Saltar para o conteúdo

uma eloquente demonstração

7 Março, 2014
by

2011-11-24t191705z-01-rfm07-rtrmdnp-3-portugalNas últimas décadas, o estado português, arvorado em estado social, gastou dinheiro a rodos oferecendo tudo a todos, transformando todos os bens e serviços utilizados pelos seus cidadãos em serviços e bens públicos, logo, pela letra e espírito da sua Constituição, universais e gratuitos. Com isso, criou escolas, universidades, politécnicos e cursos desnecessários, duplicou pontes e estradas que quase ninguém usa, criou gabinetes ministeriais de proteção ao mexilhão da Costa da Caparica e ao javali alentejano, subsidiou artistas e cançonetistas, gastou milhões em rendimentos mínimos sem controlo nem tutela, prestou generosa assistência a bancos arruinados, a televisões comerciais sem audiência, a empresas transportadoras cronicamente deficitárias e tecnicamente falidas, patrocinou campeonatos europeus de futebol, realizou obras vultuosas em aeroportos que se preparava para demolir e substituir por outros, enfiou milhões em escritórios de advogados, arquitectos e técnicos para pareceres e projectos, e contratou e pagou a uma enorme burocracia, que praticamente triplicou em vinte anos, para executar as suas ciclópicas tarefas e nobres fins. Fê-lo com os impostos dos contribuintes, a partir de decisões políticas legitimadas pelo voto popular. Ao longo dessas décadas, os impostos subiram sempre, a dívida pública também e a insatisfação popular com os serviços prestados igualmente. Nesta euforia proteccionista, o estado social português, distraído nas suas funções sociais, esqueceu-se daquilo para que essencialmente foi criado: garantir a segurança das pessoas e da sua propriedade.

Por isso, as manifestações enraivecidas de polícias que recebem, em média, a miséria mensal de 1000 euros para arriscarem as suas vidas a defender os outros, é a mais eloquente demonstração do seu fracasso.

41 comentários leave one →
  1. politologo's avatar
    politologo permalink
    7 Março, 2014 04:17

    Gostei mas lembra-me o p. antónio vieira A “Balzaquiana” das cartas da Sic não nos dirá o que nos vai acontecer ? Ela também terá as cartas viciadas ?

    Gostar

  2. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    7 Março, 2014 06:24

    Chamar de social ao estado português, tomado e controlado pelos grupos económicos representados pelos partidos do ciclo do poder, PS, PSD, CDS, em que o salário minimo é um insulto, por muito que custe aos experts da economia que insistem que se pague demais em Portugal quando há gestores que pura e simplesmente são uns alarves no embolsar de dividendos, só mesmo para denegrir a função do estado social que nada tem a ver com o que o Rui descreveu. Aliás Portugal mais parece uma monarquia constitucional.

    Gostar

    • Tácio Viriato's avatar
      Tácio Viriato permalink
      7 Março, 2014 12:17

      Ó @!@
      Reino Unido, Suécia, Países Baixos, Noruega, entre outros, são Monarquias Constitucionais. Onde está o mal?

      Gostar

      • @!@'s avatar
        @!@ permalink
        7 Março, 2014 20:10

        Na monarquia, na irresponsabilização dos cidadãos que delegam numa figura tutelar os designios das suas vidas.

        Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        7 Março, 2014 20:15

        Quais “desígnios das suas vidas”? Onde é que numa monarquia constitucional o rei determina o desígnio seja de quem for?

        Gostar

    • @!@'s avatar
      @!@ permalink
      7 Março, 2014 23:39

      Para o Rui. Então para que serve o rei e já agora a monarquia?

      Gostar

      • rui a.'s avatar
        rui a. permalink
        8 Março, 2014 05:39

        Meu Caro, essa é uma conversa longa. Note que eu não sou exatamente monárquico, durante anos fui furiosamente republicano, mas reconheço hoje que as monarquias constitucionais europeias são, pela fortíssima carga simbólica da chefia do estado (que os orientais, distantes da nossa laicidade, reforçaram com a ideia de familiaridade com as divindades), a melhor forma de refrear, de envergonhar, se quiser, o poder soberano. Nas monarquias constitucionais o rei não tem qualquer poder executivo. Se o tivesse não estaríamos, obviamente, perante democracias, porque seriam poderes não legitimados pelo sufrágio universal. Eles são símbolos vivos perante os quais os poderes soberanos têm de se justificar. A força dos símbolos é, meu caro, imensa, embora a maior parte das pessoas não pense nisso. Pense agora você e diga lá o que concluiu. Se quiser uma ajuda preciosa, veja o filme “A Rainha”, que relata a profunda transformação de Blair em relação à instituição da coroa britânica, para enorme fúria da sua mulher, depois de se ter tornado primeiro-ministro (não exatamente depois de ter conhecido a Isabel II, como um espectador menos atento do filme poderá concluir).

        Gostar

  3. fado alexandrino's avatar
    7 Março, 2014 07:39

    Mas porque é que coloca tudo no passado?
    A maior parte das coisas continua a acontecer.

    Liked by 1 person

  4. Piscoiso's avatar
    7 Março, 2014 08:47

    Tenho quase a certeza que nenhum jotinha vai para polícia, vai ganhar mais e por vezes com menos habilitações.

    Gostar

    • Oinc!'s avatar
      Oinc! permalink
      7 Março, 2014 09:07

      Também acho que nenhum “jotinha” vai para a policia, mas o resto, ou seja a “ilusão” é uma verdade incontestável…

      Gostar

  5. Bolota's avatar
    Bolota permalink
    7 Março, 2014 09:02

    Quando diz que o estado português, arvorado em estado social, gastou dinheiro a rodos oferecendo tudo…onde coloca o roubo nas pensões de velhice por exemplo??? Pensões que fora amealhadas ao longo de uma vida interira de trabalho???

    Gostar

    • Oinc!'s avatar
      Oinc! permalink
      7 Março, 2014 09:12

      Infelizmente, o nosso sistema de pensões, com excepção dos fundos de pensões privados (esses sim, depois de “fusionados” na segurança social estão a ser “roubados”, mas isso é uma minoria e não é de isso que a grande maioria se queixa), não funciona assim, quem assim pensava ou ainda pensa, anda e tem andado muito enganado, ou deixou-se enganar, acreditando numa “mentira piedosa”, a Segurança Social e a CGA, não funcionam, nem nunca funcionaram em modelo de capitalização, mas sim de distribuição…

      Gostar

    • distraido's avatar
      distraido permalink
      7 Março, 2014 10:43

      Como é possivel TODA uma colectividade pensar que desconta durante 36 anos 10% do seu salário para efeitos de pensão futura , e possa exiguir estar 20 , 30 anos ou mais a receber uma pensão que até há pouco tempo na CGA era 100% do salário. A preços constantes , e num cenário teórico, e muito simplificado os “seus”descontos” só dariam para 3,6 anos !

      Gostar

    • Joao Pereira's avatar
      Joao Pereira permalink
      7 Março, 2014 11:03

      As pensões não foram amealhadas ao longo de uma vida de trabalho. Já vamos a meio de 2014 e há pessoas que continuam sem perceber o elementar do elementar …

      Gostar

  6. nunoanjospereira's avatar
    7 Março, 2014 09:13

    Reblogged this on Nuno Anjos Pereira.

    Gostar

  7. Marques Mendes's avatar
    7 Março, 2014 09:34

    “recebem, em média, a miséria mensal de 1000 euros”.

    Eu sei que é pouco, mas estamos a esquecer-nos que vivemos num país de pobres onde 2 milhões de reformados recebem uma pensão média de 425 Euros e mais de um milhão de trabalhadores recebem um salário minimo de 485 Euros.

    Nesta pobreza geral, os polícias até são relativamente priveligiados pois ganham mais do que os recém licenciados.

    O problema é que nos andaram e andam a fazer crer que eramos/somos ricos e até podiamos ter auto-estradas aos pares, comboios de alta velocidade para nowhere, etc. etc.

    Gostar

    • Abre-latas's avatar
      Abre-latas permalink
      7 Março, 2014 09:46

      Subscrevo e acrescento:
      Não sabiam quanto iam ganhar e os riscos dessa carreira?
      Cortes, todos tiveram.
      Estes acham que são mais que o vizinho só porque fazem arruaça para TV ver!

      Gostar

      • Ricardo Joaquim's avatar
        Ricardo Joaquim permalink
        8 Março, 2014 19:27

        Sabia-se quanto é que se ia ganhar o problema é que com os cortes aplicados foi de um mês para o outro menos cerca de 200€, ou seja à 5 anos ganhava mais que nos atuais dias! E a diferença entre as forças de segurança e restantes funcionários são:
        1: trabalhamos em horário rotativo noites, dias , fins de semana, feriados, etc (experimente a ir a uma repartição de finanças depois das 17:00 ou ao fim de semana a ver se é atendido)
        2: estamos deslocados da área de residência anos a fio até haver vagas um pouco mais próximo.
        3: temos uma folga semanal rotativa, ou seja folgamos de 7 em 7 dias, um dia e folgamos um fim de semana de 7 em 7 semanas
        4: as férias são marcadas consoante o serviço, ou seja no Algarve férias no verão é para esquecer pois é a altura de mais eventos (nem na nossa vida mandamos).
        PS: nós fomos manifestarmo-nos pelos direitos adquiridos que nos foram retirados, os órgãos de comunicação social concerteza não foram a nosso pedido nem fomos lá para o showoff, antes de assumir uma posição acho que é de seu interesse inteirar-se dos factos.

        Gostar

    • Piscoiso's avatar
      7 Março, 2014 10:27

      “comboios de alta velocidade para nowhere,”?
      Acha que a ligação TGV à Europa é nowhere?
      “ter auto-estradas aos pares” sim, é um desperdício.

      Gostar

      • margarida soaresfranco's avatar
        margarida soaresfranco permalink
        7 Março, 2014 15:10

        Para mercadorias é absolutamente necessária a ligação por comboios de velocidade alta…para passageiros é, sem qualquer dúvida, um desperdício !!!!!!!!!!!!

        Gostar

      • sem norte's avatar
        sem norte permalink
        7 Março, 2014 16:17

        Camarada biscoito,
        Já se nota pequenas mudanças nos seus escritos.
        Para quem defendeu sempre todas as obras públicas do PS, inclusive o aeroporto de Beja, vir agora afirmar que é um excesso o duplicar de autoestradas, já é uma mudança bem grande e que registo om apreço.

        Gostar

  8. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    7 Março, 2014 09:51

    a ‘BÓFIA’ social-fascista apenas se interesssa pela carteira dos contribuintes

    Gostar

  9. josegcmonteiro's avatar
    7 Março, 2014 10:00

    Abre-latas, com apenas um ordenado mínimo, seria um bravo arruaceiro.
    50 anos salazarentos fizeram do meu país o mais pobre da Europa!
    Prá frente Portugal…

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      7 Março, 2014 10:09

      Já vamos com 40 anos de democracia e estamos mais ou menos na mesma, muito obrigado. O mal é dos regimes ou dos habitantes deste jardim à beira-mar?

      Gostar

  10. Helderega's avatar
    Helderega permalink
    7 Março, 2014 10:18

    Então o que dizer de um Técnico Superior do estado que ganha 1095 euros por mês (gasta um quarto em combustível para deslocações) e trabalha quase há 20 anos? Qualquer jotinha de 23 ou 24 anos vai ganhar o triplo para um gabinete ministerial e com ajudas de custo.

    Gostar

    • Oinc!'s avatar
      Oinc! permalink
      7 Março, 2014 10:49

      Ninguém é obrigado a ser técnico superior do estado (ou inferior), se estão mal, e não é só de agora, porque é que não mudam de emprego? O contribuinte agradece! Se calhar achavam que havia alguma vantagem em “trabalhar” para o estado, enquanto que quem pagava a “festa” andava exposto ás normais flutuações da economia e do mercado de trabalho… Era inevitável que o “forrobodó” chegasse ao fim… e tendo em conta que estamos a falar de “intelegentissimos técnicos superiores”, só não viu isso quem não quis ou andava distraído. Os “jotinhas” são, sem dúvida uma vergonha e um problema moral, mas na despesa do estado, pesam pouco ou quase nada, se fosse esse o problema seria muito fácil de solucionar.
      Já agora, para mim, técnico, é o Sr. que vai lá a casa arranjar a máquina de lavar, no mundo real as pessoas têm profissões, independentemente das suas habilitações, são funcionários publicos, padeiros, empresários, bancários, etc. as qualificações académicas e outras não são por si só um factor critico de sucesso nem de empregabilidade, mas sim a utilidade e o contributo do individuo para a organização ou empresa…

      Gostar

      • Helderega's avatar
        Helderega permalink
        7 Março, 2014 11:00

        O populismo desbragado a que este governo tem dado pasto abundante, manifesta-se aqui em todo o seu explendor. Com que então, se eu mudar de emprego o contribuinte agradece? Está a partir do princípio que a minha função não é necessária e que o meu posto de trabalho existe só porque eu existo.
        Técnico é o que arranja máquinas? Sem comentários. Deve ter algum trauma com os “inteligentíssimos técnicos superiores”.

        Gostar

      • Helderega's avatar
        Helderega permalink
        7 Março, 2014 11:02

        Então funcionário público é uma profissão? O que uma pessoa descobre. Já agora, sabe o que é um técnico superior?

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      7 Março, 2014 10:56

      Depende do que o “técnico superior” faz; 1095 euros por mês pode ser muito, ou pode ser pouco. Quanto ao que gasta em combustivel, o que é que nós temos a ver com isso, não basta pagarmos os 1095 com o dinheiro dos nossos impostos?

      Gostar

      • Helderega's avatar
        Helderega permalink
        7 Março, 2014 11:20

        Eu estava a comentar o post, no qual se diz que 1000 euros por mês é uma miséria e eu tenho o direito a manifestar a minha opinião de que o que ganho é pouco para o tempo de serviço que tenho, o nível de especialização que as minhas funções exigem e as responsabilidades que tenho. O senhor está a queixar-se que me tem de pagar o salário com os seus impostos, mas eu também pago muita coisa com os meus impostos, incluindo os disparates dos nossos governantes.

        Gostar

      • Oinc!'s avatar
        Oinc! permalink
        7 Março, 2014 11:23

        Infelizmente, sei o que é um “técnico superior” do estado, pago uma série deles que não servem para nada, há anos… O que não quer dizer que não hajam alguns úteis… E sim! tem razão funcionário publico, não é profissão, pode “levar a bicicleta”, mas só nisso… 😉

        Gostar

    • margarida soaresfranco's avatar
      margarida soaresfranco permalink
      7 Março, 2014 15:15

      Conheço muitos Técnicos Superiores do Estado que não fazem, a ponta de um c***o…as excepções aqui são a “”regra””, infelizmente !!!!!!!!!!

      Gostar

  11. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    7 Março, 2014 10:44

    Um excelente resumo da situação pelo rui a
    Efectivamente, o Estado português gastou demais metendo-se em tudo o que não devia e descurou o que deveriam ser as suas funções fundamentais !

    Gostar

  12. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    7 Março, 2014 11:29

    Helderega (7 Março, 2014 11:00) : “Com que então, se eu mudar de emprego o contribuinte agradece? Está a partir do princípio que a minha função não é necessária e que o meu posto de trabalho existe só porque eu existo.”

    Se porventura o Helderega não está satisfeito com as condições então é melhor que procure mudar de emprego para melhor. Melhor para si e para os utentes do seu serviço.
    Se porventura a sua função não for necessária então o contribuinte tem tudo a ganhar com a extinção do seu posto de trabalho (ou a sua transferencia para outro com funções necessárias e condições diferentes) : maior eficiencia global, menos gastos, menos impostos (ou melhor utilização do mesmo dinheiro em funções necessárias).

    Gostar

    • margarida soaresfranco's avatar
      margarida soaresfranco permalink
      7 Março, 2014 15:17

      Acha que o Helderega larga um trabalho de FP ?? Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

      Gostar

      • Helderega's avatar
        Helderega permalink
        7 Março, 2014 17:03

        Troco já consigo, quer?

        Gostar

  13. Antero de Quentino's avatar
    Antero de Quentino permalink
    7 Março, 2014 12:01

    Por isso, as manifestações enraivecidas de polícias que recebem, em média, a miséria mensal de 1000 euros para arriscarem as suas vidas a defender os outros, é a mais eloquente demonstração do seu fracasso.

    Efetivamente não é bom ordenado. Mas questiono, onde se encontra o cidadão que diga que o seu ordenado é bom?
    Na PSP/GNR/Militar/Câmara Municipal/na construção civil ou na AR?
    Quando olho para o Diário da República, CGA, leio que a aposentação dos elementos da PS/GNR/militar, auferem em média 1500€. Mas não há distinção entre o elemento policial que andou a pisar paralelos durante 30 anos e aquele que passou os 30 anos na cantina, na barbearia ou na oficina. Aqui a díspare situação dos outros funcinários públicos que nas mesmas funções usufruem de uma aposentação no valor ridículo está nos 500€

    Gostar

    • margarida soaresfranco's avatar
      margarida soaresfranco permalink
      7 Março, 2014 15:20

      E há os que estão nas esquadras a contar anedotas enquanto esperamos horas para apresentar uma queixa…e só andam em bandos !!!!!!!!!!!

      Gostar

  14. BEIRAODOS SETECOSTADOS's avatar
    BEIRAODOS SETECOSTADOS permalink
    7 Março, 2014 15:04

    “Um Pais com uma classe media forte, e um Pais forte. Um Pais com uma classe media fraca, e um Pais fraco”. Alguem disse isto e concordo mas, chegamos e este ponto porque o povo quer. A arma do povo e apenas o voto e o portugues nao o usou da melhor maneira – temos o que escolhemos. A razao de nao saber usar a arma “voto” tem muitas explicacoes que deixo aos especialistas.

    Gostar

  15. BELIAL's avatar
    8 Março, 2014 13:19

    !000€ não está nada mal, tendo em conta que há muita gente, com sólidas qualificações, a trabalhar no privado e no publico, com similares remunerações.
    O que era pouco há uns anos…

    Conheço gente, por conta própria, a lembrar que já forma chefes disto e daquilo, a ganhar 800€, que achavam bom, 14 vezes ao ano…

    Conheço funcionários, licenciados, em corpos especiais da Justiça, que mal ganham isso, com 10 e 15 anos de carreira.

    Gostar

  16. Francisco Malveiro's avatar
    Francisco Malveiro permalink
    9 Março, 2014 10:40

    O início do post bem poderia começar assim: Desde o 25A, os sucessivos governos teêm conseguido o poder através da compra de votos de tudo o que é funcionário do estado, cencedendo mordomias a todos até á quinta geração………

    Gostar

Deixe uma resposta para Antero de Quentino Cancelar resposta