Saltar para o conteúdo

Esta notícia tem qualquer coisa de estranho

13 Abril, 2012

«Castanheira do Ribatejo

Carrinha da manifestação das freguesias foi roubada

Uma carrinha de caixa aberta da Junta de Freguesia de Castanheira do Ribatejo que esteve presente na manifestação do passado dia 31 contra a extinção de freguesias foi roubada pouco mais de 24 horas depois do desfile realizado em Lisboa. A viatura estava estacionada em frente da sede da junta, ainda com faixas e painéis alusivos à manifestação, mas isso não impediu os assaltantes de se apoderarem do veículo, que só foi encontrado na noite de terça-feira pela PSP de Mem Martins (Sintra).Estava abandonada e a complicar o trânsito numa rotunda de acesso a uma via rápida. (ver mais)»

a) «Uma carrinha (…) que esteve presente na manifestação do passado dia 31 contra a extinção de freguesias » A carrinha esteve? A carrinha foi sozinha para a manif? Engalanou-se e pôs-se a caminho?

b) »A viatura estava estacionada em frente da sede da junta, ainda com faixas e painéis alusivos à manifestação» Mas vamos lá ver o seguinte: os senhores da junta não concordam com a extinção das freguesias e em vez de virem à manifestação pelos seus meios pegaram na carrinha da junta de freguesia e vieram pra a manifestação? E encheram-na de faixas? Quer isto dizer que pelo país estão a andar veículos estatais com faixas e dizeres a favor ou contra a extinção das freguesias? E nós temos de pagar isso?

Um grande dia

12 Abril, 2012
by

Se se verificar que é mesmo verdade que o Ministério da Educação decidiu que os pais vão ter liberdade de escolha da escola, então hoje é um grande dia para a Educação em Portugal. É um passo, e muito importante, na boa direcção. 

Quem deve receber compensações pela segurança alimentar?

12 Abril, 2012

Quem deve receber compensações pela segurança alimentar? A resposta é óbvia: todos aqueles que prestarem serviços na área de segurança alimentar. Não apenas os agricultores, portanto. Os agricultores, os laboratórios de análises, os supermercados, as empresas de qualidade, as universidades que formam todo o tipo de técnicos, as Tardes da Júlio que dá aconselhamento às donas de casa. Mas sobretudo a Jerónimo Martins e a Sonae. Estas duas empresas sasseguram a integridade de uma longa cadeia de fornecimento que vai do produtor ao consumidor passando por diversos transportadores e pelas lojas. Pensem por exemplo na quantidade de produtos que têm que ser deitados fora ao fim do dia para proteger a segurança alimentar? A  Jerónimo Martins e a Sonae não deviam ser compensadas por isso? Estas duas empresas são as que mais investem em segurança alimentar no país. Se o dinheiro não for para elas não deve ir para mais ninguém.

Consumir o stock

12 Abril, 2012

A propósito do sistema de capitalização da Segurança Social, Priscila Rêgo cita a seguinte frase de Vitor Bento:

“os sistemas de capitalização não acumulam produção actual, posta de parte para distribuir no futuro. Acumulam apenas direitos de saque sobre a produção futura.”

A implicação disto seria que, em períodos de declínio demográfico, um sistema de capitalização dá direitos de saque sobre uma produção cada vez menor. Acontece que a afirmação de Vitor Bento só é válida para períodos de estabilidade demográfica. Em períodos de declínio demográfico um sistema de capitalização dá direitos de saque sobre a produção e sobre o próprio stock de capital. Em períodos de declínio demográfico a poupança é negativa, o consumo é superior à produção e o stock de capital pode ser reduzido. Já estamos a observar sinais disso. Parece que querem fechar maternidades.

PS- Neste aspecto a grande vantagem de um sistema de capitalização com contas individuais é que o consumo de capital é gerido de acordo com os interesses de cada um dos interessados, isto é a Maternidade Alfredo da Costa seria rapidamente convertida num lar de terceira idade.

A influência da ponderação do contexto socio-económico, da atitude do aluno e doutras espiritualidades no ensino do português

12 Abril, 2012

PSP admite subavaliação da manifestação do Chiado RTP

PSP subavaliou ameaça na manifestação de 22 de Março RR

PSP admite que subavaliou ameaça de dois grupos na manifestação de 22 de março SIC

PSP admite que sobreavaliou ameaça nos confrontos no Chiado  PÚBLICO depois de «corrigido no título e no primeiro parágrafo a palavra subavaliou, que foi substituída pro sobreavaliou.»

Uma questão estética

12 Abril, 2012

Não faço ideia se é acertada a decisão de fechar a MAC. Tal como também desconheço se é melhor fechar ou manter em funcionamenteo a maternidade do Dona Estefânia. E muito menos entendo porque um edifício antigo é aproveitável no Dona Estefãnia e não o é na MAC.  Mas para começar podiam  evitar-se as patetices com o negócio imobiliários (Jerónimo de Sousa caso não fosse secretário-geral do PCP devia ser daquelas delirantes e geralmente falidas criaturas que levam a vida a sonhar com negócios rentabilissimos ) e muito particularmente  frasesinhas como esta “O lugar onde se nasce nunca devia morrer”. Convém não esquecer que em boa parte das casas, casebres, barracas, palácios e ambulâncias deste país  nasceu alguém donde se “O lugar onde se nasce nunca devia morrer” acabaremos rodeados de maternidades. Depois da saga do fado património imaterial a que se vai seguir a do canto alentejano que agora soe dizer-se  cante e que também que ser património imaterial só nos faltava esta patrimonialização dos sítios onde nascemos. Vai haver uma maternidade viva em cada esquina.

Pois…..

12 Abril, 2012

«Estamos a fazer a nossa parte sem apoio do Estado», Ricardo Salgado ao Diário Económico

.

Despacho n.º 4802/2012. D.R. n.º 69, Série II de 2012-04-05

Ministério das Finanças – Gabinete da Secretária de Estado do Tesouro e das Finanças

Autorização da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e juros no âmbito do empréstimo obrigacionista a emitir pelo Banco Espírito Santo, S. A.

Proposta de alteração ao imposto Cristas

12 Abril, 2012

Tenho uma ideia para melhorar o imposto Cristas. Este imposto visa, como é sabido, compensar os produtores pelas despesas com segurança alimentar. Um dos problemas do imposto Cristas é que esta compensação é paga apenas por alguns, aqueles que compram nas grandes superfícies. De entre os que compram nas grandes superfícies o imposto afecta da mesma forma quem compra um quilo de bife nacional, quem compra um quilo de bife argentino e quem compra um frigorífico alemão. Isto não é correcto, a menos que o fundo de segurança alimentar compense os agricultores argentinos e isente os bens não alimentares.

.

Ora a minha ideia é simples e resolve todos estes problemas ao mesmo tempo: adicionar 1% ao IVA dos produtos alimentares produzidos em Portugal. Este IVA+1 seria pago em todas as superfícies comerciais, e não apenas nas maiores, não afectaria produtos estrangeiros (cujos produtores não seriam compensados)  nem produtos não alimentares. Os produtos ditos biológicos também ficariam isentos e os respectivos produtos não seriam compensados. Afinal quem compra os ditos biológicos não quer antibióticos na carne nem pesticidas nas batatas. O IVA+1  tem ainda a vantagem de se basear nos procedimentos do IVA acrescentando pouquissima burocracia.

Não é preciso fundo nenhum

11 Abril, 2012

«O Governo pretende criar o Fundo de Saúde e Segurança Alimentar Mais, com os objetivos de “compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas, bem como das infestações por parasitas”, além de “apoiar as explorações pecuárias” e “incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas“.»(*)

.

Uma medida tipicamente socialista: desviar recursos, encarecer artificialmente os produtos alimentares e subsidiar um grupo profissional já de si com forte cultura parasitária .

Na verdade pretende-se justificar uns quantos postos de trabalho na administração pública que iriam regular, vigiar, inspeccionar, preencher formulários, dar pareceres, gerir processos, emitir selos de conformidade, proceder a cobranças e a transferências, dar aval, elaborar estatísticas e relatórios, organizar seminários de «boas práticas»…e subsidiar empresas e empresários ineficientes.

.

«compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas». A prevenção e erradicação de doenças de animais e plantas é algo do interesse do produtor, por forma a não ter prejuízos na sua produção e obter bons produtos.. Não há que «compensar» nada. Só a ideia que está por detrás dessa expressão dava um tratado…..É custo a incluir no preço dos produtos Não é preciso fundo algum.

«apoiar as explorações pecuárias» – para quê e porquê? Deixem-nos trabalhar, as boas explorações serão rentáveis e não precisam de apoio e as más irão saudavelmente à falência. Não é preciso fundo nenhum.

«incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas» – o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas ou de qualquer outro sector de produção ou de actividade faz parte do normal decorrer de uma actividade empresarial. Não é preciso fundo nenhum.

Senhora ministra: reconheça (mais) esse passo em falso, e rasgue tal projecto.

Não há paciência…

11 Abril, 2012
by

…diz alguém (eu) que nunca fumou cigarros na vida:

Fumar no carro com crianças vai ser proibido

Do riso

11 Abril, 2012

«”A Parque Escolar foi uma grande festa para o País”. É assim que a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, tendo provocado alguns risos durante a audição que decorreu ontem no Parlamento, avalia o programa de requalificação da rede de escolas pública, realizado pela empresa pública Parque Escolar.»

Maria de Lurdes Rodrigues terá ouvido estes risos? Eles são um dos sinais do fim do socratismo.  Muito provavelmente se   Maria de Lurdes Rodrigues tivesse feito estas declarações durante os governos Sócrates hoje estaríamos rodeados de comentários provando-nos que de facto era uma festa que se estavava a viver nas escolas, a utilidade do Tribunal de Contas seria questionada, estariam a decorrer pelo menos dois encontros com muitos arquitectos e sociólogos dando conta da dinâmica transversal introduzida por estas obras no quotidiano multicultural das escolas…enfim o costume. Tudo isto acabou um dia num comício em Évora cheio de homens de turbantes pois o discurso de negação da realidade em que o PS apostou rende durante algum tempo mas a médio prazo só funciona nas ditaduras. Nas democracias um dia o efeito desfaz-se. E nesse dia o pior dos inimigos de um político atravessa-se-lhe na frente. Esse inimigo é o riso. Um político pode sobreviver a muito. Mas dificilmente sobrevive à gargalhada que se ouve no momento em que a propaganda se desfaz. Lurdes Rodrigues pode fazer o quiser mas do ridículo de ontem ninguém a salva.

Em que escola andam os filhos dos técnicos da OCDE?

11 Abril, 2012

Provavelmente em nenhuma daquelas a que, como a OCDE recomenda, se aplica a contextualização dos resultados face ao ambiente socioeconómico dos estabelecimentos de ensino. Mascarar os maus resultados escolares com o enquadramento socio-económico da escola e dos alunos equivale  a transformar a escola num balcão de cerificados de  desgraçadinho para aqueles alunos cujas famílias não os conseguirem tirar do ghetto do enquadramento socio-económico.

O #pl118 da alimentação

10 Abril, 2012

A taxa Cristas sobre a alimentação visa pagar serviços de segurança alimentar prestados pelos agricultores (tipo vacinação dos animais).

Regular, taxar, sacar: um vício para o qual parece não haver cura

10 Abril, 2012

Depois de andar a desbaratar o dinheiro dos contribuintes a subsidiar os agricultores, agora vem criar um «novo imposto alimentar».

A receita é sempre a mesma, nada muda: contentar grupos e sacar a outros.

Inferno Fiscal

10 Abril, 2012

“Feitas as contas, o trabalhador recebe menos de metade do que a empresa gasta com ele. Absurdo!”
No Correio da Manhã

Fim das reformas antecipadas

10 Abril, 2012

Falei ontem na TVI. Mas aqui percebe-se melhor.

Os executados de que não se fala

10 Abril, 2012

Trois prisonniers exécutés à Gaza, dont un «traître»

Correlação ou como se foge das responsabilidades

8 Abril, 2012

«Mais 11 países, além de Portugal, reportam excesso de mortes de idosos. O excesso de mortalidade chegou a ser correlacionado com as dificuldades no acesso aos serviços de saúde, mas estudo atribui o fenómeno ao regresso da estirpe da gripe que afecta sobretudo os idosos» -Escreve o PÚBLICO na secção saúde. E com este auto-complacente «chegou a ser correlacionado» o PÚBLICO lava as suas mãos e aS de quem andou a propalar tais correlações. Por exemplo as mãos de Jerónimo de Sousa que sobre este assunto fez uma intervenção amalucada na AR a 8 de Março: PCP acusa Governo de ser responsável pela morte antecipada de idosos.Ou as mãos e o rosto de António José Seguro: PS acusa Governo “de provocar a morte de pessoas com idade avançada” Ou as mãos e o curriculum dos especialistas que o PÚBLICO ouviu para um artigo que no início de Março publicou na secção Portugal e a que deu o inequívoco título: “Especialistas em saúde pública associam excesso de mortalidade à crise económica.” Ler mais…

Mente-me que eu gosto

8 Abril, 2012

Os  portugueses queixam-se frequentemente mas estes são os tipos de coisas que os portugueses gostariam de ouvir:

– Em 2014 o governo vai repor os subsídios de Natal e de férias

– O governo vai dar apoios para fazer crescer a economia.

– O governo vai baixar o preço da gasolina

– Há 1000 milhões para apoiar as PME

– São só 2 aninhos e depois voltamos a gastar dinheiro.

Ora, quem gosta de ouvir estas coisas, quem tem uma elevada necessidade de satisfação imediata, vai ter muitas desilusões com a política.

Bons sinais

8 Abril, 2012

Uma boa semana para o governo. Primeiro anunciou que não vai aumentar os funcionários públicos em 15% em 2014. Faz sentido. Em 2014 as restrições orçamentais serão ainda maiores que em 2012. Seria muito mau sinal se o governo resolvesse aumentar a despesa subitamente. Parece que há alguém no governo imune à maluquice geral do país. E isso só pode ser bom.

.

Em segundo lugar, o governo suspendeu as reformas antecipadas no sector privado. Para alem de ser uma abertura do governo à tão pedida repartição de sacrifícios, é mais um sinal de realismo. Não há dinheiro, não há benesses. O país que considera as reformas antecipadas um direito adquirido vai ter que se habituar à falta de dinheiro. O resto das nossas vidas será assim. E a medida foi tomada em total secretismo. Mais uma prova de que há gente a raciocinar dentro do governo.

.

Em terceiro lugar, Passos Coelho repetiu o que já tinha dito. O governo coloca a hipótese de Portugal não regressar aos mercados em 2013. Foi novidade para vários jornalistas, talvez porque hoje em dia trabalhar num jornal já não garanta o acesso a notícias e muito menos a arquivos de notícias. Colocar a hipótese de que as coisas poderão correr mal no futuro é uma condição essencial para o bom governo. Realismo. Muito realismo, é o que se espera de um governo. Neste caso o realismo passa por perceber que erros de 40 anos não se corrigem em 3 e que a confiança dos mercados, perdida em 3 anos levará uma ou duas  décadas a ser recuperada.

.

Em suma, aquilo a que chamam hoje austeridade será a norma dos próximos 30 anos. Não há por onde fugir, os problemas de endividamento, falta de confiança de credores e investidores combinam-se com os problemas de envelhecimento da população que começarão a emergir dentro de 10 a 20 anos. De uma economia assente no endividamento, no consumo e na confiança no crescimento ilimitado passámos irreversivelmente para uma economia da contenção e da gestão do património acumulado.  Más notícias para o partido da despesa pública que representa neste momento 90% do espectro político. Este partido vai entrar em erosão.

Mas havia bastidores?

8 Abril, 2012

Há vários dias que os jornais se enchem com investigações sobre os bastidores dos dias do pedido de ajuda externa. É fantástico o que então sabiam mas vá lá saber-se porquê não escreveram. Traçam agora o retrato cruel de um José Sócrates autista e surdo aos avisos de Teixeira dos Santos e de Luís Amado. É um PM quase louco o que se vê agora nestes textos. Falando de dados que só ele tinha e mais ninguém conhecia. Compare-se o que agora escrevem sobre Sócrates nesses dias e o que nesses dias escreveram. Não há um documento novo, uma revelação inesperada. Os bastidores desses dias eram então tão conhecidos quanto o são agora. Nada mudou. A não ser a perspectiva de quem escreve. Em Paris  ou onde quer que esteja  Sócrates terá percebido claramente que agora sim está a chegar a hora da luta pela sucessão.

??

8 Abril, 2012

Registadas 140 agressões contra professores

 

Ao cuidados dos tesourinhas

7 Abril, 2012

Fado Marialva

Casei com uma velha

Os candidatos a censores já estão de tesourinha na mão?

7 Abril, 2012

Viva O Poder Popular

Alerta

Zé Diogo

Classe Contra Classe

Povo Em Armas

Prova de um crime de homofobia

6 Abril, 2012

Pump Up
.
And mi seh bless di woman a di earth!!!
And a mi nuh same high make up di blame high
Sizzla Kalonji di woman true mi name high, cho!
And mi seh step up inna frontli-iiine, phat sexy gal dem Kalonji grind
Step up inna frontli-iiine, fire fi di man dem weh go ride man behind
.
Chorus:
Di woman seh pump up har pum pum pump up har pum pum
She waan mi ram it up vroom!!!
Di woman seh pump up har pum pum pump up har pum pum
Shot battybwoy my big gun boom!!!
Pump up har pum pum pump up har pum pum
She waan mi ram it up vroom!!!
Di woman seh pump up har! pump up har! come pump up har! um!

[…]

Fantástico!!

6 Abril, 2012

Este artigo do JN sobre o concerto de um tal Sizzla que, dizem os jornais, é “conhecido pelas suas letras de cariz homofóbico”. O dito Sizzla deve estar espantado ( e agradecido) com a publicidade que lhe caiu em cima pois com tanto rapper a dizer tanto disparate só a ele lhe havia de caber este destino. Mas leia-se o artigo e percebe-se como à conta da protecção disto e daquilo se faz a apologia da censura tal e qual como na primeira metade do século passado:

I) «O concerto de Sizzla no Coliseu de Lisboa, quinta-feira à noite, foi acompanhado pela PSP. Um espetator foi detido por injúrias e levado à esquadra do Rossio. As autoridades admitem não ter recursos legais para cancelar a atuação do cantor jamaicano conhecido pelas suas letras de cariz homofóbico.» Mas será que as autoridades deveriam ter esses recursos legais? E tendo-os eles permitiriam proibir um concerto apenas pq alguém é conhecido pelo teor das letras das suas canções? Tipo o senhor em Madrid cantou isto logo aqui não faz espectáculos? Não é que nunca tenha acontecido mas geralmente até se deixava as criaturas actuar e depois é que se convidavam a sair do país. Censura preventiva é um pouco mais complicado mas pelos vistos tem adeptos.

II)  «”Compreendendo a situação muito desconfortável em causa e após analisar o programa, onde não estava o conteúdo das canções, o que fizemos foi tentar saber se havia alguma entidade pública que impedisse a discriminação sexual. Percebemos que para a discriminação de género existe uma entidade, mas para a discriminação sexual não há nenhuma”, adiantou, ao JN, a sub-inspetora geral do IGAC, Paula Hipólito» Já se percebeu que a criação dessa entidade não vai demorar. Quanto à apresentação das letras das canções antes dos espectáculos é uma ideia fantástica porque certamente revolucionará o nosso panorama artístico pois certamente que se aplicará a todos os artistas. Assim deixaremos de ouvir boa parte do repertório do fado porque certamente que as entidades públicas encarregues de combater o machismo, o alcoolismo, a droga, a prostituição, a promiscuidade… farão uma lista das letras que incentivam a esses comportamentos. Temos também as ditas canções de intervenção no index porque apelam à violência social, ao ódio contra os empresários quando não ao extermínio de certos grupos. Enfim vai  haver listas de canções proibidas para todos os gostos. Do Tudo isto é fado  à Lucy in the Sky with Diamond sem esquecer a Chavela Vargas e a Janis Joplin   irão todos fazer companhia no index à homofobia do Sizzla. Ler mais…

“A importância dos «comentadores»”*

6 Abril, 2012
by

Pelo episódio (“faits divers”) que assistimos nestes últimos dias, envolvendo um famoso comentador televisivo e o PS, poderíamos dizer que essa importância será proporcional ao estado de desnorte de quem a dá! Com efeito, parece-me inusitado que o líder do PS e o Chefe do respetivo Grupo Parlamentar, tenham feito dos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa um autêntico caso. (…)”

Texto Completo: aqui.

* Grande Porto, 5.4.12

Politiquices

6 Abril, 2012
by

Porque muita gente me tem questionado acerca da eventual votação durante asemana que passou, em Plenário, da Lei de Reorganização Territorial, esclareço:

– A referida Lei, designadamente as muitas alterações que os deputados do PSD e do CDS apresentaram ao Projecto do Governo, não puderam ser votadas na especialidade, na 11ª Comissão, na passada terça-feira porque o PCP interpôs um adiamento potestativo de essa votação para o próximo dia 10 o que retardará a votação geral global para de amanhã a oito dias.
Ou seja, não apresentaram uma só alteração ao Projecto do Governo mas não se coibem de usar e abusar de expedientes dilatórios visando atrasar o bom andamento da Reforma.
Tristemente sintomático…

Novilíngua

5 Abril, 2012

Dizer Estado em vez de contribuintes e colaboradores em vez de trabalhadores

Enriquecimento ilícito

5 Abril, 2012

O texto integral do acórdão do Tribunal Constitucional que julgou inconstitucional a parte substancial da lei do enriquecimento ilícito, sem sequer perder tempo com a habilidade legislativa encontrada para contornar a mais do que sabida inconstitucionalidade da norma (o artigo 10.º da lei, que impunha ao Ministério Público o encargo de “fazer a prova de todos os elementos do crime de enriquecimento ilícito”, como isso não sucedesse já nos outros crimes públicos), vale a pena ser lido.

Especial destaque merece, também, a declaração de voto do Juiz Conselheiro Vítor Gomes, que distingue com clareza a situação das pessoas que, pelos cargos que ocupam, estão sujeitos à obrigação de transparência da sua situação patrimonial – através de declarações extra-fiscais, designadamente pelo dever de comunicar ao Tribunal Constitucional rendimentos e património – da dos outros cidadãos (funcionários públicos ou não). Quanto aos primeiros, um crime deste tipo (eventualmente com outro nome) poderia fazer sentido: estando os titulares de cargos políticos obrigados a tornar públicos os seus rendimentos e património, o incumprimento deste dever poderia ser criminalizado sem grandes problemas de constitucionalidade (para além da punição – já prevista – pelo crime de falsas declarações). Penso que esta declaração de voto constitui um excelente ponto de partida para o Parlamento, quando decidir regressar ao tema.

Cortado foi, cortado ficará

5 Abril, 2012

Só por ingenuidade ou distração se poderá pensar que em 2015, ou mesmo nos anos posteriores, os funcionários públicos e os pensionistas verão resposta a parte dos salários/pensões que lhes foram cortados em 2011.

Tal redução de salários/pensões foi decretada por forma a o Estado conseguir reduzir o seu déficite. Assim, só se o Estado conseguisse reduzir em outros itens de despesa estrutural um valor muito superior a tais cortes, é que poderia estar em condições de eventualmente repor tais valores. Sucede que este governo não tem apostado na diminuição da despesa estrutural – ela mesma constituída em 2/3 por salários e pensões –  e sim no aumento da receita por via de impostos e receitas extraordinárias. Como a primeira não é elástica e a segunda ocasional e irrepetível, ainda que se venham a atingir os objectivos nominais de deficite fixados pelas instituições internacionais, nem assim o Estado estaria em condições de repor aquelas valores cortados aos seus funcionários/pensionistas, sob o risco de novamente a situação descambar e se retornar à situação de falência de 2010.

As esfinges é que estão a dar

5 Abril, 2012

João Gobern dispensado pela RTP depois de ter festejado golo do Benfica Pior que um comentador que expressa de forma excessiva as suas pertenças é um comentador hipócrita e sonso.

Divergências insanáveis no seio do governo?

4 Abril, 2012

A  Ministra da Agricultura  isentou na segunda feira os agricultores da taxa de recursos hidricos, entre outras medidas despesistas.

Não perdeu pela demora em ouvir fortes críticas no seio do próprio governo:

Logo no dia seguinte a Ministra do Ambiente veio abertamente criticá-la e colocar os pontos nos ís:  «Queremos que o tarifário induza comportamentos eficientes no uso da água. O preço da água é o melhor regulador e isso terá de estar refletido no tarifário».  Estou para ver como reagirá a sua colega da agricultura…..

A ministra do Ambiente apontou claramente o caminho a seguir pois pretende «racionalizar o património imobiliário, entre outras medidas, num esforço de contenção de despesas» pelo que conta «ter alguns milhões de euros de poupança por esta via», no que pode ser lido como uma critica directa ao despesismo de 40 milhões anunciados pela sua colega da agricultura. 

Não me apetecia nada…

4 Abril, 2012
by

Não me apetecia nada falar dois dias seguidos de Mário Soares. Também não me incomoda demasiado que tenha sido apanhado (que o seu motorista tenha sido apanhado) a 199 km/h. Agora a ser verdade que disse ao militar da GNR que, quanto aos 300 euros de multa, “o Estado é que vai pagar”, isso já me incomoda muito. Não aguardo por isso um desmentido: aguardo a apresentação do talão a comprovar que foi ele mesmo que pagou a multa. Ninguém é dono “disto”, nem ele.

Há dias assim

4 Abril, 2012

Hoje as pernas dos banqueiros alemães deixaram de tremer: Pedro Nuno Santos abandonou funções na direcção da bancada em discordância com a liderança do PS. E Francisco Anacleto Louçã ganhou o prémio Anatoli Vasílievich Lunacharski de 2012.  Por este caminho de vergonhosa demagogia Louçã, tal como Lunacharski, ainda vai acabar a disparar para o céu.

Medicamentos nos Hospitais.

4 Abril, 2012
by

https://blasfemias.net/2010/01/11/medicamentos-nos-hospitais/

Os piores cegos…

3 Abril, 2012
by

A Grécia não deixa de nos surpreender. Agora descobriu-se que tem uma “ilha dos cegos”: Zakynthos. Como nos conta esta reportagem, a incidência da cegueira na ilha é cerca de nove vezes a média considerada normal. Mais:

Among those who put in for the blindness benefit on Zakynthos, a local official said, were a taxi driver and a bird hunter.

Mesmo assim a Grécia é uma vítima do neoliberalismo e, como o nosso grande educador proclama, a resistência e a “rebelião” dos gregos (incluindo dos gregos cegos-mas-nem-por-isso) constituem um “exemplo para todos”. Pena foi que o educador não tivesse conseguido chegar a Atenas para discursar, ou será que descobriu a tempo uma ainda desconhecida epidemia de surdos? Nunca se sabe, desde que dê direito a reforma antecipada…

As autarquicas são em 2013

3 Abril, 2012

Logo até lá vai ser um fartote de revistas municipais. Na zona onde resido recebi ontem uma revista da autarquia propriamente dita – Lisboa – a que há que juntar a revista da junta de freguesia. Estas publicações municipais sem interesse algum a não ser para os nela retratados são um caso mais que óbvio de propaganda partidária encapotada. Por todas as razões, nomeadamente pelo seu absoluto desinteresse, deveriam ser rapidamente encerradas. Ou então pagas pelos interessados.

A propósito da polémica Seguro – Marcelo

3 Abril, 2012

Falei ontem na TVI 24 ou como temos um secretário-geral do PS sujeito à agenda de um comentador.

Pois é… uma chatice

3 Abril, 2012

Quando o Presidente quiser fazer viagens com empresários portugueses, vai convidar quem?” (Queirós Pereira, via)