Saltar para o conteúdo

Sair da crise com o Estado ou apesar do Estado?

17 Maio, 2020

Mais Estado ou menos Estado para ultrapassar a crise? Qual a posição dos empresários? O que é mais benéfico para os Portugueses? O Estado deve ser amigo das empresas ou dos consumidores? O fomento da economia deve ser promovido centralmente ou a concorrência e o mercado trarão melhores resultados?
Estas e outras questões em debate, hoje às 21h00 aqui.

LiveSairDaCrise

20 comentários leave one →
  1. 17 Maio, 2020 12:33

    … e se for com uma Revolução?

    Gostar

    • Jornaleca permalink
      17 Maio, 2020 13:25

      Imagine o seguinte e aceite por um momento as seguintes premissas.

      a. Uma central nuclear, das mais seguras do mundo, e das mais rentáveis. MELHOR NÃO há no mundo. Impossível.

      b. O valor actual era ainda de três (3) mil milhões de EUR.

      c. Até 31 de Dezembro de 2019, o ano passado, ainda estava a funcionar da melhor maneira. Dava energia da mais barata que se pode imaginar, da mais limpa para o ambiente e da mais segura, de dia e de noite.

      d. A esquerda obrigou a parar a central. Desde o dia 1 de Janeiro de 2020, já não a deixam trabalhar. Falo claro?

      e. Uns dias atrás, salvo erro, na sexta-feira, dia 15 de Maio de 2010, arrebentaram com as duas torres da central nuclear. Cada uma com 150 metros de altura e de uma beleza extraordinária. Com uma pressa do carago. Muitos ficaram surpreendidos. Eu falo especialmente dos peritos, desses que compreendem tudo sobre a matéria.

      Os factos aqui mencionadas resistem a qualquer investigação, no caso que não acreditar, o que é o seu direito. Os jornais portugueses da esquerda totalitária falaram sobre isto?

      Que pensa você desta esquerda? Apesar de tudo do que já sabe?

      f. Ainda é pior. Agora, a região que mandou parar a central nuclear segura e rentável, anda a importar a mesma quantia de energia, da França. Desde o 1 de Janeiro de 2020!! Mais caro e mais inseguro. Porque as centrais francesas não conseguiam competir com as boas alemãs, do passado.

      g. Isto passou-se no sul da Alemanha, perto de Estugarda. Mas no norte da mesma Alemanha há eólicas como palha. Elas produzem irregularmente e nunca como o mercado precisa. E quando produzem demais energia, os alemães são obrigados a oferecer a energia a mais ao estrangeiro, aos países vizinhos e não só. Para os vizinhos aceitarem tal quantidade, os alemães têm que pagar a eles dinheiro. Que acha disto? Dar energia de borla ao vizinho e pagar-lhe para ele aceitar a energia.

      Acha que um país consegue sobreviver assim, muito tempo?

      h. Os guerreiros do ambiente, a esquerda putana, criminosa e burra, vai agora, dia 1 de Julho de 2010 ocupar a presidência na UE, em conjunto com a bruxa von der Leyen, que quer aplicar este modelo de estado em toda a Europa.

      Uns dias atrás, os guerreiros comunistas do ambiente.

      Que pensa você do nosso futuro, caro @jorgercramos?

      A nossa canalha da esquerda fascista copia o modelo alemão desastroso para Portugal, sem consultar o povo, que dizem que manda, e estoiram o nosso dinheiro em coisas parvas e inúteis.

      Tudo para a puta do ambiente. O Porto, li uns dias atrás, quer introduzir a política das “zero emissions”, o mais rápido possível.

      Será que há ninguém inteligente no Porto? Para os avisar, que isso é o caminho da morte, da ruína total para o país?

      Gostar

      • Duarte de Aviz permalink
        17 Maio, 2020 21:04

        Mas não é esta imbecilidade que tem feito crescer a AFD?

        Gostar

      • Jornaleca permalink
        17 Maio, 2020 23:42

        Exacto, caro @Duarte de Aviz.

        A dita AFD é o único partido verdadeiramente inteligente, que defende o programa antigo, de há 20 anos mais ou menos atrás, da antiga CDU (corresponderia aqui ao PSD forte e capaz).

        A Merkel, que toma o poder sobre a UE no dia 1 de Julho de 2020, destruiu a CDU por completo, como um vira-casacas, e virou-a para a esquerda totalitária.

        Hoje, a Alemanha tem a electricidade mais cara do mundo e está a destruir postos de trabalho a um ritmo muito preocupante.

        A tal AFD é praticamente ignorada nas televisões. E se mencionada, apesar de ser o maior grupo da oposição, é tratada pior que o André Ventura, aqui, em Portugal.

