Saltar para o conteúdo

O compilador

18 Agosto, 2012

A propósito da má fé de Loff em relação a Rui Ramos e da sua fúria por a História coordenada por Rui Ramos estar a ser distribuída com o EXPRESSO creio que melhor explicação para este tipo de fenómenos  é a que foi dada por Eça na resposta a Pinheiro Chagas. Chagas  indignara-se com o facto de  Eça  usar a História de Portugal, de Oliveira Martins, e não a dele Pinheiro Chagas. Ao que Eça concluiu fazendo um retrato de Chagas que cabe que nem uma luva em Loff: «Eu compreendo o furor dum historiador que tem História com tabuleta e porta para a rua, ao ver o freguês ir alegremente fornecer-se de ciência à História do vizinho e do rival: são momentos esses que bastam para depor numa alma de compilador ou de lojista insondáveis camadas de fel.» Como as ideias de Loff não triunfaram neste país a edição é livre. Logo Loff tem bom remédio: pode comçar a fazer um outra História de Portugal.

35 comentários leave one →
  1. 18 Agosto, 2012 21:00

    Faço votos para que a Dona Helena, que tem opinião sobre tudo e mais um par de botas, siga o conselho que dá aqui a Loff. Ou pelo menos se lomote a criticar aquilo de que percebe, que é precisamente o que Loff faz.

    Gostar

  2. Fincapé permalink
    18 Agosto, 2012 21:49

    É tão feio haver opiniões divergentes!
    Logo agora que eu estava a aderir ao lobby Ramos, aparecem-me estes a complicar!
    http://arrastao.org/2601478.html

    Gostar

  3. Portela Menos 1 permalink
    18 Agosto, 2012 21:59

    a direita a fazer luto de Hermano Saraiva já conseguiu um substituto; inclusive para – no semanário de referência (!) – nos vender que não estamos em crise…porque, diz ele, as praias estão cheias!

    Gostar

  4. Fincapé permalink
    18 Agosto, 2012 22:19

    O quê? Ele disse que não estamos em crise por as praias estarem cheias?
    Mas na entrevista do link abaixo, de 1 de Maio de 2010, diz isto:
    “Esta é uma das mais graves crises dos últimos 100 anos.”!
    http://www1.ionline.pt/conteudo/57896-rui-ramos-se-socrates-ficar-na-historia-tera-ser-pelas-mas-razoes

    Gostar

  5. Sousa Pinto permalink
    18 Agosto, 2012 22:24

    Que História é essa?
    A crise existe e está para durar.
    Mas o Passos tem uma coisa a fazer:
    – Acaba com os subsídios de Férias e de Natal para todos.
    O Estado e as empresas fazem aumentos compensatórios dos vencimentos a partir de Janeiro de 2013 à medida das possibilidades de cada um.

    Gostar

  6. Portela Menos 1 permalink
    18 Agosto, 2012 22:25

    o artigo começa assim:
    A “maior crise de todos de tempos” tem dececionado alguma gente este verão. A praia, que esperavam vazia, afinal está cheia.

    Gostar

  7. zazie permalink
    18 Agosto, 2012 23:06

    Por favor… o tipo é mongo, nem a jornaleiro chega. Compará-lo é menorizar o Rui Ramos.

    Gostar

  8. zazie permalink
    18 Agosto, 2012 23:08

    E, por acaso, as ideias dele até mandam demasiado por cá, como não mandam em mais parte alguma da Europa.

    Gostar

  9. J.J.Pereira permalink
    18 Agosto, 2012 23:56

    Quando um loff é considerado “historiador” , percebe-se o abismo em que se despenhou a (alegada) universidade portuguesa…
    Mas , vendo bem a coisa, e impossibilitado de utilizar a elegância corrosiva do ” ilustre Zé Maria”, concluo que loff é , em português corrente, sinónimo de dor-de-corno.

    Gostar

  10. trill permalink
    19 Agosto, 2012 08:34

    Equador versus Assange versus “suecas” (*)
    http://psicanalises.blogspot.pt/

    Gostar

  11. Tiro ao Alvo permalink
    19 Agosto, 2012 10:24

    O loff não tem culpa, ele só vê para um lado. Ele vêm bem, às vezes até vê demais, mas é só para um lado. E, ao que dizem, não tem cura. É pena, eu gostava de o ver a escrever sobre a Coreia do norte ou sobre Cuba, ou até sobre Angola, para não falar da URSS.

    Gostar

  12. Portela Menos 1 permalink
    19 Agosto, 2012 10:30

    “BPI e BCP já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente”
    .
    Francisco Louçã defendeu a nacionalização dos bancos BPI e BCP, porque foram financiados pelo Estado e, portanto, “já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente”.
    Louçã observou que o Governo pagou 6000 milhões de euros a esses bancos, o que perfaz várias vezes o seu valor.
    “Se o Estado português, com o dinheiro dos portugueses, pagou quatro vezes o valor do BPI e três vezes o valor do BCP, esses bancos devem ser postos ao serviço do crédito público, devem ser nacionalizados porque já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente”, disse, sublinhando que devem ser usados “para dar crédito e ajudar a economia”.
    A política de alguns bancos foi um dos alvos do dirigente bloquista, que criticou a possibilidade de as instituições de crédito aumentarem os juros do crédito bancário em caso de divórcio de um casal e defendeu um período de carência de juros para esses casos.
    .
    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/eu-nao-vou-para-um-conselho-de-administracao-diz-louca=f747642#ixzz23zEiiYSY

    Gostar

  13. JDGF permalink
    19 Agosto, 2012 11:22

    Independentemente das visões dos factos históricas (que tem múltiplas leituras historiográficas) desenha-se aqui um processo de inculcação que só deforma e realidade e nos empobrece.
    Existirão sempre diversas interpretações históricas, sempre carregadas de subjectividade, o que é consequência de opções ideológicas do ‘historiador’. Não existem ‘historiadores’ imparciais. Aliás, jmf57, sabe disso e nessa conformidade – em 2003, escreveu o livro: ‘Ninguém é Neutro’
    Espantoso é os ditos jornalistas tentarem avaliar o processo histórico por critérios (jornalísticos). O problema é que – muitos de nós – lemos a história pelos compêndios de António Matoso…
    Portanto, o mais acertado será deixar ‘contar’ a(s) História(s) e abster-se de ‘autos de fé’

    Gostar

  14. tric permalink
    19 Agosto, 2012 11:51

    uma pessoa que se diz historiador e que branqueia o genocidio cristão de Portugal, não é um historiador é um intruja…ainda para mais esse loff só sabe propagandear a “historia” da judearia em portugal !!
    .

    Gostar

  15. tric permalink
    19 Agosto, 2012 14:17

    Gostar

  16. Tiro ao Alvo permalink
    19 Agosto, 2012 15:00

    JDGF,
    Não entendo o que quer dizer “o problema é que – muitos de nós – lemos a história pelos compêndios de António Matoso…”
    Ele não é um “historiador neutro”? As apreciações positivas que ele fez, à “História” contada e/ou coordenada pelo Ri Ramos, não são válidas e não devem ser levadas em consideração?

    Gostar

  17. tric permalink
    19 Agosto, 2012 15:18

    as tropas do King Assad à caça da escumalha apoiada pela irmandade semita-sunita-jacobina…
    .

    Gostar

  18. tric permalink
    19 Agosto, 2012 15:52

    “Terrorism strikes in Damascus for the second time, with support from the United States, Qatar and some European countries
    On Friday, 06/01/2012, and before the prayer near the back of the light signal in the neighborhood of the field a terrorist blows himself up The primary outcome of 25 dead and more than 60 wounded, mostly civilians”
    .

    Gostar

  19. tric permalink
    19 Agosto, 2012 16:40

    Comunicados do Governo Judaico de portugal
    .

    “O Governo Português condena firmemente o atentado terrorista que teve lugar na Bulgária e que vitimou um grupo de turistas israelitas, expressando a sua solidariedade às famílias das vítimas e aos governos da Bulgária e de Israel.”
    .
    .
    “A recente deserção do Primeiro Ministro da Síria, na sequência do anterior abandono de responsáveis políticos e militares sírios, vem demonstrar, inequivocamente, que o futuro político do regime sírio está traçado.

    Assad, ao perseverar na violação grave dos mais elementares deveres de um Estado, ao recorrer ao uso massivo de força militar contra o seu próprio povo e ao conduzir o seu país a uma guerra civil, está cada vez mais isolado internacional e internamente.

    A comunidade internacional, designadamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, não pode continuar a assistir passivamente ao sacrifício diário de centenas de vidas inocentes. Deve agir unida e a uma só voz, respondendo ao apelo da recente resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, aprovada por esmagadora maioria, de modo a que a liderança síria entenda que só tem uma saída: a cessação das hostilidades, a saída do Presidente Assad e o início de uma transição política.(…)”
    .

    Gostar

  20. simil permalink
    19 Agosto, 2012 22:42

    E o Luisão?, ainda se alembram?
    Que, realmente, isso nem precisa de recurso à história, Luisão é aquele bruto, autêntica besta, para mais trafulha, como o mister dele e além de tosco, malfeitoso, estúpido, maior parvalhão.
    E parece um político, o Luisão .

    Gostar

  21. tric permalink
    19 Agosto, 2012 22:57

    Gostar

  22. JDGF permalink
    19 Agosto, 2012 23:07

    Tiro ao alvo,
    O que se afirma – e reafirma – é que existem ‘historiadores neutros’.
    Apesar disso – ou por causa disso – António Matoso não deve ser confundido com José Mattoso…

    Gostar

  23. JDGF permalink
    19 Agosto, 2012 23:08

    Errata:
    O que se afirma – e reafirma – é que não existem ‘historiadores neutros’.

    Gostar

  24. licas permalink
    19 Agosto, 2012 23:10

    A comunidade internacional, designadamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, não pode continuar a assistir passivamente ao sacrifício diário de centenas de vidas inocentes. Deve agir unida e a uma só voz, respondendo ao apelo da recente resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, aprovada por esmagadora maioria, de modo a que a liderança síria entenda que só tem uma saída: a cessação das hostilidades, a saída do Presidente Assad e o início de uma transição política.(…)”
    __________________
    E QUANTO ANTES, que as mortes já rondam os 20 000 . . .

    Gostar

  25. licas permalink
    19 Agosto, 2012 23:19

    Segundo as notícias o Vice-Presidente da Síria já se passou
    para o estrangeiro tendo o Bashar al-Assad nomeado um outro para o cargo.
    NÃO FEZ BEM : deveria ter nomeado também um Pró Vice Presidente para o caso de . . .

    Gostar

  26. licas permalink
    19 Agosto, 2012 23:25

    tric
    Posted 19 Agosto, 2012 at 16:40 | Permalink
    ___________________
    Insiste tric em mostrar as suas qualificações
    para guarda prisional de Campos de Concentração . . .
    Lá, teria, suficiente *material* com que trabalhar . .

    Gostar

  27. tric permalink
    19 Agosto, 2012 23:53

    “Insiste tric em mostrar as suas qualificações
    para guarda prisional de Campos de Concentração . . .
    Lá, teria, suficiente *material* com que trabalhar . .”
    .
    O Embaixador de Israel ainda não foi expulso de Portugal !!??
    .

    Gostar

  28. tric permalink
    20 Agosto, 2012 00:07

    Portugal a apoiar a destruição da Cristandade na Siria!!!?? Inacreditável….portugal é mesmo uma judearia!! depois do que aconteceu à Cristandade em Israel, no Iraque e o que está a acontecer no Egipto…apoiar o colapso do regime Cristão-Alaoita , portugal só pode mesmo ser uma JUDEARIA!!!!
    .

    Gostar

  29. Tiro ao Alvo permalink
    20 Agosto, 2012 07:14

    JDGF,
    Obrigado pela explicação-

    Gostar

  30. 20 Agosto, 2012 08:59

    As várias estórias da História dão a história final.

    Gostar

  31. licas permalink
    20 Agosto, 2012 16:17

    tric
    Posted 19 Agosto, 2012 at 11:51 | Permalink
    uma pessoa que se diz historiador e que branqueia o genocidio cristão de Portugal, não é um historiador é um intruja…ainda para mais esse loff só sabe propagandear a “historia” da judearia em portugal !!
    _____________________

    Além de Guatda Prisional de Campo de Concentração NAZI, tric, dá provas
    concludentes de SS convicto . . . ( Estará ainda em funções o TRIBUNAL
    PENAL INTERNACIONAL para crimes Nazis?) .

    Gostar

  32. licas permalink
    20 Agosto, 2012 16:23

    _____Guarda (of course . . .)

    Gostar

  33. tric permalink
    21 Agosto, 2012 01:28

    “Além de Guatda Prisional de Campo de Concentração NAZI, tric, dá provas
    concludentes de SS convicto . . . ( Estará ainda em funções o TRIBUNAL
    PENAL INTERNACIONAL para crimes Nazis?) .”
    .
    sim…

    Gostar

  34. Fincapé permalink
    22 Agosto, 2012 01:05

    Se a resposta de Rui Ramos apresentada acima não merecer do seu antagonista nenhuma resposta esclarecedora, isso significa que o seu artigo foi bastante incorreto. Não supus que o artigo de Loff pudesse não corresponder ao que consta nos livros de história de RR, tomando como correto o seu conteúdo. Se assim for, não é nada bonito, e é coisa que não aprecio mesmo nada. Isto, independente da apreciação que cada um faz do comentador e articulista Rui Ramos. Uns gostarão outros não. Eu não sou apreciador.
    Também me parece que nestas questões, cada “cavaleiro” defende a “dama” que lhe está ideologicamente mais próxima. Coisa que também aprecio pouco. Gosto mais que seja usada a razão possível.
    (Este comentário não entrou nos posts mais adequados, pelo que fica mesmo aqui – se me for permitido. Se não for, paciência. Significa que, pela primeira vez, fiquei bloqueado, aparentemente com pouca razão para isso).

    Gostar

Trackbacks

  1. Histórias de Faca e Alguidar « The Ressabiator

Indigne-se aqui.