Baixa propaganda *

Dentro de um jornal deparo-me com um folheto da Porto Vivo, a SRU do Porto. São 36 páginas repletas de lindas fotografias e de slogans que se esforçam por comprovar que a reabilitação da Baixa vai de vento em popa. E assim deveria ser.
A grande promessa eleitoral de Rui Rio, já lá vão mais de sete anos, foi acabar com a ruína da Baixa da cidade. Já eleito, disse que lhe faltavam os meios adequados. Sob a sua directa inspiração, em 2004, o Governo Barroso criou a legislação necessária e fez-se a SRU do Porto – quatro anos depois a tão propalada reabilitação da Baixa é uma enorme desilusão.
Algumas obras avulsas, cartazes e cadernos com publicidade: não fora o facto de ir à Baixa todos os dias e quase acreditaria que as coisas estão a correr bem.

* Correio da Manhã, 15.VII.2008

36 Comentários

  1. anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 00:12 | Permalink

    Ó CAA, explique lá aqui aos toscos o sei odiosinho de estimação por Rui Rio e deixe de inventar mil e uma razões para estar sempre a dizer mal dele. Ah, já sei, você queria era ver o Menezes na câmara do Porto, ora diga lá.

    VAMA

  2. portela menos um
    Posted 16 Julho, 2008 at 00:21 | Permalink

    CAA é mais tipo “sócio do FCP não apoia RRio”…
    Fosse Fernando Gomes presidente e continuando a promiscuidade entre CMP e FCP e estariamos no melhor dos mundos…

  3. Anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 00:21 | Permalink

    Para um mal generalizado resultado de um “trabalho” de décadas, a começar pela lei do arrendamento a custo simbólico que transforma os senhorios em servos dos arrendatários, com rendas de cêntimos ao dia, não há cidade que resista. Nem o dinheiro de 5 OTAs chegaria, e o Porto não tem esse dinheiro nem tem o dinheiro para o “Porto Feliz”, que Sócrates mandou cortar. No Porto até um banal túnel é boicotado numa secretária em lisboa. Tudo isto assumindo que Fernando Gomes e o PS deixaram dívida zero, dado de barato. O homem é presidente da câmara, não é o Tio Patinhas nem a Nossa Senhora de Fátima.

  4. Minhoto
    Posted 16 Julho, 2008 at 00:34 | Permalink

    Aquilo que fizeram na avenida dos aliados foi um atentado á memória colectiva do povo do norte, foderam aquilo tudo! Mas tinham que escolher alguém da terrinha pois claro se não começava um choque anafilático colectivo e viu-se a merda que fizeram, não aprendendo nada com o Nuno Portas e
    o aborto da sua manhanttanzinha do outro lado do rio.

  5. Posted 16 Julho, 2008 at 00:52 | Permalink

    não aprendendo nada com o Nuno Portas e o aborto da sua manhanttanzinha do outro lado do rio.

    Olhe que essa não passou do papel, e o senhor não pode falar assim do maior arquitecto vivo.
    É um homem do Norte, e um homem do Norte é intocável.

  6. Posted 16 Julho, 2008 at 00:53 | Permalink

    Ir á baixa quase todos os dias…
    Para quem trabalha em Braga, não está mal. Já ganhou o Dom da ubiquidade caro mestre?

  7. Ant O Opinocrata
    Posted 16 Julho, 2008 at 01:17 | Permalink

    não melhorou muito é verdade. mas melhorou alguma coisa. a baixa está razoavelente melhor hoje do que quando Rio chegou à cãmara. só o ‘corajoso’ que escreve no pasquim da cofina é q é capaz de ver o contrário

  8. Anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 01:50 | Permalink

    Deixe lá o Rui Rio…

    Afinal o FêCêPê vai à Liga Milionária e a UEFA provou, sem sombra de dúvida, que os telefonemas da fruta e café com leite que nós ouvimos afinal não ouvimos…

  9. Anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 03:14 | Permalink

    Mas alguém ainda acredita no Mister Rio? Não reabilita a baixa, mas propõe-se fazer oceanário.Alienou o Teatro Municipal, e temos La Féria.Desculpem os que não gostam, mas a Praça está muito bonita. Gosto muito de lá passear.e sente~se uma austeridade mesmo própria desta cidade.Nem mesmo assim me consegue convencer a acreditar nele. Esperemos que vá andando e venha um que tenha coragem de limpar a cidade de prédios em derrocada. Será que o Porto não tem ninguém à sua altura?

  10. anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 03:16 | Permalink

    Mas alguém ainda acredita no Mister Rio? Não reabilita a baixa, mas propõe-se fazer oceanário.Alienou o Teatro Municipal, e temos La Féria.Desculpem os que não gostam, mas a Praça está muito bonita. Gosto muito de lá passear.e sente~se uma austeridade mesmo própria desta cidade.Nem mesmo assim me consegue convencer a acreditar nele. Esperemos que vá andando e venha um que tenha coragem de limpar a cidade de prédios em derrocada. Será que o Porto não tem ninguém à sua altura?

  11. Posted 16 Julho, 2008 at 07:32 | Permalink

    Das obras de RRio, a que mais me divertiu foi a corrida de automóveis, ou a reabilitação do Circuito da Boavista, como lhe chamou. Uma espécie de Grande Prémio do Mónaco a brincar.
    Os carros actuais, já não são as “carroças” do antigamente e exigem condições de pista bastante dispendiosas.
    Assistiu-se a uma espécie de choques em carambola, tipo carros eléctricos de feira, que foi um gozo no Youtube.
    É só cagança.

  12. Posted 16 Julho, 2008 at 08:08 | Permalink

    Afinal o FêCêPê vai à Liga Milionária e a UEFA provou, sem sombra de dúvida, que os telefonemas da fruta e café com leite que nós ouvimos afinal não ouvimos…

    Não, nós e toda a gente ouvimos.
    Agora o que aconteceu é que ilustres juristas, como o CAA, conseguiram interpor entre as conversas e as orelhas de outros ilustres juristas lindos calhamaços de direito e assim só se ouvia um fiozinho de voz e já não dava para entender nada.
    E, portanto, no fim tem razão o que se ouve mal não se ouve.

    È como aquele caso em Loures.
    Se não tivesse havido filmagem não tinha existido.

  13. Anónimo
    Posted 16 Julho, 2008 at 08:11 | Permalink

    Há pessoas que vao à baixa todos os dias. Se fosse mais espaçado notavam melhor as diferenças.

  14. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 09:32 | Permalink

    CAA: até pela formação que tens, tinhas obrigação de saber que não há nenhuma forma *legítima* (ie, respeitando os direitos dos proprietários dos imóveis) de fazer qualquer reabilitação da Baixa em 5 ou até 10 anos.

    Atacar o Rio porque as casas continuam vazias e abandonadas é demagogia do mais baixo nível.

    Mas enfim…

  15. F. Teixeira
    Posted 16 Julho, 2008 at 11:20 | Permalink

    O Dr. Rio e a Dra. Ferreira Leite são óptimos contabilistas e, mais do que isso, contabilistas sérios. Para mal nosso, dedicaram-se à política.

  16. nuno granja
    Posted 16 Julho, 2008 at 11:44 | Permalink

    como disse um dos comentadores acima…

    estavam à espera que um problema de várias decadas fosse resolvido em 4 anos?

    para quem anda todos os dias na baixa com os olhos abertos é obvio que a reabilitação está a acontecer e as coisas estão a melhorar, mas talvez seja o meu caso pois por andar de bicicleta não só circulo fora das principais vias como vejo tudo com mais tempo

    outro aspecto positivo mas nunca referido do mandato de Rui Rio, e mais uma vez o facto de circular de bicicleta na baixa ajuda à percepção, é a aplicação metódica de rampas para que os cidadãos de mobilidade reduzida possam mudar de passeio, cada semana aparecem mais passeios com as extremidades rebaixadas, ainda não são todos mas paulatinamente para lá se caminha

    haveria muito mais exemplos a começar pela decisão, logo nos primeiros dias do mandato, de pagar as indeminizações devidas às vitima do desabamento na rua Alferes Malheiro, em vez de andar a recorrer de instância em instância como Nunco Cardoso fez

    pela primeira vez tambám se levam a cabo intervenções de raiz nos bairros sociais, tanto a nivel fisico com obras de requalificação que vão muito alám da pintura nova, como a nivel do controlo sobre quem efectivamente tem direito a ter casa paga por todos nós

    como é obvio Rui Rio tem defeitos, mas entre a sua forma de actuar e ver o FCP a celebrar victórias na varanda da camara, ou assitir ao compadrio com sectores artisticos subsidiodependentes a minha escolha é obvia

    sobre o fcp convém frisar que rigorosamente não tenho clube nem nunca vi um jogo de futebol

    apesar de me deslocar em grande parte de biclicleta/metro sou adepto de carros antigos e como tal a minha opinião sobre o circuito da boavista não seria isenta, embora sublinhe que este tipo de circuito se realiza em diversas cidades da europa, tanto do sul como na escandinavia onde este tipo de eventos para serem autorizados tem de ser muito bem justificados sobre todos os parametros

  17. Posted 16 Julho, 2008 at 12:05 | Permalink

    «portela menos um Diz:
    16 Julho, 2008 às 12:21 am e

    CAA é mais tipo “sócio do FCP não apoia RRio”…
    Fosse Fernando Gomes presidente e continuando a promiscuidade entre CMP e FCP e estariamos no melhor dos mundos…»

    Estive na comissão de candidatura da primeira eleição de Rui Rio contra Fernando Gomes.
    Quando refiro as promessas eleitorais de Rui Rio sei do que falo.

  18. Posted 16 Julho, 2008 at 12:07 | Permalink

    «O homem é presidente da câmara, não é o Tio Patinhas nem a Nossa Senhora de Fátima.»

    Pois não.
    Então o melhor seria NÃO TER FEITO PROMESSAS DE REABILITAR A BAIXA. Que fora reiteradas após a formação da SRU.

  19. Posted 16 Julho, 2008 at 12:09 | Permalink

    «# Ant O Opinocrata Diz:
    16 Julho, 2008 às 1:17 am e

    não melhorou muito é verdade. mas melhorou alguma coisa. a baixa está razoavelente melhor hoje do que quando Rio chegou à cãmara.»

    (tentando esquecer os inenarráveis erros gramaticais)
    A Baixa está praticamente igual. Após as intervenções da SRU, depois de mil e uma promessas. Só quem não lá vai é que pode opinar um disparate assim.

  20. Posted 16 Julho, 2008 at 12:13 | Permalink

    «Winston Smith Diz:
    16 Julho, 2008 às 9:32 am e

    CAA: até pela formação que tens, tinhas obrigação de saber que não há nenhuma forma *legítima* (ie, respeitando os direitos dos proprietários dos imóveis) de fazer qualquer reabilitação da Baixa em 5 ou até 10 anos.»

    Caro ‘ignorantão’,

    Depois de Rui Rio ter inspirado a legislação que fez as SRU’s essa força formalmente legítima existe (embora, para mim, marcadamente inconstitucional).

    Será assim tão difícil aos comentadores de serviço (e tantos ‘ao serviço’) perceber que as SRU’s foram criadas para dotar os poderes públicos e os interesses privados de instrumentos capazes de resolver o problemas das Baixas?
    E que se não resultou é porque a dita solução estava equivocada?
    E que essa foi a promessa basilar de RRio?
    QUE NÃO A CUMPRIU?

  21. Posted 16 Julho, 2008 at 12:53 | Permalink

    hehehe, mas alguém esperava mais do “Zé não faz falta” versão porto?

  22. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 14:24 | Permalink

    Deixa os insultos CAA e discute com argumentos.

    Passa pela Baixa e vai lá ver como há coisas (muitas) que estão a mudar. Se o Rio prometeu que o fazia em 4 anos (o que não creio) é evidente que não o devia ter feito. Mas que há reabilitação a ser feita na Baixa (e não são só “algumas obras avulsas”) e uma nova dinâmica, a ganhar ritmo, só não vê quem não quer. Mas se calhar o mérito até é da Ryanair.

    E deixa os double standards: se fosse o Menezes que tivesse prometido o raio que o parta, tu estavas aqui a cobrar as promessas não cumpridas?

    Outro: a força (para ti inconstitucional) existe. Pois, e a massa? Tivesse o Rio começado a expropriar casa e andarias tu aqui (e bem) a gritar pelo direito à propriedade privada e pelo dinheiro dos contribuintes…

    Finalmente não deixa de ser algo irónico que um certo tipo de liberais (e nisso não estás sozinho) no que ao Porto diz respeito, acham e clamam que deve ser a Câmara (olha que também é Estado…) a resolver tudo. E que se algo vai mal (e vai, muito) a culpa é do governo municipal… Pois…

    (olha, escrevi várias linhas e não precisei de te chamar “ignorantão”)

  23. Posted 16 Julho, 2008 at 16:15 | Permalink

    «Passa pela Baixa e vai lá ver como há coisas (muitas) que estão a mudar.»

    Passo por lá todos os dias e as mudanças são raras. e sem relação com os cadernos publicitários da SRU – que até exibia o arranjo de praças que foram obra da Porto 2001…

  24. Posted 16 Julho, 2008 at 16:16 | Permalink

    «Se o Rio prometeu que o fazia em 4 anos (o que não creio) é evidente que não o devia ter feito.»

    Fê-lo duas vezes: em 2001 e em 2005. Deve voltar em 2009 a garantir: “agora é que é…

    E há sempre papalvos que acreditam.

  25. Posted 16 Julho, 2008 at 16:18 | Permalink

    «Outro: a força (para ti inconstitucional) existe. Pois, e a massa? Tivesse o Rio começado a expropriar casa e andarias tu aqui (e bem) a gritar pelo direito à propriedade privada e pelo dinheiro dos contribuintes…»

    De acordo com o ‘projecto’ a massa viria dos investidores privados.
    Aconteceu o esperado: poucos querem investir de acordo com o espartilho que a SRU impõe. Está tudo errado dos pés à cabeça.

    Mas não importa : há sempre papalvos que acreditam.

  26. Posted 16 Julho, 2008 at 16:20 | Permalink

    »Finalmente não deixa de ser algo irónico que um certo tipo de liberais (e nisso não estás sozinho) no que ao Porto diz respeito, acham e clamam que deve ser a Câmara (olha que também é Estado…) a resolver tudo. E que se algo vai mal (e vai, muito) a culpa é do governo municipal… Pois…»

    Uma vez mais,não percebeu nada…

    O que está em causa não é a dicotomia Estado / privados MAS SIM OS POLÍTICOS QUE FAZEM PROMESSAS E NÃO AS CUMPREM COM O MAIOR DOS DESPLANTES.

    Mas não importa : há sempre papalvos que acreditam.

  27. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 16:45 | Permalink

    CAA Diz:
    16 Julho, 2008 às 4:15 pm

    ” Passo por lá todos os dias e as mudanças são raras. ”

    Não acredito que passes todos os dias (o que até me parece irrelevante mas deves achar que te dá algum tipo de superioridade moral para falar do assunto) nem acho que as mudanças sejam tão raras como insinuas. Mas como estamos no campo das opiniões…

  28. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 16:46 | Permalink

    CAA Diz:
    16 Julho, 2008 às 4:16 pm

    ” Fê-lo duas vezes: em 2001 e em 2005. Deve voltar em 2009 a garantir: “agora é que é…

    E há sempre papalvos que acreditam. ”

    Pois há. E alguns até fazem parte da comissão de candidatura (para aparecer na foto…).

  29. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 16:46 | Permalink

    CAA Diz:
    16 Julho, 2008 às 4:20 pm

    ” O que está em causa não é a dicotomia Estado / privados MAS SIM OS POLÍTICOS QUE FAZEM PROMESSAS E NÃO AS CUMPREM COM O MAIOR DOS DESPLANTES. ”

    Ahh, temos então aqui um paladino da verdade nas campanhas eleitorais. Acho muito bem! Aguardo com expectativa o rol de promessas não cumpridas de outros políticos da praça… (ou até fica a ideia de que há aqui qualquer coisa de pessoal…)

    ” Mas não importa : há sempre papalvos que acreditam. ”

    Repete mil vezes e até tu acabas por acreditar.

  30. Ze Nabo
    Posted 16 Julho, 2008 at 17:24 | Permalink

    A Baixa está praticamente igual. Após as intervenções da SRU, depois de mil e uma promessas. Só quem não lá vai é que pode opinar um disparate assim.

    Que Baixa? Vá de Sao Bento até à Ribeira, ou mesmo da Trindade e observe.

    Mas se tiver a referir qualquer outra Biaxa na Foz, tbm nessa há diferenças, enormes, não só no trabalho que agora se inicia, como civismo, na regra, na conduta no uso.

    Depois de RR Fernando Gomes nunca mais!

  31. Posted 16 Julho, 2008 at 17:28 | Permalink

    «Mas se tiver a referir qualquer outra Biaxa na Foz, tbm nessa há diferenças, enormes, não só no trabalho que agora se inicia, como civismo, na regra, na conduta no uso.»

    é mais fácil apanhar um assessor…

  32. Ze Nabo
    Posted 16 Julho, 2008 at 17:47 | Permalink

    Não é o caso, discordo da sua visão, pelas seguintes razões:

    - ainda que se estejamos aquem das necessidades e que algumas obras sejam de menor qualidade pela urgencia, a cidade apresenta melhorias consideraveis, hoje é possivel fazer ferias cá, com inumeras actividades que não serão só La Feria, mas muitas outras com qualidade e excelente movimento urbano.

    Relativamente a obras, só de memoria conto em Mouzinho 3 das grandes , dirá o CAA que é pouco para as necessidades, mas os predios a que me refiro, estão há mais de 20 anos ao abandono, numa via estruturante com 19 mts de largura, intervir no local é fundamental para o arranque;

    em Carlos Alberto 7 no minimo, continuam a ser poucas, mas é um inicio.

    claro que na Avenida ou em Sta Catarina não há obras, mas tbm é um dos pontos menos prioritários (a meu ver)

    Praias verifique o andamento do Castelo do Queijo : praia, surf, bicicletas, patins, exposições, o transparente ocupado com comercio, carros de rolamentos … bem sugiro que se por lá passar o faça a pé para carro não há lugar;

    Metro não sendo um projecto RR nunca teria este andamento se não fosse a sua pressão e conduta;

    Bairros sociais já aqui foi referido.

    responsabilidade e respeito civico, melhoraram bastante.

    RR é a prova de que politicos não nos interessam, interessam-nos bons economistas.

    Por ultimo atrevo-me a dizer, e isto é pura especulação, que o CAA vai à Baixa mas é de carro e por isso não vê, não vive não sente, mas basta comparar com Braga para poder aferir.

    Repito depois de RR Fernando Gomes nunca mais! isso seria um regresso à burla, milhares de projectos e o Porto saqueado.

  33. Posted 16 Julho, 2008 at 20:04 | Permalink

    «RR é a prova de que politicos não nos interessam, interessam-nos bons economistas.»

    RRio talvez seja a prova do contrário. Mas, sem conceder, há muito quem diga que Elisa Ferreira é muito melhor economista do que RRio…

  34. Posted 16 Julho, 2008 at 20:06 | Permalink

    E, Caro Zé Nabo, o seu comentário nº 32 revela que se V. não é um assessor pelo menos merece-o!!!

    A sua visão é tão irreal quanto parcial – e isso são características sine qua non para um assessor que se preze.

    Felicidades para a sua vocação.

  35. Winston Smith
    Posted 16 Julho, 2008 at 23:07 | Permalink

    CAA Diz:
    16 Julho, 2008 às 8:06 pm

    ” A sua visão é tão irreal quanto parcial ”

    Ah ah ah ah ah

  36. Ze Nabo
    Posted 17 Julho, 2008 at 12:18 | Permalink

    Desconheço as propostas de Elisa Ferreira, se tiver melhor programa com certeza terá o meu voto.

    Quanto à visão parcial de assessor, não tenho resposta, porque não me apresenta argumentos.


Afixar um Comentário

Os campos necessários estão marcados com *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 22.203 other followers