Saltar para o conteúdo

Quem se mete com o PS leva. E, avisa um secretário de Estado,quem não condena quem se mete com o PS também leva

28 Outubro, 2020

O Camilo Lourenço explica neste video o que aconteceu. No PÚBLICO o João Miguel Tavares comenta o caso num texto que subscrevo: “Tudo começou com um post de Camilo Lourenço publicado no Facebook na sexta-feira às 20h04, comentando a notícia de abertura do Jornal das Oito da TVI, em que a ministra da Saúde afirmava que o SNS iria ser muito pressionado nos próximos dias. Camilo Lourenço escreveu: “Os hospitais estão no limite? Vá-se lixar, sra. ministra. A senhora devia ter negociado, em devido tempo, a utilização dos hospitais privados. Que m… de políticos. Gente que prefere deixar morrer pessoas só por causa de complexos ideológicos. Fdx!”

Camilo Lourenço é uma figura pública e a sua página de Facebook é seguida por quase 120 mil pessoas. O espaço de comentário diário que transmite via Facebook, A Cor do Dinheiro, é um sucesso de audiências, o que lhe permite um contacto com o público sem mediação editorial e a utilização ocasional de uma linguagem que seria inaceitável numa rádio, televisão ou jornal de referência. O seu comentário está cada vez mais solto por causa disso, mas, até pelo impacto do que diz, Camilo pode e deve ser criticado quando exagera ou utiliza linguagem menos própria. Admito perfeitamente que um político lhe possa responder, ou até processar, se entender que passou dos limites. É também para isso que servem os tribunais (embora a liberdade de expressão deva ser particularmente extensa no que diz respeito a críticas políticas, como é o caso).

Contudo, aquilo que um político não pode fazer é aquilo que o secretário de Estado do Planeamento fez, escassos 25 minutos após ter lido o post de Camilo Lourenço. Às 20h29 dessa mesma sexta-feita (nota mental: é sempre péssima ideia responder a quente), José Gomes Mendes contra-atacou no Facebook, com um post em que não se limitou a defender Marta Temido (“trabalha até ao limite da sua resistência para fazer o seu melhor e ajudar o país”), nem a criticar a linguagem de Camilo Lourenço (“num qualquer cidadão é falta de educação; numa pessoa que ganha a vida a fazer opinião nos media é inaceitável, vergonhoso, desprovido de ética e de profissionalismo”), mas, como tem sido tristemente hábito neste Governo, entusiasmou-se com a sua voz grossa e deu um passo longe de mais.

Que passo foi esse? Foi quando saltou da crítica ao comentário para a sugestão do despedimento. Escreveu José Gomes Mendes: “Basta. Nem tudo é possível em democracia. E o meu recado não é só para ele, é também para aqueles que lhe dão espaço nos seus canais informativos. Estou para ver se assobiam para o lado.” O secretário de Estado acrescentou: “Sendo membro do Governo, é bem provável que este post acabe em polémica, mas há momentos em que calar é consentir. (…) Venham agora as virgens ofendidas.

PS. Notícias sobre o assunto? – pergunto eu

22 comentários leave one →
  1. Luís Lavoura permalink
    28 Outubro, 2020 10:44

    Conclusão: duas pessoas excederam-se no Facebook, ambas escrevendo coisas que não deveriam ter escrito. Um delas, como é secretário de Estado, é (bem) criticada neste post. A outra, que é um comentador da televisão, deixa (infelizmente) de ser criticada.

    Gostar

    • chipamanine permalink
      28 Outubro, 2020 11:22

      Conclusão que eu tiro é afinal e Censura e as ameaças a todos que possam ter opinião
      diferente, ou mesmo “dar guarida” a esses “fássistas”. proposta pelo Sec. de Estado é apenas um “excesso”. Por este andar aquela antes do 25A ainda fica fofinha não?
      Fora qualquer outro o protagonista que não fosse esquerdoide (neste caso do PS) a dizer tal e o “excesso” passaria a prova provada do “fássismo do terror da extrema-direita” contra a democracia.

      Gostar

    • 28 Outubro, 2020 11:54

      A diferença é que um invoca o seu estatuto de ‘serviço público’ o outro não; um diz-se poder e ameaça, outro opina.

      Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        28 Outubro, 2020 12:21

        Epá isso é apenas um “excesso”. Ele não tem culpa de ser sec. de estado e a “opinião” dele é que devem cortar as “asas” a quem paga ou admite que a opinião do outro possa ser divulgada.
        Que tal uma pidezinha democrática para “conter estes excessos”?

        Gostar

    • lucklucky permalink
      28 Outubro, 2020 12:19

      O Luís lavoura parece estar incomodado com o facto de parecer mal à esquerda.

      “PS. Notícias sobre o assunto? – pergunto eu”

      Não é notícia, não foi tornado “caso” e muito muito menos foi tornado em “escandalo” porque o jornalismo é 90% neo-Marxista.

      Liked by 1 person

    • Carlos Oliveira permalink
      28 Outubro, 2020 18:38

      O Camilo não é comentador de televisão, porque, à boa maneira pidesca, foi censurado por dizer aquilo que os governantes não gostam de ouvir.
      Ele não precisa de andar a fazer fretes ao governo e usa as redes sociais para se fazer ouvir por cada vez mais gente.

      Gostar

  2. LTR permalink
    28 Outubro, 2020 10:54

    “Peço-lhe, senhor PM. Resista à tentação do controlo da comunicação social. Nós cá estaremos para evitar essas tentações”.
    (José Sócrates)

    Está no YouTube (MRYEv0kSe00). É ir lá ver os aplausos extasiados do PS.

    Para quem tem fraca memória, Marcelo, o comentador-democrata selectivo, foi a correr para Belém a uma reunião de emergência porque lhe tinham feito umas pressões em privado. O governo foi quase desfeito na comunicação social.

    Gostar

    • Arnold Schwarzenegger permalink
      28 Outubro, 2020 11:31

      Isso foi o escárnio puro do trafulha Sócrates. A esquerda controla tudo, o mais tardar desde 1974, com os comunistas.

      Eu nunca me deixei enganar por esse grande porco Sócrates. Nunca. De longe vi o que ele era e ele sempre confirmou isso, esse grande vigarista e burro completo.

      Ele pagará por todos os crimes, esse cretino perfeito. Todos!!

      Gostar

  3. Arnold Schwarzenegger permalink
    28 Outubro, 2020 11:27

    Quem se mete com o PS leva?

    Nada disso. É aprender de Trump e dar aos porcos do PS o que eles precisam de ouvir.

    Ponto final. Deixem esses cães do PS ladrar.

    Eu estou farto. O PS é um adversário tão fácil de derrotar e andam aqui sem orientação só a queixar-se.

    Todo o fundamento da esquerda é a mentira, o insulto, a vigarice, o desgoverno, o roubo. Aprendem a dar-lhes um resposta digna e esses porcos calam-se.

    A carroça não pode andar à frente dos bois. Já chega. Desde 1974 passou muito tempo para aprender a derrotar estes chulos. Quem não quer aprender, que se lixe.

    Os comunistas de mim já têm medo. Isso é certo. E até gritei e chamei a todos, que quiseram ouvir, fascistas a um comunista, do mais falso e reles que se pode imaginar.

    Temos que atirar-lhes os crimes desses porcos na cara. Muitos não querem falar sobre isso. Igual, nós vamos obrigar essa canalha falsa de caviar a falar sobro o que nós (!) queremos. O que eles querem não devia interessar.

    Tudo com esperteza e educação, claro.

    Liked by 1 person

  4. André Silva permalink
    28 Outubro, 2020 11:39

    “Camilo pode e deve ser criticado quando exagera ou utiliza linguagem menos própria. … (embora a liberdade de expressão deva ser particularmente extensa no que diz respeito a críticas políticas, como é o caso)”
    Está tudo errado. Quando “exagera ou utiliza uma linguagem menos própria”??? As pessoas – com natural destaque para quem tem “audiência” – deveriam era não ter medo de usar as expressões e linguagens necessárias para dizer o que deve ser dito, e deixarem de uma vez por todas de terem medo e tergiversar nomeadamente quando criticam mais do que justamente a esquerda (gente muito sensível à crítica, como todos sabemos).
    Então e “a liberdade de expressão deva ser particularmente extensa no que diz respeito a críticas políticas”??? A sério??? Só nestes casos? E em todos os outros aspectos da vida não, é isso??? Ou deve ser em todos mas “não particularmente extensa”??? a LIBERDADE DE EXPRESSÃO DEVE SER ABSOLUTA E A LIBERDADE IDEM EXCEPTO QUANDO COMEÇA A LIBERDADE DOS OUTROS. ISTO DEVE SER INEGOCIÁVEL.
    Sinceramente, estamos entregues a atrasados mentais completos,

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      28 Outubro, 2020 21:53

      É a frase que mais nojo me dá na língua Portuguesa:
      “Fulano tinha razão, mas pela maneira como falou, perdeu a razão”.

      Se eu disser que o céu é azul, ele não passa a ser verde por dizer a frase com tom de voz mais alto, ou de forma mais agressiva.

      O povo Português sempre foi muito de baixar as orelhas e falar baixinho. Quem não amocha é mal visto.

      Gostar

  5. JgMenos permalink
    28 Outubro, 2020 11:48

    O sentimento d poder de todo o tótó que se senta em cargos de governo é um espanto.
    Serviço público dizem… orgasmos totalitários é que os motiva!

    Gostar

  6. castanheira permalink
    28 Outubro, 2020 14:15

    Andre Silva,
    Subscrevo inteiramente o seu comentario e ele é inteiramente relevante num país onde TVs não passam de canais de propaganda do regime , onde o contraditorio é praticamente inexistente . E toda a gente sabe o poder desses veículos de comunicação que decidem praticamente quem vence ou não as eleiçoes , sejam eleas quais forem.
    Estar a comparar a opinião de Camilo Lourenço , que não passa disso , com a opinião de um titular de organismo de estado ( que tem consequências sempre) , é demagogia para não chamar desonestidade.

    Gostar

  7. Expatriado permalink
    28 Outubro, 2020 14:53

    O domínio da CS pelas esquerdas não é só um fenómeno em Portugal. Ora comparem o que se passa cá com o que se passa na outra margem do grande charco.

    https://www.foxnews.com/media/lapdog-press-blacks-out-explosive-tony-bobulinski-claims

    Gostar

  8. marão permalink
    28 Outubro, 2020 17:15

    Agora nem manhas são precisas, é à descarada.
    Com a cobertura pateta do Marcelo e do cínico e sinistro Costa.
    E nós mudos e quedos com eles a rirem na nossa cara em boçais gargalhadas..

    Gostar

    • LTR permalink
      28 Outubro, 2020 18:56

      “Foi com base nestes dois valores que António Costa disse na terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 inclui um reforço do SNS de 805 milhões de euros. Mas nenhum destes valores consta do relatório que acompanha a proposta de OE que foi entregue para análise pelos deputados e que está a ser votada esta quarta-feira.”

      Gostar

  9. Expatriado permalink
    28 Outubro, 2020 21:23

    “ For anyone you know in the USA!

    On the two choices we face on November 3. If either offends you, I’m sorry, I can handle it, because its not about me. It’s about the most dramatic crossroads we have faced in a century. Thanks for your indulgence.
    First, my thoughts on Joe Biden:
    1973. Biden enters politics
    1974.
    1975.
    1976.
    1977.
    1978.
    1979.
    1980. Wait for it.
    1981.
    1982.
    1983.
    1984.
    1985.
    1986.
    1987.
    1988.
    1989.
    1990.
    1991. Stay with me…
    1992.
    1993.
    1994.
    1995.
    1996.
    1997.
    1998.
    1999.
    2000.
    2001. Almost there …
    2002.
    2003.
    2004.
    2005.
    2006.
    2007.
    2008.
    2009.
    2010.
    2011.
    2012.
    2013.
    2014.
    2015.
    2016.
    2017.
    2018.
    2019.
    2020. Now he’s ready to fix America.
    Now on to Mr. Trump:
    So, you say you just don’t like him.
    Well, what is it about him that you dislike?
    -Do you dislike that he directed the brokering of the first meaningful Mideast peace deal in decades?
    -Do you dislike that he made cruelty to animals a felony? Or don’t you care?
    -Do you dislike that he earmarked billions to stop the opioid crisis?
    -He destroyed ISIS, killed countless terrorists without going to war (even though everyone said we’d be in World War III by now) and kept the peace. Do you dislike that?
    -Does it bother you that we’re now energy independent and the largest producer of energy in the world?
    -Do you dislike him because he started to build a wall to keep criminals and drugs from coming into our country and because he respects, honors and defends our country’s borders?
    -Do you dislike him because he just slashed the price for prescription drugs (In some cases by 50%) which is driving Big Pharma nuts?
    -Do you dislike that he met with the leader of North Korea, averted war with that country and brought a halt to their aggressive missile testing? Was that wrong?
    -Do you dislike that he signed a law ending the gag-order on pharmacists that prevented them from sharing money-saving options on prescriptions?
    -Do you dislike that he signed the Save Our Seas Act which funds millions per year to clean tons of plastic and garbage from the ocean? Does that bother you?
    -Do you dislike that he signed a bill for airports to provide breast-feeding stations for nursing moms?
    -Do you dislike that he signed the biggest wilderness protection and conservation bill in a decade designating 375,000 acres as protected land, making him the most significant conservation president since Teddy Roosevelt?
    -Does it irk you that he loves America, and puts Americans first? Is that the problem?
    -Do you dislike that he made a gay man the ambassador to Germany and then asked him to clean up national security, declassifying as much of it as possible for transparency?
    -Do you dislike that he works for free, donating his salary to a different charity each quarter?
    -Do you dislike that his economic policies have produced the lowest Black unemployment rate ever?
    -Do you dislike that he listened to Senator Tim Scott and created opportunity zones to help minorities?
    -Do you dislike that he passed prison reform, which gives people a second chance and has made quite a huge difference for minorities in particular?
    -Do you dislike that he produced the lowest Hispanic unemployment rate ever?
    -Do you dislike that he passed VA reforms to benefit the very people who served our country and defended our freedom?
    -Do you dislike that he got rid of the job-killing NAFTA trade deal, got tough on trade with China and negotiated new trade deals with Mexico, Canada and other countries that benefit American workers?
    -Do you dislike that he loves our flag and embraces a policy of unabashed, non-apologetic patriotism? Do you have a problem with that?
    -Do you dislike that he calls out the media and attempts to correct them when they are wrong?
    -Do you dislike that he’s bringing troops home and ending America’s longest war? Do you want the war to continue?
    -Do you dislike that he has made a commitment to end child-trafficking and crimes against humanity and his policies have brought about thousands of arrests already?
    -Do you dislike that he extended the offshore drilling ban along both Florida coasts as well as the coasts of Georgia and South Carolina? Are you bothered by that?
    -Do you dislike he’s brought home over 40 Americans held captive, the last one from Iran?
    -Or do you dislike that he’s making the world pay their fair share to the United Nations?
    -Do you dislike that he respects cops, veterans, ICE and all first responders?
    -Do you dislike that he does not sell out America to other countries, like the leaders prior to him have done?
    -Do you dislike that he’s forced our NATO allies and others to finally pay their fair share to support important multi-national alliances?
    -Do you dislike that he moved our embassy in Israel to Jerusalem which is the rightful capital of the Jewish state?
    -Do you dislike that he signed the Right To Try law allowing terminally ill patients access to experimental therapies?
    -Or do you dislike him because you believe the lies that he was a racist, homophobic, bigoted, thief, etc…before he was president?
    This list is hardly a complete list of what President Trump has accomplished in four years.
    There’s actually more — a lot more.
    But hopefully, you get the idea.
    Nobody is asking you to love President Trump. Nobody is asking you to be his best friend. In fact, you don’t even have to like him. But just take a moment to give this some mature thought and you’ll find that you’d be less than fair and honest if you did not recognize all that he’s accomplished for America — often against overwhelming odds and with powerful special interests aligned against him.
    So, try to put aside emotionalism and arbitrary and capricious preferences for now, avoid the temptation to demonize the president and focus on who’s really effective; who has the vision, stamina and determination to do the job; who gets things done and who’s going to continue to solve our problems.
    This isn’t a High School most popular student election or even the Outstanding Civics Class student. Vote”

    Gostar

    • Arnold Schwarzenegger permalink
      29 Outubro, 2020 04:36

      @Expatriado, muito, muito bem.

      Mais uma prova que a esquerda nunca respeitou a democracia, não a respeita e só a deseja destruir para impor o terror dos marxistas. Esses que vão ao cu de cada lésbica e do diabo.

      Podia-nos indicar a fonte da sua citação, se faz favor?

      Gostar

  10. Francisco Gaspar Noné permalink
    28 Outubro, 2020 21:32

    Acho que o Camilo teve toda a razão nas críticas à Srª. Ministra, apesar de podermos não gostar da linguagem usada, ou seja, sendo, de facto, desde há muito uma figura pública respeitável e respeitada, é óbvio que deveria ter sido mais moderado e, sobretudo, mais contido, na forma excessiva como expressou a sua legítima opinião, pois os portugueses não podem nem devem ser prejudicados por quaisquer tipos de complexos ideológicos, sejam de direita ou de esquerda na atual crise pandémica. Compreendo também, perfeitamente, que o Sr Secretário de Estado não tenha gostado da forma como C.L. expressou a sua indignação. Tudo o resto não me parece nem razoável nem aceitável em democracia, pois quem está no Governo, qualquer que ele seja, sujeita-se a ouvir aquilo que não gosta.

    Gostar

    • Arnold Schwarzenegger permalink
      29 Outubro, 2020 04:49

      Conhece aquela malta, que lhe calca o pé, com má intenção, para depois ficarem indignados, que “você” queixa-se e grita, devido às dores?

      Esses porcos, não se importam, de lhe terem calcado o pé e causado dores, que poucos conseguem imaginar. Eles indignam-se, por “você” ter a impertinência de queixar-se e em princípio desejar uma desculpa honesta, do gatuno socialista, que o tal porco nunca lhe vai querer dar, porque ele é mesmo isso: um grande porco.

      Aprendem as artimanhas malvadas desta esquerda porca. Os métodos são sempre iguais onde este esterco reina.

      Gostar

  11. Jorge MR permalink
    28 Outubro, 2020 22:18

    Mas o Camilo não foi já censurado das TVs e jornais? Antigamente tinha o programa numa TV e frequentava debates e prós e contras, e subitamente desapareceu a mando de alguém. Aliás, parece que tb. a Helena e uma sra. chamada Fátima Bonifácio e outros que são incómodos, foram todos afastados pelos donos do regime. Mas ainda bem que actualmente existe a NET que é mais difícil de censurar.

    Gostar

    • Arnold Schwarzenegger permalink
      29 Outubro, 2020 05:03

      O livro da cara (Facebook) do corrupto e falso jogador Zuckerberg é muito fácil de censurar e tal acontece todos os dias, milhares e milhares de vezes, por autênticos burros, pessoal muito mal pago e sem qualquer educação, digna desse nome. A maioria, tudo pessoal da esquerda fascista. Só censuram os inimigos. Os bárbaros do Oriente nunca são censurados, praticamente, apesar de espalharem o ódio deles, do pior que se pode imaginar. A regra brutal, com algumas excepções, se as houver.

      Foi lá que o tal Camilo publicou.

      E eu pergunto-me onde é que essas almas vivem, que fazem parte desse conjunto criminoso, que nunca respeitou a liberdade de cada um dizer o que pensa, desde que o diga com educação, que nada querem saber do próximo e aturam uma censura, das mais brutais que se pode imaginar. Qualquer pessoa sã, sai de lá.

      Por exemplo, seria justo, alguém ter censurado só os palavrões, sem desvirtuar o conteúdo, que Camilo quis transportar. Isso seria aceitável. Só isso!!

      Mas a censura criminosa de Facebook é diária e muito mais extensa. Facebook é um crime.

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: