Saltar para o conteúdo

A realidade ultrapassa sempre a ficção

16 Fevereiro, 2022

Un journaliste français du Canard enchaîné aurait été un espion de l’Est. Citant un dossier du StB, les services secrets tchécoslovaques, exhumé par l’historien tchèque Jan Koura, vice-recteur à l’université Charles de Prague, l’hebdomadaire relate que Jean Clémentin, une des grandes plumes du Canard, a espionné pour le compte de ce satellite du bloc de l’Est. Entre 1957 et 1969, «Pipa» (son nom de code) a «remis pas moins de 300 notes, au cours de 270 rencontres en France et à l’étranger. Il a également participé activement – et consciemment – à trois opérations de désinformation, en publiant dans Le Canard enchaîné des articles conçus par la StB», affirme l’enquête. «Il a même été envoyé à Londres et à Bonn (Allemagne) par le service secret dans le but de récolter des renseignements». Le journaliste est actuellement âgé de 98 ans. Il est aujourd’hui protégé de toute poursuite par la prescription.

3 comentários leave one →
  1. carlos rosa permalink
    16 Fevereiro, 2022 11:35

    Que me desculpe a D. Helena mas este Post é areia de mais para a minha camioneta.

    Sobre a repetição das eleições legislativas na Europa.
    Qual é o problema de os portugueses que assim quiserem, votarem por correspondência?
    Votando assim:
    Enviam para as mesas de voto um envelope fechado, dentro do qual vão duas coisas separadas; 1) um outro envelope fechado e com o boletim de voto dentro dele, 2) e a fotocópia do cartão de cidadão, fora do envelope com o voto.
    Quando for feito o apuramento dos resultados, confere-se quem votou e os envelopes, fechados, com os boletins de voto no seu interior, são lançados numa urna. A seguir faz-se então a contagem dos votos abrindo os envelopes. Haverá votos válidos, votos brancos e votos nulos, como em qualquer contagem. Um atrevido que tenha colocado dois ou mais votos no mesmo envelope ganha um voto nulo.
    Percebido?

    Gostar

  2. Leunam permalink
    16 Fevereiro, 2022 13:23

    Que me desculpe a D. Helena mas, texto em francês é muita areia para o público português!
    Os maiores de 50 anos que tiveram possibilidades de estudar, pelo menos até ao 5º Ano dos Liceus, (e já não era nada mau!), sempre tiveram cinco anos de Francês, graças ao empenho do Dr. António de Oliveira Salazar e às equipas ministeriais por ele formadas; por isso o podem ler facilmente.
    Infelizmente, poucos, dos que ainda hoje vivem, lhe estão gratos por isso.
    Depois do golpe de estado do 25 de Abril entrou o facilitismo e a indisciplina e o desrespeito e a distribuição da ignorância, a rodos.
    Por isso não me admirei ao ler hoje uma notícia que declarava que: “61% dos portugueses não leram um único livro no último ano”.
    Com um povo neste estado em pleno séc. XXI o que é que se espera?

    Gostar

    • Artista Português permalink
      16 Fevereiro, 2022 15:40

      O que é que se espera?! Isso é pergunta que se faça?! Espera-se que vivam da esmolinha…

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: