Saltar para o conteúdo

Uma vez assistencializados, assistencializados para sempre e em tudo

16 Março, 2020

Quase 800 escolas abertas para garantir refeições e acolher alguns alunos. Veja aqui a lista completa. Das 3.500 escolas do país, cerca de 800 vão estar abertas para garantir refeições a alunos carenciados e para acolher filhos de profissionais de saúde.

Parece-me inquestionável que as escolas estejam abertas para acolher filhos de profissionais de saúde (e tb os fihos dos agentes de segurança? – pergunto e espero eu).

Quanto aos carenciados a resposta não pode ser esta. Que sentido faz estar a expor as  crianças, os funcionários, as famílias… a mais contactos?   Nada impede as famílias dos alunos ditos carenciados de cozinhar pelo que o apoio deve passar por ajudá-los a compra alimentos, não concentrá-los a tomar as refeições.

A “nacionalização” dos carenciados acentuou-se a aprtir de 2009 e levou a que estas famílias fossem perdendo competẽncias e vida de família: primeiro as cantinas passaram a abrir ao fim-de-semana, depois nas férias grandes e depois tb nas da Páscoa e do Natal. 

Ao retirar responsabilidade às famílias a assistencialização tornou os carenciados ainda mais carenciados

 

14 comentários leave one →
  1. Raghnar permalink
    16 Março, 2020 17:34

    E o socialista dono da empresa que fornece as refeições? “Deixa de comer”, D. Helena?

    Gostar

  2. maria permalink
    16 Março, 2020 18:04

    Tem lógica, mas? Supomos que o Estado subsidiava cada refeição em 5€ a família tinha de cozinhar e acrescentar a energia ou gás.
    Indo ás cantinas a coisa fica mais leve.

    Gostar

  3. Weltenbummler permalink
    16 Março, 2020 18:16

    os animais de cãopanhia podem ir à rua passear os donos se estes levarem trela
    us donos não podem cagar no chão

    Gostar

    • MJRB permalink
      16 Março, 2020 21:33

      Já vi não há muitos meses, uma pessoa razoavelmente conhecida no país a não colocar no saco -saco só para distrair o maralhal– os cagalhões do cão. Estive quase para intervir…
      O mesmo “ilustre” e moralista, descobri tempos depois, leva o cão para as traseiras dos prédios, aí caga à vontade e siga a passeata.

      E o AC-DC, quando passeia o cão, limpa o cartão de visita ??

      Gostar

      • Maria José Melo permalink
        17 Março, 2020 16:26

        Deveria ter intervindo.
        Eu intervenho. Ainda hoje apanhei um enorme, no passeio, à porta da minha casa. Mesmo nas zonas “mais nobres” de moradias, onde as pessoas pavoneiam os seus pertences e tratam os outros “abaixo de cão”, muita gente ainda não tem o civismo necessário para cuidar do espaço comum, não deitando lixo para o chão e apanhar os dejectos caninos. Lamentável! 46 anos após o 25 de Abril, continuamos a sofrer de sub-desenvolvimento…
        Quanto aos “assistencializados”, tudo começou no tempo do Sr. Eng. Guterres. Uma família dependente de assistência e subsídios, usualmente, continua esse ciclo “ad eternum”.
        Guterres nunca resolveu coisa alguma, não provou nada em nenhum cargo que teve/tem, só se benefeciou a si próprio, à sua ambição e vaidade, mascaradas de “bom católico”, amigo dos pobrezinhos, migrantes, desvalidos…

        Gostar

  4. Albano Silva permalink
    16 Março, 2020 18:18

    Quase toda a gente percebe que é neste tipo de assistencialismo desmedido que o socialismo medra e no qual chafurdam poderosamente os quase todos medíocres que aparentam governar o país. É uma estratégia velha que, todavia, a maioria dos eleitores cultiva com estranho desvelo. Talvez por acreditarem no sentimento solidário dos políticos!!

    Gostar

  5. Expatriado permalink
    16 Março, 2020 19:17

    Isto é alarmisno? Não!! É conhecimento e bom senso. Preparem-se para o aparecimento do diabo que, aliás já cá está.

    Gostar

  6. MJRB permalink
    16 Março, 2020 21:01

    Este desgoverno “socialista” que contrate alguém capacitado e muito bem informado para comunicar diariamente com os tugas, porque a Graça Freitas e a Marta Temido para além de declarações patéticas, só alimentam receios e mais receios nas pessoas quase a todos os níveis vulneráveis.

    Gostar

  7. MJRB permalink
    16 Março, 2020 21:06

    O jeitão que o C-19 vai dar a mega-bandidos tugas com processos judiciais e nas plataformas para serem julgados: a ministra da Justiça pondera adiar prazos, vários prazos…

    Gostar

  8. MJRB permalink
    16 Março, 2020 21:16

    Quase tenho a certeza que surgirão estes problemas: “domésticos”, porque percentagem elevada dos tugas não têm nos seus “lares” escapes, entendimentos suficientes, trabalho consentâneo com tantos dias isolados, e as notícias em nada beneficiam “distrações”; sociais, porque passam a desconfiar uns dos outros.

    Hoje faleceu o primeiro infectado — paz à sua alma. Dizem as notícias, amigo do Jorge Jesus. Há minutos surgiu a notícia de o JJ estar “provavelmente” infectado. Desejo que ele e ninguém mais esteja. Mas esta notícia não será uma conveniente fake para, por algum tempo, distrair o maralhal ?

    Gostar

  9. MJRB permalink
    16 Março, 2020 22:00

    Os tugas têm de adoptar um pensamento, atitude social e familiar básica, drástica: NÃO ESTOU, NÃO QUERO ESTAR, NÃO QUERO QUE VOCÊ ESTEJA contaminado.

    Gostar

  10. Jorge MRA permalink
    16 Março, 2020 22:21

    E se os alunos almoçam juntos e depois vão para casa porque ficaram sem aulas? Não faz sentido. Será que na cantina o vírus não contagia ninguém?

    Gostar

  11. 16 Março, 2020 22:54

    Que pena! não existir um exército de famintos à porta das igrejas a pedir por amor de Deus uma malga de sopa!
    Se existisse seria um exército ao serviço da caridade e piedade dos crentes na Nossa Senhora de Fátima, que tão esquecida tem andado, nos últimos anos.

    Gostar

  12. hajapachorra permalink
    17 Março, 2020 02:21

    Há um problema: a maioria das mães e dos pais abaixo dos 45 não sabe estrelar um ovo.

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: