Saltar para o conteúdo

Nossa Europa

11 Fevereiro, 2020

Vi na imprensa que políticos, académicos e artistas criaram uma plataforma cívica chamada “Nossa Europa” para “pôr fim ao desconhecimento da UE em Portugal” e que Marcelo Rebelo de Sousa apadrinha a iniciativa.

Não tenho especial gosto em ser desmancha-prazeres, mas começa mal a empreitada pois duas coisas fundamentais perceber seria que a Europa é bem diferente da União Europeia e que a Europa não tem donos e a UE não deveria tê-los.

Um dos mais importantes propósitos desta nova agremiação é “construir o maior Dicionário de Termos Europeus em português” e criar um “EUROOGLE.COM”. Será que vai surgir um novo Esperanto, uma língua desenhada centralmente por uma elite? Ou será apenas o “aportuguesamento” do jargão burocrático de Bruxelas e a tentativa de inventar conjuntos de caractéres sem qualquer significado e utilidade?

Esta nova instituição também se quer opor “à manipulação de notícias, aos factos alternativos e às fake-news” e por isso vai ela própria criar a sua narrativa pró-União Europeia e a “transmissão pedagógica de conceitos” que considerem correctos. Esqueceram-se de referir que é uma organização inclusiva, de combate às alterações climáticas e preocupada com os territórios de baixa densidade para fazer quase o pleno das causas da moda.

Mas quem são os promotores da iniciativa? Tudo gente nova nestas andanças. Uma lufada de ar fresco. Uma disrupção total com o sistema e os interesses. Não acreditam? Pois aqui têm os nomes: Carlos Coelho, Maria Manuel Leitão Marques, Marisa Matias, Carlos Moedas, Pedro Mota Soares, António José Seguro, Leonor Beleza, Nuno Severiano Teixeira, Luís Marques Mendes, Rui Tavares, Paulo Sande, Rui Marques ou Luís Represas.

Foram prudentes em não acreditar. São os mesmos de sempre e a corte lisboeta em peso.

É curioso que o “Nossa Europa” diz que a “diversidade de opiniões enriquece a sociedade plural em que vivemos”, mas não vejo entre os seus promotores euro-cépticos, nem anti-UE… Tem todo o ar de ser uma coisa melosa que em vez de pensar Portugal vai pensar a União Europeia.

Mas está bem feito. Para combater a indiferença, a apatia dos cidadãos e incentivar a participação cívica, além das caras novas que se apresentam vão ter um “Conselho Superior”, pois as ovelhas têm de ter os seus pastores…

Resumindo e concluindo: num país onde mais de 80% do investimento público provém dos fundos da União Europeia, é preciso educar o povo para saber mostrar-se grato pela esmola e para que continue amigo da coesão.

NossaEuropa

11 comentários leave one →
  1. 11 Fevereiro, 2020 23:27

    Não tem chinos, pretos indianos ou marcianos. Portanto, é ilegal.

    Gostar

    • Filipe Bastos permalink
      12 Fevereiro, 2020 02:41

      Apoiado. E aguardemos pela lista de membros LGBTIP2SQQAPKA (não é gozo, é mesmo assim a sigla).

      Gostar

    • Luis permalink
      12 Fevereiro, 2020 08:03

      Um professor de economia do Porto diz que o litio nao e rentavel… E que serve para justificar fundos europeia. Sera subsidiado…

      Gostar

  2. MJRB permalink
    11 Fevereiro, 2020 23:45

    Mais uma Plataforma inócua, que não terá resultados esclarecedores na populaça-NADA e porque a populaça se soubesse desse civismo estaria cagando-se para isso (deem-lhe mas é futebolices, bejecas, jet 3,5 e galas mais a Cristina Ferreira), eis ejaculações precoces de quem promoveu e assina a Plataforma.
    Mais do mesmo empata-fodas e viva o tédio tuga.

    Gostar

  3. Procópio permalink
    12 Fevereiro, 2020 00:05

    Do centro do lugar disperso onde a maioria dos magros 10 milhões vegetam, vêm estes gajos mostrar o seu afã pelos cobres da ilusão. Chegaram tarde. A UE está em cacos

    Gostar

  4. Mauritano permalink
    12 Fevereiro, 2020 05:41

    E quanto vai custar essa merda ao bolso dos não iluminados, i. e. aos normais contribuintes, em subsídios e subvenções?

    Gostar

  5. Rão Arques permalink
    12 Fevereiro, 2020 08:00

    O animador de pista Marcelo a tempo inteiro sem sossego.

    Gostar

  6. 12 Fevereiro, 2020 08:48

    Nossa Europa assemelha-se ao antigo Angola é Nossa e irá ter o mesmo destino.

    Gostar

  7. Beirão - RC permalink
    12 Fevereiro, 2020 09:18

    A mesma trupe controladora das consciências e das vontades de sempre. Claro que a coisa cheira mal, muito mal, e que estes mamões de Bruxelas se estão cagando para Portugal e para os portugueses, apenas lhes interessando os seus tachos e penachos.
    A trupe omitiu, propositadamente, as causas da sua agenda política do multiculturalismo, da inclusão, das fronteiras abertas, e outras merdas que tais, porque tem a intenção nítida de enganar o pagode, que despreza, de fazer pouco e rir-se na cara do tuga.
    O papel do Cuecas nesta palhaçada é o das palhaçadas a que nestes anos nos habituou. Como um patinho, eu cai na asneira de votar nesta fraude.

    Liked by 1 person

  8. lucklucky permalink
    12 Fevereiro, 2020 15:55

    Social-Fascistas portanto do Bloco ao PSD

    A Plataforma Cívica recebe fundos de quem? Pois é… os jornalistas não acharam notícia.

    Gostar

  9. Expatriado permalink
    13 Fevereiro, 2020 12:26

    Um dos melhores, se não o melhor, argumento contra a legalização dos assassinatos em hospitais.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: