Os amanhãs cantantes e descarbonizados da Lusa
21 Novembro, 2021
LUSA: «Portugal deixou definitivamente de usar carvão para produzir eletricidade. Sábado foi o primeiro dia de produção de eletricidade sem recurso de carvão, depois de a Central do Pego ter esgotado o stock que tinha, apesar de estar licenciada para funcionar até ao final do mês.»
Querida Lusa, seria bom acrescentar “Portugal passa agora a comprar energia mais cara proveniente das centrais a carvão de Marrocos”
12 comentários
leave one →
« Tu não vais mais trabalhar. Sonha, Olhos abertos, mãos abertas No deserto, No deserto a brincar Com os animais – os inúteis. Depois da ordem, depois da desordem, Nos campos planos, nas florestas vazias, No mar grande e claro, Um animal passa – e seu sonho É o sonho do repouso.
Paul Éluard (Les Animaux et leurs hommes)
GostarGostar
Com a maquinaria instalada nesta Central e tudo o mais, não teria sido melhor fazê-la funcionar alimentando-a com gás natural?
Tanto quanto julgo saber a principal vantagem da central do Pego não era fabricar e vender Kilowatts mas sim a sua disponibilidade de, num curto espaço de tempo, poder entrar no sistema de distribuição, fornecendo a energia suplementar necessária para satisfazer as necessidades nos momentos dos picos de consumo.
Assim se deita para o lixo mais um enorme investimento nacional e mais se aumenta a nossa dependência do estrangeiro.
Não admira, quando as decisões são tomadas por internacionalistas (leia-se traidores).
GostarLiked by 3 people
É a segunda central a fechar depois de Sines, ambas poderiam funcionar mais uns anos pois estavam tecnicamente em boas condições . A Alemanha só por volta de 2030 pensa encerrar as suas o que dá a vantagem a Portugal pois poderá fornecer Portugal nos nossos períodos de ponta ou de de variação de carga da nossa rede. Somos uns parvinhos. tontos
GostarLiked by 3 people
Somos não, tratam-nos como isso.
GostarLiked by 2 people
Que eu saiba dificilmente a Alemanha pode fornecer eletricidade a Portugal, porque as ligações elétricas através dos Pirinéus são muito fracas. Há pouca troca de eletricidade entre Espanha e França.
GostarGostar
As medidas irracionais que o nosso governo adota não têm nada a ver com serem dirigentes totós a decidir. As decisões são tomadas na Alemanha, França, Reino Unido (a pesar do Brexit). Os nossos governantes, como capatazes que são, só têm que executar o que lhes mandam.
Os casos Sines e Pego foram antecipados porque a solução a adotar para atingirmos as metas climáticas do acordo de Paris passam por utilizar mini centrais nucleares que já estão à venda no Reino Unido e em França.
Portugal, que já está habituado a ir à frente dos outros países da europa, será desta vez o pioneiro na utilização dessas centrais. Vai comprá-las e vai pagá-las, como sempre… Depois os países africanos de língua portuguesa, vêm cá fazer visitas de estudo, e verificam que as centrais são excelentes. Compram também!
A crise climática, mesmo que não seja provocada pelo homem, é uma grande oportunidade para fazer novos negócios. Como sempre, os bons negócios fazem-nos os países mais avançados tecnologicamente.
GostarLiked by 3 people
É bom que o preço da(s) energias aumente drasticamente. Talvez assim a populaça abra os olhos e se revolte com este estado de coisas.
GostarLiked by 2 people
A destruição de Capital continua neste regime socialista.
Mas note-se como ninguém da “direita” protestou a lógica.
GostarLiked by 1 person
Ainda sobrarão braseiras para por o cu desta gente a arder.
GostarGostar
Portugal passa agora a comprar energia mais cara proveniente das centrais a carvão de Marrocos
De onde é que a Helena retira tal informação?
Que eu saiba, há insuficientes ligações elétricas a Marrocos que permitam a Portugal importar grande quantidade de eletricidade desse país.
Um dos objetivos do governo foi precisamente investir no sentido de melhorar tais ligações, para que Portugal possa intercambiar eletricidade com Marrocos – mas sobretudo no sentido de importar eletricidade solar desse país.
GostarGostar
Eu só gostava de perguntar a alguns iluminados como vão controlar a situação da energia sem terem uma alternativa de reta guarda.
A solar de noite não funciona a eólica em noites de verão e sem vento produz népias.
Agora como somos um País PODRE DE RICO vamos começar a importar energia de centrais a carvão e nucleares de Espanha e França.
Enquanto os outros enriquecem a nossa pala nós somos cada vez mais podres e dependentes de terceiros.
O que esperar com políticos destes.
GostarGostar
Um licenciado em Direito ou Economia olha para um KW como um boi olha para um palácio. Não entende.
GostarGostar