santo António) o que algumas vilas nortanhas não conseguiram com 100, 200 ou 300 anos de avanço já Cristão. Deve ser dos ares. Será inveja agora?

    Outra coisa: será Karma Lisboeta? (A História tem destas ironias) Por ter sido capital do primeiro projecto de cruzada mundial anti-muçulmana e anti-moura de âmbito global nos séculos XV e XVI (E onde se chamavam “mouros” a pessoas ligadas ao Islão em todo mundo por desvio do termo), quando os Mouros são apenas os Berberes Mediterrânicos Norte Africanos, grande povo aliás (Caucasiano por acaso). E Cruzada expansionista onde se incluia a conquista de Jerusalém, o desviar do Nilo para asfixiar o poder Mameluco e Turco e o ataque a Meca – tempo das cartas de D. Manuel e Afonso de Albuquerque. E os D. João de Castro e Estevão da Gama chegaram também lá perto (Vê-se que lisboetas e alentejanos de então descendiam mais da nobreza galaica ou portucalense que muitos por aí). Será que a desmemória dos futeboleiros regionalistas ao menos glorifica e sabe história do país em que nasceu ou diz-lhe sequer alguma coisa o país em que nasceu? Fica a pergunta. Neste desligar está toda a razão desta situação.

    Gostar

  49. Pedro's avatar
    21 Maio, 2013 20:40

    Queria acrescentar (e não fazer um copy-paste acidental – que creio será retirado ou não posto o segundo, espero) que admiro e respeito o papel relevante do Porto (e Gaia) etc. no nome e na história do nosso país (para além de me ligar à cidade nalgumas coisas pessoais).

    E no corte do um país consigo mesmo, está a razão dos nossos males.

    Não que leve a sério os “Mouros”, Galegos”, “Espanhóis” etc. e outros mimos – faz parte. Aproveitei para umas “bicadas” reflexivas mais à lisboeta – e não só.

    Gostar

  50. Rui Teixeira Neves's avatar
    Rui Teixeira Neves permalink
    22 Maio, 2013 00:59

    Este palermóide, quer ligar o Porto à mafia sionista e islamófoba…Coitado…O sul mouro é progressivamente cada vez mais portista…Mas a queda para tiradas islamófobas infelizes em CAA já vem de longe (é um sionista ferrenho) e tenta ligar o FCP a uma peste que lhe é alheia. Claro que a influência moura em Portugal, sobretudo no sul, é enorme e devia ser mais reconhecida. O Al Andaluz foi o período mais glorioso da nossa história, ainda mais que o séc XVI.

    Gostar

Trackbacks

  1. Piada de Lisboeta 2 | BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Francisco Gonçalves Cancelar resposta