        É que a Alemanha anda em guerra, contra si própria. A energia a mais no norte, não chega ao sul, por não haver ainda cabos para a levar até lá, onde ela vai ser precisa.

        A esquerda na Alemanha anda a destruir tudo o que cria riqueza. Tudo, se ninguém a parar.

        Gostar

  2. 17 Maio, 2020 14:00

    Aposto que só se sai da crise COM O ESTADO. Isto o pessoal é liberal kumó Katanu, mas não é tonto…

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      17 Maio, 2020 15:04

      O Estado criou a crise, com a sua reacção disparatada e ditatorial a uma doença sem gravidade.

      E antes de começar a choradeira, o aldrabão do Imperial college publicou o tal estudo que falava de milhões de mortos, mas feitas a scontas resumia-se a 0,38% da população no UK e 0,63% nos USA. Admitindo que os outros países teraim mortalidade semelhante, sim, a doença não tem gravidade nenhuma.

      O Estado mandou milhares de empresas para a beira da falência, não tem nada que ajudar, tem que indeminizar dos prejuízos que causou, e continuou a causar quando já se sabia que isto era uma mão cheia de nada.

      Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      17 Maio, 2020 16:15

      Também estou no campo do “isto foi tudo muito exagerado”, mas a sua posição é absurda, Zé: o Estado indemnizar todos os privados? Com que dinheiro, se, dizem pessoas como o Zé, o dinheiro do Estado vem dos privados?

      E para si quem é “o Estado”? É só o Bosta e o Centeno? Não é o Hospital de Santa Maria, a rede de esgotos, ou as pensões de milhões de reformados?

      Se até países como Singapura e os EUA tiveram lockdown, achará que todos são doidos comunas ansiosos por espatifar a economia, e que todos devem indemnizar os privados? Como diria o Trampa, good luck with that.

      Liked by 2 people

      • 17 Maio, 2020 16:25

        Em Portugal até o liberalismo é funcionário do estado. Isto é que é cá um país!…

        Liked by 1 person

      • Jornaleca permalink
        17 Maio, 2020 18:05

        @Filipe Bastos, mais uma prova da sua completa ignorância.

        Os EUA não se governam como o seu Portugal das bananas ou como Bruxelas pretende governar a sua UE. Hahahahahhahahaahah.

        Se fosse só da decisão do excelente Trump, não havia “lockdown” nenhum, seu fascista da esquerda. São os seus amigos corruptos lá, que querem prolongar o lockdown, a pensar, que assim vão ter melhores possibilidades de ganhar as eleições no fim do ano.

        Isto é perverso. Fazendo mal ao cidadão, destruir a vida dele, sem necessidade, para depois inculpar o outro partido, o do Trump. A esquerda falsa trabalha assim.

        O melhor aluno nesta matéria são a Ilha Formosa a nível mundial. E a Suécia, em relação a Europa. Ambos sem lockdown.

        Por isso, vá passear.

        Você é o exemplo porque é que Portugal nunca na vida vai sair do sítio.

        Liked by 1 person

      • Filipe Bastos permalink
        17 Maio, 2020 18:45

        Jornaleca, o seu “excelente Trump” fez marcha-atrás e meteu a viola no saco, como imbecil fala-barato que é, a exemplo dos discípulos Boris e Bozonaro.

        Uma coisa é armar-se em forte em Fevereiro com meia dúzia de ‘engripados’, outra são 15.000 a 30.000 novos infectados por dia, isto só nos nºs oficiais, e o perigo muito real de sobrecarregar as UCIs.

        Passado o perigo, chegado o Verão, todos voltam a ser muito fortes, claro, e “sempre souberam” que isto era tudo uma conspiração esquerdista.

        Então e já voltou a tomar a Clozapina? O seu médico sabe que anda aqui?

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        18 Maio, 2020 12:08

        “o Estado indemnizar todos os privados? Com que dinheiro, se, dizem pessoas como o Zé, o dinheiro do Estado vem dos privados?”

        0% de IRC e de TSU até o dinheiro poupado equivaler aos lucros perdidos neste período, e nos próximos dois anos, três anos, o que demorar até a economia recuperar, e mais algum em cima disso.
        Aí está uma maneira de indeminizar.

        O estado não pode mandar a economia ao charco, sem qualquer base para isso, e depois dizer “faliste, azar”.

        O lockdown nos Estados Unidos só continua nos estados governados por democratas, apostados em criar uma crise económica que os ajude a derrotar Trump em Novembro.
        No Michigan, a governadora, a meter-se a jeito para candidata a vice presidente, mantém o Estado fechado contra a votação das duas câmaras legislativas do Estado.
        O governador de Nova York berrava que não tinha ventiladores que chegue, e a culpa era do Trump, mas tinha dez mil guardados num armazém que nunca saíram de lá.
        E depois temos a rábula das autoridades de um condado da Califórnia quererem impedir a fábrica da Tesla de reabrir.

        Liked by 1 person

      • 18 Maio, 2020 15:45

        Antes de mais Viva Trump! Só para chatear o Filipe Bastos!
        Zé Manel Tonto, que de tonto não tem nada, Concordo formalmente consigo, mas não cobrar impostos ou adiantar o dinheiro e depois cobrá-lo nos impostos é a mesma coisa. Só que, na sua forma, não cobrar, é falível, daqui a uns meses justificavam uma merda qualquer e voltavam a cobrar, se indemnizarem as empresas e continuarem a cobrar o dinheiro está do lado de cá … muito mais seguro com estadecos marxistas.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        18 Maio, 2020 21:02

        jorgercramos,

        A melhor solução não sei qual será.

        Sei que o Estado não pode sair disto a rir-se.

        Não pode mandar negócios para a falência por causa de um pânico ridículo, sem qualquer base para tal, e depois vir dar “ajudas”, que não são mais que empréstimos onde ainda vai sacar um quanto em juros, e aparecer como estando a fazer alguma coisa boa.

        Liked by 1 person

  3. Jornaleca permalink
    17 Maio, 2020 14:32

    O debate só faz sentido com pessoas competentes.

    Porque, todas as perguntas em cima mencionadas, só têm uma resposta certa.

    Nada de novo. Já foram discutidas milhares de vezes.

    Gostar

  4. Weltenbummler permalink
    17 Maio, 2020 14:51

    o det-estado e imp-estado é tudo
    o contribuinte não é nada

    Liked by 1 person

  5. grangeio permalink
    17 Maio, 2020 19:25

    Nunca ninguém viu um país crescer e prosperar quando o socialismo e a intervenção do estado se instala. Ainda querem mais? Se antes da crise não funcionava, será que queremos ainda agravar mais a situação?

    Liked by 1 person

  6. Duarte de Aviz permalink
    17 Maio, 2020 21:32

    Há setores em Pt que nunca deixaram de trabalhar. A EDP nunca falhou a distribuição nunca parou a gasolina nunca faltou o pão nunca deixou de ser fresco o compexo químico de Estarreja nunca parou, os agricultores nunca pararam, Sines nunca parou. Esta palhaçada vai para o capítulo do “Bug do Ano 2000” – uma inventona de governates fracos e medrosos. E sim, num país com um sistema judicial independente, valeria a pena processar o Governo que paralizou a economia e defraudou os trabalhores, retirando-lhes a possibilidade de auferirem o rendimento do seu trabalho. Em Pt, é uma perda de tempo.

    Liked by 3 people

    • Andre Miguel permalink
      18 Maio, 2020 08:27

      Em Espanha já se preparam os processos contra do Estado.

      https://www.libertaddigital.com/espana/2020-04-25/gobierno-pedro-sanchez-querellas-coronavirus-fernando-simon-salvador-illa-sanidad-1276656502/

      Isto devia acontecer em TODOS os países em que foi imposta uma quarentena à bruta sem medir consequências.

      Liked by 1 person

      • 18 Maio, 2020 10:45

        E a China devia ser levada ao Tribunal Internacional de Haia na pessoa de Xixi Ji Pingas por Crime Contra a Humanidade!!!

        Liked by 1 person

      • Jornaleca permalink
        18 Maio, 2020 14:50

        @André Miguel, fica para demonstrar, se eles vão ter sucesso ou o sucesso que eles esperam.

        Eu duvido muito, não em Europa.

        E para já, o estado somos nós todos. Eu não tenho culpa nenhuma. Você também não. Processar a nós?

        Quem devia ser processado, e só esses, eram os partidos actuais no poder. Mas os espertalhões não o permitem. Eles nem sequer pagam IMI, como os outros mortais.

        Repare, a UE não respeita as próprias leis, que eles produzem. Actualmente regula a arbitrariedade total.

        Eu não sei se você reparou. O tribunal constitucional alemão, o mais alto possível, proibiu o BCE de fazer o que gosta de fazer: gastar o dinheiro dos outros, sem perguntar ao dono. Isto sucedeu uns dias atrás.

        E qual é a reacção das putas da esquerda, que causaram isto tudo? Desrespeito total sobre esta decisão!!

        O tribunal europeu em Luxemburgo não tem competência nenhuma. Não segundo os contratos. Mas os gatunos não o respeitam e iludem.

        Isto tudo vai terminar muito mal. Claro.

        Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: