Saltar para o conteúdo

A arte é uma coisa bonita

2 Fevereiro, 2014
A arte é bela

A arte é uma coisa bonita. Joe Berardo está interessado nos quadros de Miró e Gabriela Canavilhas trata de arranjar uma providência cautelar para evitar a venda destes em leilão.

Depois de umas turras com o estado em relação ao CCB, o importante é o amor à arte que os contribuintes certamente estão dispostos a pagar.

Pessoalmente quero agradecer ao PS por me envolver em negócios de adultos. Quanto é que eu devo?

137 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    2 Fevereiro, 2014 12:12

    Mais um post-pirolito.

    Não vale o mínimo esforço para debater o caso com o autor.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 12:55

      É para apagar então este comentário?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Fevereiro, 2014 13:43

        Faça o que quiser do comentário e aproveite o máximo na sociedade que defende.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        2 Fevereiro, 2014 17:37

        VCunha,

        Tou cagando para o Berardo e para Gabriela, mas isto ao pé do caso BPN, entre outros, para alem de trocos serve para distrair os papalvos.
        Vocês definitaivamente não prestam.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 18:15

        Está a confundir o Miró com o Miro. Se são trocos, compre-os.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 18:29

        Nacionalização do BPN não vai custar aos contribuintes. Definitaivamente não prestam.

        Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        2 Fevereiro, 2014 23:08

        Vitor Cunha

        E não quer saber também, quanto lhe cabe pagar pela birra irr(a)vogável do portas ?

        Faça lá as contas ! São “só” OITOCENTOS MILHOES DE EUROS (fora os “trocos” dos submarinos)…

        Permita-me felicitá-lo pela sua preocupação e pundonor em pagar os negócios “adultos” que outros contraem !

        A não ser que ache que “este” é um “negócio”, não de adultos mas…de putos !

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 23:39

        O Portas fez outra birra com Mirós?

        Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        2 Fevereiro, 2014 23:50

        Vítor Cunha

        Agora, pergunto eu ! :

        “Está bem ? Caíu e bateu com a cabeça, ou sonhou que o portas teve uma birra com Mirós ” ?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 23:51

        Vejo que nacionaliza personalidades.

        Gostar

  2. Artista Português's avatar
    Artista Português permalink
    2 Fevereiro, 2014 12:16

    Este vigarista/parasita deve centenas de milhões à CGD!!! Como é que ele vai pagar?

    Gostar

  3. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    2 Fevereiro, 2014 12:17

    Não deve nada, Vítor. Eu pago a sua parte.
    Trate mas é de fugir antes que venha p’raí mais arte. 😉

    Gostar

  4. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    2 Fevereiro, 2014 12:59

    1. Os mil milhões que a personagem masculina pediu emprestados à CGD para comprar acções do BCP não passaram para os incobráveis tóxicos do BPN já depois da nacionalização, limpando do passivo da Caixa nessa medida?

    Não acha que a opção artística pela estética de Miró é a maior prova de má gestão do BPN ?

    Gostar

  5. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    2 Fevereiro, 2014 13:13

    Os idiotas dos talibans destruíram os budas porque os idolos não são toleráveis. A Al Qaeda por onde passa destroi tudo o que seja simbolo considerado património da humanidade pela Unesco ou ONU.
    Podiamos aproveitar e mandar os coches que já não se sabe onde vão poisar e que constituiam uma das colecções que mais pessoas atraiam, para leilão. As obras no museu Grão Vasco idem, e porque não exportar as pinturas ruprestes do Vale do Coa???
    Não somos Gregos, mas parece que nos querem tornar Espartanos.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 13:20

      Está bem? Caiu e bateu com a cabeça ou sonhou que iam metralhar Mirós?

      Gostar

      • @!@'s avatar
        @!@ permalink
        2 Fevereiro, 2014 13:42

        É que o Vitor manda com cada pedra que dá a volta à cabeça a qualquer um.
        “Christie’s explica que venda de ‘Mirós’ “causa estrondo”. Por certo que ainda vai bombar por algum tempo

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 13:42

        Pode ter sido feijão.

        Gostar

      • @!@'s avatar
        @!@ permalink
        2 Fevereiro, 2014 14:18

        Essa do metralhar é uma boa imagem. Normalmente onde se concentram algumas pessoas em ambiente fechado é usual cheirar-se, de vez em quando, feijões, apesar de ali ninguém brincar a eles, e se calhar até talvez.

        Gostar

  6. Monti's avatar
    Monti permalink
    2 Fevereiro, 2014 13:32

    A luta continua,
    a arte vencerá.
    A bem do Regime.
    Falido.

    Gostar

  7. gastão's avatar
    gastão permalink
    2 Fevereiro, 2014 13:47

    Como o compreendo! Eu pedi um recibo relativo à minha contribuição na compra dos submarinos (mandei a requisição ao palácio do Farrobodó ) e até hoje, nada.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 13:48

      Falou com o Guterres?

      Gostar

      • gastão's avatar
        gastão permalink
        2 Fevereiro, 2014 19:26

        O Governo de Cavaco Silva decide em 1995 a aquisição de submarinos.
        O concurso é lançado, em 1998, pelo governo de António Guterres.
        Em 2004, o governo do Durão Barroso, através do seu Ministro da Defesa
        PAULO PORTAS, decide adjudicar a aquisição de dois submarinos ao consórcio alemão German Submarine Consortium (GSC), liderado pela Ferrostaal.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 19:36

        E, vai-se a ver, dentro dos submarinos vinham uns Mirós.

        Gostar

  8. oberon's avatar
    oberon permalink
    2 Fevereiro, 2014 13:50

    ah, enganei-me queria ir ao Blasfémias e fui parar à Nova Gente…

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    2 Fevereiro, 2014 13:59

    A senhora da foto, está a puxar o autoclismo para o post?

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
    2 Fevereiro, 2014 14:15

    Sem paninhos quentes vamos dar nomes aos bois.
    A personagem masculinas é um escroque que num país decente já estava com os costados numa cadeia. Não merece mais qualquer palavra.
    A personagem feminina, como pessoa pode ser adorável, como política é insignificante com o aliás serão todos os que desempenharem o cargo onde pastoreou.
    Não há Ministério (ou outro nome qualquer) da Cultura.
    Há uma agência que distribui os subsídios que roubam ao povo português para distribuir pelos “criadores”, depois de terem retirado a verba obrigatória para o Manoel que ninguém vê.
    Aliás também não vêm os outros.
    Eu uma vez vi um Miró na Gulbenkian.
    Fiquei siderado.
    Estes nunca foram mostrados em Portugal.
    Já defini as duas personagens, com isto define-se o País.
    Sejam felizes.

    Gostar

    • José Peralta's avatar
      José Peralta permalink
      2 Fevereiro, 2014 23:39

      Sem paninhos quentes e definição por definição, cú de judas, tu és o mais acabado espécime do que de pior, abjecto e espúrio, tem o chamado “portuguesinho valente”…tão bem representado na corja de coelhos, portas, albuquerques, montenegros, mararcantónios, gaspares, etc., etc., e…etc.! “doutores”, doutores” doutores” !

      Veja-se o exemplo de um tipo professoral, doutorado por Universidades inglesas, que diz que nunca se engana, que os Portugueses têm que nascer muitas vezes para ser mais sérios que ele.. que, perante a miséria de milhões, lamenta a sua reforma de 1300 euros e que tem a sua senhora a seu cargo !

      E é gentinha medíocre e troncha como tu, que se atreve a definir um País ?

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 23:45

        Milhões em miséria queixam-se na internet: queremos Mirós. Há mais quadros mas só me disseram o nome deste, o Miró.

        Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:00

        Já não tenho dúvidas ! (“Estou” como “o outro”…)

        O Vítor Cunha, caíu e bateu com a cabeça !

        Rápidas melhoras…

        Gostar

  11. MJRB's avatar
    2 Fevereiro, 2014 14:26

    Um dos objectivos deste governo ao colocar à venda a colecção, DAQUELE MODO, ACEITANDO AQUELA BASE DE LICITAÇÃO E PRESUMIDA RECEITA não é sómente angariar dinheiro supostamente para “os cofres do Estado”(??). Há todo um passado do BPN que alguém(!) está incumbido de apagar ou rasurar no máximo. Não se relacione nada (e muito menos perenemente) com aquela fatídica fraude…

    Mas o caso da colecção (compra, transações e garantias temporárias, ocasionais “desaparecimentos” e reposição de X obras, etc.), ainda é muito mais complexo do que muitos políticos, jornalistas, banqueiros, accionistas, comentadores, bloggers mais a populaça pagante e dela nada usufruidora sabe — ou não quer saber.

    Mais um enorme cambalacho !, bastante ramificado que, repito, convirá “limpar”… E para o eliminar, “a Cultura que se lixe”, mantenha-se e incentive-se a grunhice.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 14:32

      Conte! Conte! Pelo fim da grunhice, conte tudo.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Fevereiro, 2014 14:40

        Tenho o direito de recusar chafurdar na luta que tenta travar.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 14:43

        Já vai tarde.
        Logo fala o gajo que comprou os Mirós. Também deve estar indignado. Não se nacionaliza um banco falido para andar a vender património catalão.

        Gostar

  12. BELIAL's avatar
    BELIAL permalink
    2 Fevereiro, 2014 14:44

    Lembro, há anos, o ar perplexo do untuoso mario crespo: “um bi, sr comendador…um bilião!!!” – perante a referência de “josé berardo” (como ele o trata) a ter um BI no BCPI!!!

    Foi o mais importante da entrevista “possível2, como sói dizer-se.

    Também eu abismei perante aquele colosso (esgravatador) de ouro!
    Um gajo que tem um BI, deve ser boa gente…

    Recordei, também a frase explicativa de JPGetty sobre o segredo da sua fortuna (por 200£): “uns encontram minas de ouro. Outros não.”

    Gostar

  13. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 14:48

    Se no país e existisse um estratégia para ampliação de colecções e uma autonomia bem desenhada para os museus, sem dúvida que com bom enquadramento se poderia considerar a aquisição da colecção, seria bom para a cultura, para a projecção de museus como o de arte contemporânea, para o turismo cultural do país . A questão é sempre a mesma, afinal a bernarda serve para quê ?
    Para que alguém (“amigo de Alex”)realize o negócio.
    Só uma pergunta, a fundação Gulbenkian está a dormir?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:08

      Dado o total que, presume-se já, atingirá a venda (36 milhões de euros), a FCGulbenkian não poderá adquirir as obras (admiráveis quantidade e qualidade de Mirós e valioso activo), porque não constam no Orçamento da fundação para aquisições em 2014. 36 milhões são de mais para o “fundo de maneio” ou “oportunidades de negócio” com arte friso, neste ano.
      Acresce que a FCGulbenkian não tem espaços para uma exibição permanente da colecção, embora, é certo, poderia mostrá-la itinerantemente em três ou quatro locais no país e noutros mais no estrangeiro.

      Actualmente este governo não tem estratégia para a Cultura. Não pensou nem quer pensar o que fazer. Entra-lhe por um ouvido e sai imediatamente pelo outro as conclusões e conselhos de Augusto Mateus. O secretário de estado só administra e pouco mais.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        2 Fevereiro, 2014 16:25

        Como é que um governo fruto da incultura pode ter estratégia para a cultura? Não é só a questão dos Miró. A cultura aterroriza o neoliberalismo porque este nunca poderá existir num contexto de uma sociedade culta. O Tea Party nos Estados Unidos necessita de gente inculta para propagar os seus dichotes. É a esses que os líderes convencem que o governo americano é comunista e que foi Deus que decidiu que eles, líderes, devem ser ricos.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 16:36

        Tome lá arte da que as pessoas cultas de esquerda boa e de mente aberta apreciam.

        (a igreja aqui da zona precisa de obras, posso contar com a sua cultura lá para quinta à tarde?)

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        2 Fevereiro, 2014 17:17

        Um bom liberal não passa sem o comunismo como autodefesa. E o contrário também é verdadeiro. Eu não sou neoliberal? Então, sou comunista. Eu não sou comunista? Logo, sou neoliberal. Se bem que os comunistas melhoraram muito nas últimas décadas.
        É um bonito quadro para colocar na igreja da sua zona. Sempre tapa um buraco.
        Quinta à tarde já está agendada. Cinema. Azar. 😉

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 17:21

        Ninguém disse que era comunista, Fincapé. Se reparar bem apenas lhe foi dito que, em leilão, pode, com os amigos, comprar os Mirós para doar ao estado português. Pode, por exemplo, pedir um empréstimo à CGD.

        Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        2 Fevereiro, 2014 17:32

        Vítor, deveria saber que eu não era acionista do BPN. Assim, como quer que a CGD me empreste os milhões necessários?

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        2 Fevereiro, 2014 17:53

        Bem, realmente não era… antes de ser. Mas tenho de elogiar o bom coração de Sócrates por fazer um favor tão grande aos amigos de direita. Tão grande que nenhum o criticou. Ou então não viram o Portugal-Coreia. 😉

        Gostar

  14. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    2 Fevereiro, 2014 14:56

    De repente, o Miró ganhou uma falange de admiradores no espaço português. Uns serão amantes da pintura, outros nem tanto, mas todos reconhecem ao pintor o contributo que a sua pátria, a Catalunha, deu para a independência de Portugal (1640). É um prestar de homenagem a um artista, na sequência do que havia feito o BCP, que adquiriu, com o dinheiro que nos saqueou, um espólio artístico de grande valia. Está tudo encaminhado para que o mecenas Joe Berardo, que já havia adquirido posição relevante no BCP com o empréstimo da CGD, mais uma vez, possivelmente financiado pela mesma instituição, com o nosso dinheiro, adquira a colecção. É bonito, e é mais uma prova de patriotismo desta gente que é sensível à arte, mas se incomoda menos com a situação dos sofrem os horrores da miséria. Não tenho informação de petições para melhorar a vida dos que estão abaixo do limiar da pobreza e parece que já são mais de um milhão. A arte perdura e a pobreza, que é pessoal, morre com cada um. Abençoados corações!

    Gostar

    • Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
      Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
      2 Fevereiro, 2014 19:20

      Rectificação: Na 5.ª linha, onde se disse BCP, queríamos dizer BPN.

      Gostar

  15. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    2 Fevereiro, 2014 14:59

    Atenção, os “Mirós”, não pertencem ao Estado Português, os Mirós fazem parte da “massa falida” do BPN, que o Estado nacionalizou e que, se não forem vendidos, terão que ser pagos com dinheiro dos nossos impostos ou com dinheiro pedido emprestado pelo Estado Português, o que vai aumentar o défice público, défice que, mais cedo ou mais tarde, teremos todos que pagar.
    Por favor, não nos atirem areia para os olhos.

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:26

      Exactamente.

      É como se v. estiver a pagar uma dívida com dinheiro dos outros e tiver um relógio de ouro; não se quiser desfazer dele e ainda queira que os que estão a pagar o comprem.

      Gostar

      • zazie's avatar
        2 Fevereiro, 2014 15:30

        Mas a escardalhada é besta e gosta de ir à boleia.

        Na volta é sempre a mesma poltranice- é tudo em nome dos pobrezinhos, tadinhos, até a arte, até os mafiosos e os que jogam na bolsa.

        Desde que lá achem que também podem ir à boleia, é nisto que votam, é por isto que se descabelam todos.

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:28

      Neste caso para quem ficar com o tal relógio de ouro seja um mafioso que vive de extorquir dinheiro ao contribuinte e depois ainda se queixe que também o têm de nacionalizar por ser um grande mecenas.

      Gostar

      • zazie's avatar
        2 Fevereiro, 2014 15:31

        os artistas e pandilha moderna são a maior fraude que existe. Vivem de especulação e lobbies, vendem merda por milhões, são maior lobby que a banca mas, depois, como é preciso que pingue do Estado, são sempre de esquerda.

        Gostar

  16. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 15:33

    A colecção a ser vendida em Leilão vai ser espartilhada, o museu de arte contemporânea,
    o museu de arte moderna Gulbenkian, e colecçionadores nacionais podem sempre adquirir
    algumas obras. Sem dúvida que o acervo junto tem mais interesse e valor, mas a possibilidade de obras importantes permanecerem em Portugal existe sempre.

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:36

      Se fosse património nacional, sim. Agora para ir ao Prado, qualquer um vai.

      O Miró não é nem nunca foi património nem da humanidade e, muito menos, de Portugal.

      O património que é nosso nem a puta da esquerda fala porque até são igrejinhas a caírem ou manuscritos a apodrecerem.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 16:06

        Essa é que é essa.

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:38

      Todos os dias saem obras importantes que são nossas, feitas por portugueses e ninguém quer saber disso.

      De que vivem as leiloeiras?

      Só salvas manuelinas e do séc. XVIII já eu escrevi e decifrei uma série de iconografia a ver se magnata tuga ainda as comprava em vez de irem para fora.

      Gostar

      • zazie's avatar
        2 Fevereiro, 2014 15:40

        Como pode parecer essa coisa sórdida de arte sacra, até é bom que a Repúbica laica as deixe ir embora.

        Aliás, a arte sacra foi toda levada daqui para fora, nos casos em que nem foi queimada logo, por liberais, tropas napoleónicas e republicanos.

        Basta ir aos arquivos do Cocanha que eu tenho por lá demasiadas histórias a contar isso.

        Gostar

  17. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 15:50

    Zazie

    Por essa ordem de ideias as obras de Hieronymos Bosch do MNAA não teriam Interesse no nosso país porque não são Portuguesas. Lamento mas o Metropolitan Museum é um dos grandes museus do mundo, devido ás obras internacionais em especial europeias, e já agora Zazie, não tire Portugal do contexto histórico cultural ibérico.

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 15:58

      Felizmente que a ocupação filipina ainda serviu para isso.

      Em que parte é que eu escrevi que os museus deviam agora desfazer-se das obras, em particular de algo que é absolutamente único?

      Acaso estes Mirós fazem parte de espólio de Museu?

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 16:01

      Estes Mirós não estavam em museu algum e nunca foram sequer expostos, o que só agrava o modo como se faz gestão destas coisas.

      Agora, com a nacionalização do BPN à conta das trapalhadas que todos taparam e que o Sócrates nacionalizou, ainda querem que um mafioso madeirense as compre com o nosso dinheiro.

      É isto- a colecção dele é outra fraude e é sustentada pelo contribuinte, ainda que o direito de pernada seja dele.

      Este labrego aluga arte e os toscos acham que assim é que ela se transforma em património nacional

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 16:02

      Mas olhe, o marrano do Viegas nem se preocupou com o Crivelli e nem eu vi assim tanto descabelamento como agora para pagar dívida.

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 16:05

      E eu até gosto do Miró.

      Mas, por favor, haja juízo na cabecinhae nem se compare a um Bosch.

      A ourivesaria, sim, essa até muita dela é espólio nosso, absolutamente único e todos os dias sai daqui.

      Todas as judengas e contos de selvagens que tenho no Cocanha foram tirados de peças que iam a leilão.

      Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:10

        zazie

        Parabéns ! O Miró disse-me que também gosta muiiiiiito de si…e das suas pinturas, e pergunta qual a marca de “batons” carmim “gloss” que usa…

        Quanto ao Bosch, também é da sua opinião ! Disse-me que tem uma máquina de lavar roupa dessa marca, e não há melhor !

        Gostar

  18. zazie's avatar
    2 Fevereiro, 2014 16:07

    Esta já era:
    http://www.cocanha.com/a-judenga-selvagem/

    Gostar

  19. zazie's avatar
    2 Fevereiro, 2014 16:08

    Esta também já era e era feita por artífice português. Uma raridade.

    http://www.cocanha.com/o-que-e-uma-padaria/

    Gostar

  20. zazie's avatar
    2 Fevereiro, 2014 16:12

    E incluía isto: http://www.cocanha.com/diabos-a-solta/

    Peça portuguesa do séc. XVIII. Feita por ourives português. Foi embora. Nem com as minhas historietas se conseguiu convencer um da banca que podia ter ficado com ela

    Gostar

  21. zazie's avatar
    2 Fevereiro, 2014 16:15

    E mais esta manuelina que também foi embora:

    http://www.cocanha.com/progressos-civilizacionais-2-os-selvagens-na-corte/

    É claro que por estes motivos não choram os artistas anti-facistas que vivem de apoios estatais e se julgam património

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    2 Fevereiro, 2014 16:51

    fincapé, 16:25,

    Exactamente isso.
    E levou como resposta uma opinião básica, primária, vulgar (o MDLP, o ELP e certo CDS utilizaram-na em barda), incutida (ainda hoje…) na cabeça de incautos, ignorantes e bovinizados por essa “classe” política, seus pagens e também pela padralhada.

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 16:56

      Lá tinha de vir a padralhada. Já a ateiada até pode destruir uma catedral do Gaudi que é por uma boa causa. A libertação das trevas da religião.

      Cambada.

      Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:31

        zazie

        Não me diga que querem destruir a Catedral da Sagrada Família, do Gaudi, em Barcelona !

        E “por uma boa causa” ? Realmente, aquela Arquitectura…o difícil que deve ser arranjar mobiliário para “aquilo”…aparadores, guarda-fatos, psichés, eu sei lá !!!!

        Por mim, era “camartelo” e já !!!! Como muito bem diz, “a libertação das trevas da religião” !

        Mas, (infelizmente !) o Vítor Cunha não concorda consigo e acha que é uma obra a preservar !

        Há gostos para tudo, não é ?

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 16:57

      Esta é uma obra a preservar.

      Gostar

      • Fincapé's avatar
        Fincapé permalink
        2 Fevereiro, 2014 17:28

        Esta partida que o Vítor pregou ao obrigar-me a ir ao Insurgente só tem desculpa porque foi a um post de Rui Carmo. Se fosse de um tal Noronha até me podia dar um chilique. Mas RC, retirando o facto de ser jovem e andar politicamente enganado, sempre me pareceu boa pessoa.
        Não percebo é porque chamam fresco a uma representação do inferno. 😉

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 16:58

      Ignorantes e preconceituosos são v.s que só até conseguem chamar arte a qualquer palhaçada de espectáculo e se consideram a v.s próprios património a sustentar.

      Se há certeza que sempre tive é que nunca na vida iria para Contemporânea. Artistas, gosto muito deles, mas bem mortos.

      Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:34

        zazie

        Paz à sua alma (quando for caso disso, é claro !)

        Gostar

  23. zazie's avatar
    2 Fevereiro, 2014 17:01

    Eles estão-se pouco nas tintas para património porque isso cheira a “facismo nacionalista”.

    A escardalhada tuga nunca produziu cultura alguma desde o 25 de Abril.

    Zero. E é por isso que depois os rebentos geracionais a cultura que conhecem espelha-se naquelas mijadelas em vídeo ou nas intervenções à troika em pelota.

    Gostar

  24. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 17:42

    Mas Zazie o património a que se refere também o aprecio, e muito, mas como ainda tenho uma perspectiva soberanista (e não federalista) da gestão patrimonial, gostaria que algumas das obras de Miró permanecessem no país, seria bom pelos motivos que referi atrás; isso não impede que defenda na medida do possível a permanência e recuperação de muitas obras feitas em Portugal ou no antigo império Português. Mas podemos colocar a questão da seguinte forma: economicamente a médio e longo prazo não seria vantajoso manter o núcleo central da colecção no nosso país, queremos ou não colocar as nossas cidades no mapa da cultura e no topo da lista onde é bom viver.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo's avatar
      Tiro ao Alvo permalink
      2 Fevereiro, 2014 17:52

      “Manter o núcleo central da colecção no nosso país” guardado numa casa-forte, como aconteceu até agora? Só para gente rica e como forma de entesouramento.
      Os quadros do Miró foram comprados pelo Oliveira e Costa, apenas como aplicação financeira, na mira de vir a obter mais-valias.
      Aconteceu o que aconteceu, e agora é necessário vender os quadros para abater ao prejuízo. Mas há quem não concorde, quem queira sacrificar ainda mais todos os seus concidadãos, apenas por que sim. Não se entende.

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 17:59

      Eu também gostava. Se houver leilão quem tiver dinheiro pode comprar.

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 18:01

      Não faço a menor ideia. Ninguém sabe o que constitui o espólio.

      Duvido que compense. E, como tudo tem custos, um gastos desses tinha de ser confrontado com recuperação de património de que falei.

      Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 18:03

      Quero com isto dizer que a questão não se pode colocar nos termos histéricos com que tem sido colocada.

      E agora, em entrando o Berardo e a tolinha da Canavilhas, a coisa fica mais caricata.

      Não era essa que queria o Museu do Mar, ou lá o que era?

      Uma idiota chapada. Ia quase dizer que desde o António Ferro a arte está nas mãos de broeiros.

      Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:42

        zazie

        Releia as “postas” prolíficas que aqui verte, e veja (e assuma !) os termos histéricos com que as faz…

        Depois… fale na “histeria” dos outros !

        Gostar

  25. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 18:19

    “ abater o prejuízo” então e o prejuízo dos centenas de dias de greve nos transportes públicos sob comando da CGTP, e o prejuízo que os estivadores de Lisboa dão ao país quer que continue a lista…
    Penso que a médio prazo a colecção bem integrada numa secção de um dos nossos museus poderá dar retorno, é evidente que aqui estou apenas a restringir-me ao aspecto económico, e não ao cultural que é mais abrangente.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 18:25

      Vamos ver: 5€ por visitante e 1% da população por ano. 500.000€ por ano. 1 milhão de 2 em 2… 50 milhões daqui a 100 anos…

      Já venderam ou ainda vamos brincar mais?

      Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        2 Fevereiro, 2014 18:41

        O Victor esqueceu-se que as crianças não pagam e os seniores têm 50% de desconto. Contas são contas…

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 18:52

        Obrigado, Tiro ao Alvo. Ora assim, sem descontos adicionais e supondo que não há entradas grátis… Talvez 150 anos com boa vontade do povo português.

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 18:53

      A questão é que, ao contrário do que esses pascácios que aproveitam tudo para agit prop para voltar a colocar no poleiro os que nos levaram à bancarrota, nunca nenhum governo a que chamam de esquerda (uma fantasia da boca para fora, para ganhar voto) se lembrou sequer de salvar uma dessas salvas que eu deixei em link.

      Nem essas nem praticamente nada porque nunca há dinheiro para nada, se não entrar vedeta pelo meio. Em entrando temos festas de buracos de milhões, como a Casa da Música.

      È a megalomania tuga. Ou ficamos com todos os Mirós, ou temos o maior centro comercial do mundo e o maior centro cultural da estratosfera.

      Gostar

  26. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 18:52

    VitorCunha
    Lamento, julguei que fosse um pouco mais sofisticado, a facturação do turismo cultural
    não corresponde à bilheteira dos museus (é mesmo o menos importante), as pessoas que fazem turismo cultural são turistas que consomem (hotelaria , restauração,espectáculos) pensa que os museus de acesso livre em Londres existem penas para cultivar a humanidade. O nosso país é rico em Património e isso não tem expressão no PIB, e as sinergias que se podem criar são muitas , devo mesmo dizer que em Portugal o turismo cultural só pode crescer, porque está muito aquém do que deveria ser para a qualidade de oferta que temos.

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 18:57

      Mas alguém vem fazer turismo cultural a Portugal, com todas as igrejas fechadas e museus encerrados ao fim-de-semana?

      Não diga asneiras. Basta ir a Espanha para terem isso tudo melhor e bem cuidado.

      Gostar

      • José Peralta's avatar
        José Peralta permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:48

        zazie

        Haja coerência !

        As “igrejas em Espanha”, só enquanto não forem destruídas pela senhora dona ateiada, (aquela que você conhece !) em nome da “boa causa da libertação das trevas da religião”…

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 18:59

      Essa do turismo Cultural foi mesmo anedota.

      Pergunte a algum dos pascácios, de Bolotas a coisas piscas que por aqui vivem, qual o património que já visitaram na vida e a quantos museus foram.

      No máximo vão à Festa do Avante que ainda é a única que até trás alguma coisa de jeito. De resto conhecem os gatos fedorentos.

      Gostar

      • Piscoiso's avatar
        2 Fevereiro, 2014 19:18

        eheheh
        Não acertas uma.

        Gostar

      • Bolota's avatar
        2 Fevereiro, 2014 23:27

        zazie ,

        Coltura??? Museus??? Sou mais de tinto da Fidigera com um ensopadito de borrego. É cultura

        Cheiras a naftalina minha

        Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 19:02

      Entendo. Metem-se umas obras menores de Miró ali no CCB e a malta vem a correr ver aquilo e come pasteis de Belém.

      Por um motivo que não interessa explicar, fui ver umas pedras erguidas no Wiltshire. Paguei £13,90 e não foi o Oliveira e Costa que comprou os calhaus.

      Gostar

  27. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 19:10

    Zazie
    Faz-se mais turismo cultural do que pensa, e neste momento existem muitas pessoas a fazerem teses por todo o mundo abordando temas em relação com o nosso património. É claro que o número ainda está aquém do que seria desejável, sobretudo no respeitante ás entradas em museus , mas não nos compete a nós a divulgação e o enriquecimento de colecções?

    Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 19:30

      Olhe, faz-se tudo com o que se tem. Podíamos ter turismo cultural religioso. Nisso até acredito. Mas, como lhe disse, eu andei anos a fazer um levantamento fotográfico de marginalia de todas as igrejas do gótico final e era raro dar com uma aberta.

      Mesmo com toda a papelada oficial para me abrirem, tenho histórias que são uma anedota.

      Dou-lhe apenas 2 erxemplos- temos a Sé de Caminha com tecto mudéjar único. Pois só por favor é que a velhota que tinha a chave ia lá abrir a porta e de corrida.

      Outro exemplo mil vezes pior- o Marvão. Aquela terra é linda e tem uma micro-população que também já foi erigida a património do Estado. Nem precisam de fazer nada.
      Têm até gabinete de turismo. Pois nem com mil autorizações e papeis me queriam abrir a porta da igreja. Com a justificação que só abriram se fosse funeral ou baptizado.

      Juro!

      Fiz grande parte de Espanha para o mesmo e nas calmas- sempre tudo aberto e sem problemas para as fotografias.

      Gostar

      • zazie's avatar
        2 Fevereiro, 2014 19:32

        E é melhor nem falar de grande parte do Alentejo… Foi no único local onde sucedeu que nunca consegui que me abrissem a porta de uma igreja.

        E incluo aqui Madeira e Açores onde, pelo contrário, está tudo aberto porque ainda há povo que acarinha as suas igrejinhas.

        Gostar

    • zazie's avatar
      2 Fevereiro, 2014 19:35

      Mas, esse foi o argumento para Foz Coa.

      E então, como tem sido o turismo cultural para as gravuras? Tem estatísticas?

      Olhe, eu fiz todo este levantamento de mochila às costas e transporte público. Pois em Foz Coa a única coisa de interesse é mesmo a igreja manuelina. A terra é feia de morrer e ninguém de lá, sem carro ou sem marcação prévia, vê o que quer que seja.

      Gostar

      • zazie's avatar
        2 Fevereiro, 2014 19:37

        Turismo cultural o tanas. Nem os historiadores de arte conhecem o coro-alto e o cadeiral de Santa Clara de Vila do Conde.

        Desde que o Chester Smith morreu a única pessoa que lá voltou, aposto (tenho a certeza) fui eu. E o de Mora na mesma. está na Misericórdia com património e espólio de pintura que é uma maravilha e nem os ditos historiadores conhecem, quanto mais os que fazem roteiros turísticos.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        3 Fevereiro, 2014 09:35

        Zazie, saiba que também conheço o coro-alto da Igreja de Santa Clara de Vila do Conde e que concordo consigo: pouca gente, mesmo entre os estudiosos de arte sacra, conhece aquela preciosidade, que dificilmente pode ser visitada, por que o Mosteiro está encerrado.
        E por falar na Igreja, sabe que o referido Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, está a cair aos bocados, por o Estado não ter dinheiro para a sua conservação? E que o mesmo está a acontecer com o Mosteiro da Junqueira, também no concelho de Vila do Conde, este nas mãos de particulares?
        Mas esta malta o que quer são os “mirós”…

        Gostar

  28. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 19:14

    Querem falar de dinheiro porque não vamos a assuntos sérios, porque não abordam
    a saída da PT de Portugal, com a perda do centro de decisão da empresa do país,
    possivelmente com uma futura “planificação fiscal” e menos retorno em impostos para Portugal.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      2 Fevereiro, 2014 20:08

      Você, pseudónimo 1, está a lutar contra quem entende que tem toda a razão do mundo, não admite opiniões contrárias e se perante factos irrebatíveis, desviam o “debate” para assuntos desencaixados da “matéria” em questão, incluindo dinheiro e mais dinheiro e ainda mais dinheiro supostamente salvífico da situação actual.
      Vc. ou qualquer outra pessoa pode, se quiser, contabilizar centenas de milhar de euros que este governo já estourou, vulgo “deitou ao lixo”, mas para neoliberais deste calibre, não interessa tocar noesses casos.
      Um exemplo : a Federação Portuguesa de Futebol (que tem bastante dinheiro) vai receber chorudos milhões de euros do Estado, só pelo facto de participar no Mundial. E receberá mais da FIFA premiando a sua prersença no Brasil, para além de outras receitas consoante os resultados. Para o futebol tudo e máxima atenção ; para a Cultura, migalhas e aproximação qb.
      Antes da venda dos Mirós, muitos mais “negócios” e negociatas lbastante esivas do Estado. Passos, Relvas, Gaspar, Catroga, Mexia, Albuquerque, Salgado’s & tais, sabem disso. Mas não lhes importa, nada lhes importa para além dos seus bolsos recheados e carreiras profissionais a trilhar.

      Muito mais há a escrever sobrer, mas mão vale a pena aqui. Agora vou ver a enorme festa/cultura do Super Bowl.

      Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        2 Fevereiro, 2014 20:11

        A arte de Chris Burden

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        3 Fevereiro, 2014 09:39

        Já agora…a dita Federação podia devolver os milhões que “beneficiou” com o Oliveira e Costa e o BPN? Deve dar para metade da colecção.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        3 Fevereiro, 2014 09:45

        esqueci-me de dizer que esses eram os “negócios” apadrinhados que nunca foram objecto de “opiniões diferentes” por parte da clique “colturalista” de então …..até porque o “super-sumo” (sic expressão LFV) de então dizia preto no branco que a nacionalização do dito não ia custar chavelho ao contribuinte.
        Diria mais…… essa xenofobia futeboleira dirigida a certos, tem o seu contraponto “coltural” quando se fala da maior “instituição filantrópica” portuguesa e do seu dirigente máximo, o tal de LFV , que em conjunto beneficiaram de mais de 50 milhões.

        Gostar

  29. Pseudónimo 1's avatar
    Pseudónimo 1 permalink
    2 Fevereiro, 2014 20:15

    Zazie gosto do seu tom de frustração porque escreve como quem ama verdadeiramente
    o património, e tem seguramente razão nos casos que relata, mas repare estamos a falar
    de pintura, porque não dizer, mais acessível a um público urbano.
    As recentes exposições temporárias no MNAA e no museu Gulbenkian têm tido grande afluência. Quantas pessoas visitaram “O brilho das cidades –a rota do azulejo” , sabe?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      2 Fevereiro, 2014 20:29

      Também na Gulbenkian, junte-lhe mais 230.000 visitantes da exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso.

      Agora vou mesmo ver o Super Bowl.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Fevereiro, 2014 20:31

        Outros casos de absoluto sucesos de visitantes poderia aqui colocar, incluindo Serralves.

        Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      2 Fevereiro, 2014 21:01

      Não há nada como não ter ministério da Cultura. Assim, sem orçamento para luxos como esse, o problema fica muito mais simples de resolver: vende-se tudo. Ainda bem que temos ministério das Finanças.
      E se quisermos ver alguma coisa de jeito, podemos sempre ir a Espanha. Eles pagam para ter o que nós gostamos de ver. Se calhar, ainda não fizeram contas.
      Alguém sabe quanto estão a pedir pelo Mosteiro dos Jerónimos? 😉

      Gostar

      • MJRB's avatar
        2 Fevereiro, 2014 22:28

        Antigos, actual e futuros ministros e secretários de estado da cultura tugas mais os seus pagens e bobos (“social-democratas” e “centristas” não esquecendo os neoliberais yuppies nem os “socialistas”) deviam ser obrigados a “marrar” até entenderem muito bem os conceitos, a filosofia, os programas descentralizadores, como defender patrimónios, o investimento na Cultura defendidos e praticados por esse perigoso “comuna” André Malraux.
        E também, conheceram muitíssimo bem Portugal todo ele.

        Porque tem havido em Portugasl entrada repentina, desregulada e nadinha questionada de dinheiro sobretudo angolano, russo e chinês, podem sim senhor, vender por atacado os Jerónimos, o Museu de Etnologia, o dos Coches, a Torre de Belém, o CCB — uma pipa de massa para reduzir o défice.

        Gostar

  30. A. R's avatar
    A. R permalink
    2 Fevereiro, 2014 20:40

    E se pedissem à URSS as obras de arte e ouro que levaram de Espanha durante a guerra civil? E, já agora, o regresso dos arquivos da PIDE surripiados pelo PCP de cunhal?

    Gostar

  31. Tony's avatar
    Tony permalink
    2 Fevereiro, 2014 21:06

    podíamos cortar os beneficio fiscais da Gerónimo Martins que até tem sede na Holanda e comprar os quadro são 79 milhões de euros que o governo ajuda o tio geronimo

    Gostar

  32. PiErre's avatar
    PiErre permalink
    2 Fevereiro, 2014 21:21

    Não gosto de Miró. Gosto mais de Picassó.

    Gostar

  33. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    2 Fevereiro, 2014 23:43

    Olha para mim a assobiar para o lado.
    Passos perdeu mais de 30 por cento dos militantes em Lisboa.
    Não perdeu nada, fugiram.
    Mas que deviam de fazer?
    Perante um comportamento de terrorismo social e uma politica esclavagista, em perfeita sintonia com a oligarquia, que se apropriou do país.

    Gostar

    • vitorcunha's avatar
      vitorcunha permalink*
      2 Fevereiro, 2014 23:47

      Avante, camarada, avante! Junta a tua à nossa voz! Avante, camarada, avante camarada, e o sol brilhará p’ra todos nós. Avante, camarada, avante camarada, se não chove podes comer os teus avós.

      Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        3 Fevereiro, 2014 00:28

        Bom proveito, não me admira é capaz disso e de muito mais, faz parte da sua cultura, assobiar é claro, mas já agora foi votar, por mais pão, povo e liberdade?
        Porque a realidade é bem diferente, o pão é cada vez menos, o povo idem, imigra e morre por falta de cuidados de saúde, já nem dinheiro para fazer filhos têm, liberdade cada vez menos para as pessoas comuns, economicamente foram roubadas, só existe liberdades para quem se alimenta à custa da oligarquia cleptocrata, instalada.

        Gostar

      • vitorcunha's avatar
        vitorcunha permalink*
        3 Fevereiro, 2014 07:42

        Uma catástrofe. Parece a Coreia do Norte.

        Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        3 Fevereiro, 2014 13:58

        Aqui só quem pode usar a palavra, Coreia do Norte é o norte coreano?
        É o bicho da censura.

        Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      3 Fevereiro, 2014 09:50

      Vejo muita gente preocupada com a actual cleptocracia. Onde estavam eles quando do “investimento público” que meteu e meterá um somatório de mais de 100 mil milhões no cu dos banqueiros e dos empreiteiros?

      Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        3 Fevereiro, 2014 12:19

        Deves de estar cego, estão no governo ao serviço dos seus donos.
        Enquanto tu e os emplastros como tu, se entretinham com os cleptocratas angolanos.
        Vá lá não faças barulho, ainda descobrem que fazes parte do gang.

        Gostar

      • Tiradentes's avatar
        Tiradentes permalink
        3 Fevereiro, 2014 12:54

        Quem faz parte do gang que fechou os olhos enquanto enchiam o cu dos banqueiros e dos empreiteiros é tu……..só saíste do esgoto depois.
        O mesmo gang que era a frente revolucionária angolana e que de repente os ratos descobriram que são cleptocratas.
        Tu não precisas de vistinhas ……um pouco de cérebro onde pudesses armazenar alguma memória e já serias ratazana de superfície.

        Gostar

      • jojoratazana's avatar
        jojoratazana permalink
        3 Fevereiro, 2014 14:02

        Olha a verdade magoa, dai os teus uivos.
        jojo para os amigos, ratazana só para os ratos como tu.
        Se te deres ao trabalho de clicar, em cima do meu nome, verás que aquilo que afirmas a meu respeito é mentira.
        Mas que esperar de pescadores, caçadores e outros aldrabões?
        Eu sou pescador.

        Gostar

  34. adelinoferreira45's avatar
    3 Fevereiro, 2014 02:25

    Vitor cunha, deve 20.000€+ou- sff

    Gostar

  35. licas's avatar
    licas permalink
    3 Fevereiro, 2014 09:16

    vitorcunha HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    3 Fevereiro, 2014 07:42
    Uma catástrofe. Parece a Coreia do Norte.
    __________________

    Eu diria que também se assemelha à China Comunista,
    regime que pôs *fora de combate* a Internet : * AMPLAS LIBERDADES* que o Cunhal
    preconizava, lembram-se, porque a pérfida maquineta divulgou a percentagem
    enorme de Deputados possuidores de fortunas pessoais obscenas.
    CONTUDO não há unanimidade: Veja-se:
    Fincapé HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    2 Fevereiro, 2014 17:17
    . Se bem que os comunistas melhoraram muito nas últimas décadas.
    POIS ENTÂO:
    ____Deixaram o Marxismo-Leninismo,
    ____Abandonaram a Foice e Martelo da URSS
    ____Não preconizam a saída da União Europeia
    ____Voltaram as costas aos regimes de Cuba e Coreia do Norte
    ____ São pela democratização da Siria e abandonam horrorizados
    a chacina que Bashar al-Assad prossegue co apoio da ex-URSS
    ____Combatem as pretensões da Rússia para reinstalar a Ucrânia
    como Colónia
    ____Deixaram de vez de declarar-se anti-USA.
    ____Declaram apoio à Revolução de Veludo da Checoslováquia e
    acusam a ex-URSS de autoras do massacre da Praga 1968, criticando
    Álvaro Cunhal da posição pró tomada pelo Secretário Geral . . .

    É SÓ *PROGRESSO*, não é?

    Gostar

    • Fincapé's avatar
      Fincapé permalink
      3 Fevereiro, 2014 14:30

      Caro Licas, não acha mesmo que o marxismo-leninismo de grupelhos extremistas como o Tea Party é mais perigoso do que a moderação do PCP? E olhe que essa moderação, designadamente o civismo com que decorrem as manifestações, costuma ser elogiada até pelas organizações empresariais.

      Gostar

  36. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    3 Fevereiro, 2014 12:51

    Não li os comentários todos :-(.
    Mas espero que o Berardo compre os Mirós.
    Imaginemos que ele pede os milhões à CGD dando como garantia os Mirós que ele vai comprar.
    Assim, ficamos todos contentes:
    A CGD com garantia dos quadros, nós com mais umas obras de arte para deleite dos turistas.
    E ele com os quadros.
    Como é bom ficar feliz com tão pouca coisa.

    Gostar

  37. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    3 Fevereiro, 2014 12:51

    E a Canavilhas com um valente chocho à maneira.

    Gostar

  38. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    3 Fevereiro, 2014 16:48

    Quem é o Miró?

    Gostar

  39. Joaquim Carreira Tapadinhas's avatar
    Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    3 Fevereiro, 2014 17:01

    Esta paixão pela cultura, neste caso a pintura e do artista Miró, tem algo de surpreendente.
    Nalgumas vezes que fui à Gulbenkian, quer para ver exposições temporárias no espaço principal, quer no Museu, vi quase sempre, a visitá-las, meia dúzia de gatos pingados. Espero que com esta paixão, repentina, desperte, numa grande parte dos portugueses, uma maior necessidade de frequentar tais eventos e assim complementar a sua formação humanística. Seria bom que deste espalhafato sucedesse algo de bom.

    Gostar

  40. basto_eu's avatar
    basto_eu permalink
    3 Fevereiro, 2014 18:15

    Entre receber a minha parca reforma no dia 10 e ver o Miró pendurado no museu do Berardo prefiro a primeira.

    Gostar

  41. Levy's avatar
    3 Fevereiro, 2014 22:48

    O Berardo não estava falido?

    Gostar

  42. licas's avatar
    licas permalink
    4 Fevereiro, 2014 12:34

    Fincapé HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    3 Fevereiro, 2014 14:30
    Caro Licas, não acha mesmo que o marxismo-leninismo de grupelhos extremistas como o Tea Party é mais perigoso do que a moderação do PCP? E olhe que essa moderação, designadamente o civismo com que decorrem as manifestações, costuma ser elogiada até pelas organizações empresariais.
    __________________

    Em *moferação* pede meças a quem quer que seja . . .
    Fincapé parece que está muito agradecido a que não venham cá para fora
    senão aos berros, encontrões e buzinadelas.
    Que não entre pelos portões dos quartéis e roube as armas para vir cá para fora
    matar os *fascistas*. Que não o agrida quando se ri da palhaçada que consiste
    em a CGTP ser chefiada por um agitprop devidamente credenciado.
    De ter , à força diga-se, renunciado à Reforma Agrária. De agora não *sanear* (porque
    já não tem força para isso) os jornalistas que não sejam da *cor*.
    Que ultimamente não tenha assassinos a soldo.
    ESTÁ tão agradecido da *moderação* que desculpa/esquece/lava tudo quanto se passou
    nos últimos 100 anos do Marxismo-Leninismo. Até é capaz de considerar que a Guerra Fria
    foi um invenção dos pérfidos Yanques com o intuito de escravizar os povos da Europa
    Ocidental. É CAPAZ.

    Gostar

  43. licas's avatar
    licas permalink
    4 Fevereiro, 2014 12:47

    Até será capaz de estar convencido que o 25 de Novembro
    foi uma traição à Revolução . . . Sei lá . . .

    Gostar

Deixe uma resposta para zazie Cancelar resposta